Como um blog ajuda sua estratégia de marketing digital

Como um blog ajuda sua estratégia de marketing digital.

Nesse artigo vamos explicar como um blog ajuda a sua estratégia de marketing digital, confira:

É muito comum que, quando estamos com dúvida a primeira reação que temos é pesquisar no Google, e normalmente entre os resultados da busca sempre encontramos artigos em blogs, com conteúdos informativos sobre o assunto ou tema que estávamos procurando. 

Umas das dúvidas mais comuns que passam aqui no estúdio quando vamos desenvolver um site novo é “para que serve um blog?” ou “porque eu deveria ter um blog?”, pensando nisso escrevemos esse artigo para te explicar o que é, e como um blog ajuda a sua estratégia de marketing digital, confira:

Basicamente o blogs são espaços utilizados para a publicação de artigos. Além de gerar autoridade, quando utilizados de maneira estratégica eles podem ajudar muito na obtenção de resultados.

O que é e para que serve um blog?

O Blog é uma ferramenta utilizada para atrair o seu público ideal através dos resultados de pesquisa nos buscadores e com isso engaja-lo a fim de gerar mais oportunidades de negócios ou seja, vender mais.

Por esse motivo é comum que os grandes players do mercado, utilizem um blog como uma estratégia de marketing de conteúdo, além de ajudar no rankeamento do site, com essa ferramenta é possível mostrar a importância do seu produto ou serviço, e também abordar temas relativos ao sua área, além de explorar as dores que a sua empresa soluciona.

Vou te dar um exemplo: imagine que você tem um evento para sair a noite, e para ir você precisa comprar um perfume novo, mas, não sabe qual o ideal para a situação, e para sanar essa dúvida você provavelmente vai pesquisas no google, “qual perfume utilizar a noite” e, nos resultados da sua pesquisa apareça um artigo com o título “Como escolher a melhor fragrância para a noite”, nesse post além de explicar sobre a escolha ideal, ele também recomenda as melhores fragrâncias para a situação, pronto, esse é o papel do blog. 

Ele atraiu um novo visitante para o site, e, gerou um relacionamento com aquele possível cliente, e o melhor de maneira orgânica.

Qual é a diferença entre um site e um blog?

Em um site é comum encontrar informações sobre o seu negócio como, por exemplo:

  • Sobre;
  • produtos e serviços;
  • contato;
  • Portfólio ou cases
  • entre outros pontos.

Já o blog é voltado para a geração de conteúdos que falem sobre assuntos relacionados ao seu nicho de atuação, por exemplo aqui na Três, em nosso blog você vai encontrar conteúdos sobre marketing, design, branding, etc.

A nossa estratégia não é só vender, mas ranquear nosso site no google através dos artigos que produzimos, e, assim atrair visitantes organicamente.

Como um blog ajuda sua estratégia de Marketing Digital

Como já foi dito, um blog pode ajudar sua marca a aumentar a autoridade e vender seus produtos e serviços, melhorar o posicionamento da sua marca no Google (SEO) e educar seus públicos.

Os artigos de atração correspondem ao topo do funil. Ao falar sobre os problemas que a persona tem, você poderá atrair uma quantidade maior de pessoas. Por isso, escrever esses artigos é fundamental para captar cada vez mais novos visitantes no seu blog. 

Os conteúdos de meio de funil são mais voltados para gerar engajamento e relacionamento. Como o leitor está mais próximo do momento de compra, nesta etapa ele está buscando dicas de como sanar o seu problema, o artigo pode conduzi-lo a tomar o próximo passo. 

Lembra do exemplo do perfume dito mais acima? Então, imagine que após ler as dicas, ele pode ficar interessado em saber quais as melhores marcas de perfumes importados, ou ter se interessado por um perfume indicado.

Por isso, no final do texto pode haver um CTA convidando o leitor a baixar um catálogo com perfumes, com as principais marcas e os melhores perfumes importados. Só que para baixar esse material, ele precisa inserir nome, e-mail e telefone em troca do download do catálogo, nesse caso ele vira um lead.

Que tipo de conteúdo deve ser publicado num blog?

Que tipo de conteúdo deve ser publicado num blog?

Dentro de uma estratégia de conteúdo, os artigos de um blog devem ser, voltados para informar e educar o seu público de acordo com as etapas da jornada de compra traçada pela sua persona.

A persona é o personagem semi-fictício que representa o seu cliente ideal. E para chegar até a sua empresa, ela passa por uma jornada de compra representada pelo funil de vendas que é composto por três estágios:

Topo do funil – Descoberta: momento em que a persona descobre que tem um problema;

Meio do funil – Consideração: Aqui, a persona busca formas de resolver esse problema;

Fundo do funil – Decisão : É o momento em que a persona descobre quem pode resolver o problema dela.

Para esse conceito ficar mais claro, vou te explicar com exemplos correspondentes a cada estágio do funil, vamos voltar à loja de perfumes que está usando o seu blog para atrair mais clientes. Nesse caso a persona está procurando perfumes mais recomendados para serem usados a noite, os conteúdos podem seguir a seguinte linha:

Topo do funil – Descoberta: “Como escolher a melhor fragrância para a noite”

Meio do funil – Consideração: “Sete perfumes importados para usar em situações especiais”;

Fundo do funil – Decisão: “Aproveite o desconto de 10% na sua primeira compra”.

O primeiro assunto é voltado ao problema que a persona tem no topo, o segundo às dicas que ela procura no meio, no caso podem ser conteúdos mais elaborados, e o terceiro podem ser conteúdos mais voltados para decisão de compra, no caso uma promoção, um texto explicando um determinado serviço ou um depoimento.     

Como criar um blog:

Já explicamos como um blog ajuda a sua estratégia de marketing digital, nada mais justo que comentar como você pode, criar um blog para sua empresa.

Por mais que pareça difícil hoje em dia com tanta informação, essa tarefa pode ser mais rápida do que você imagina, dependendo da plataforma que você escolher, nós recomendamos o WordPress, que é um CMS ou content management systems (sistemas de gerenciamento de conteúdo). 

Além de simplificar a gestão de conteúdo, ele é um dos mais populares do mundo, e um dos mais simples também.

Bom o passo a passo para criar o seu blog, se você estivesse começando do zero seria:

  1. Contratar um domínio (caso você não tenha), por exemplo: www.seusite.com.br
  2. Depois você precisaria contratar um serviço de hospedagem de sites;
  3. E por último escolher o tema do seu blog, caso você utilize o wordpress;

Um blog tem alto potencial de gerar resultados para a sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Mas para isso é preciso paciência e consistência, você não vai aparecer no topo de pesquisa do google de um dia para o outro, a melhor maneira de construir uma audiência fiel em seu blog é sendo regular nas postagens.

Sendo consistente e com uma estratégia bem definida, seu negócio vai começar a gerar tráfego, Leads e, consequentemente, vendas, fazendo com que o blog tenha também papel no faturamento da empresa.

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