Inbound Marketing: A melhor maneira de atrair novos clientes

Os métodos antigos de se fazer Marketing tem mudado e hoje em dia muitas pessoas se incomodam facilmente com propagandas e como eram, como em ligações ou quando ela aparece em um site. Nesse artigo vamos te explicar porque inbound Marketing é a melhor maneira de se atrair clientes

Além disso, com a facilidade maior dos buscadores da internet que apresentam a informação que qualquer um busca sobre qualquer assunto, muito pouco se interessa por propagandas “aleatórias” que apresentem um produto que não faz sentido para as pessoas naquele momento. 

Mas como atrair um público de maneira livre com uma abordagem mais direta a possíveis clientes? É aí que entra o Inbound Marketing onde tem sido mais comum que as empresas atuem direcionando a sua propaganda a pessoas que realmente se interessem pelo que eles tem a oferecer.

O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing também é conhecido como Marketing de Conteúdo, que tem como principal objetivo atrair novos clientes usando conteúdos exclusivos e também específicos para eles. Dentro dele não há mais a busca por clientes, mas sim o cliente encontrando a empresa. 

Vamos supor que uma pessoa está procurando um determinado tipo de produto ou serviço. O Inbound Marketing busca atrair essa pessoa sem interromper o que ele está fazendo, como acontece com uma propaganda quando uma novela vai para o intervalo, por exemplo. E atualmente, as propagandas feitas dessa maneira, chamadas de Outbound Marketing, têm maior tendência a serem ignoradas. 

Para que a empresa seja apontada para determinados clientes, esta terá que trabalhar, em particular, em materiais que cheguem a partir daquela busca e os influenciem a verificá-la. 

Basta que a mesma atue em produzir conteúdos frequentes para suas redes sociais, e-mail e seus blogs, por exemplo, e os clientes serão atraídos a ela. Assim, aquela empresa terá clientes segmentados e maior chances de busca e vendas, já que serão direcionadas a quem realmente está a poucos passos de comprar aquilo.

O Inbound Marketing é um dos principais auxiliares na conclusão com êxito da Jornada de Compra, que é pelo que todo comprador passa antes de decidir comprar. A Jornada de Compra é composta por:

  • Descoberta: Quando o cliente ainda não sabe que precisa solucionar uma situação e através do Marketing de conteúdo descobre isso.
  • Reconhecimento: Ele assimila que tem um problema e pretende resolvê-lo. A partir disso, passa a buscar conhecimento e soluções sobre aquilo.
  • Solução: Quando ele reconhece que o seu produto é o que melhor lhe auxiliará.
  • Compra: A decisão final. Para chegar até ela é preciso persuadi-lo.

E é evidente o crescimento do Inbound Marketing dentro das empresas.Também por ele ter um custo benefício melhor e apresentar excelentes resultados. Sendo que essa forma de Marketing busca transformar esse visitante em um lead, e resulta nisso três vezes mais que a forma convencional.

Através dessa prática as empresas passam a ter mais autoridade nos assuntos, educam e informam seu público, além de os levarem a finalizar a compra. Mas em que canais criar conteúdos? Os mesmos podem ser postados nas redes sociais, enviados através de newsletter, divulgados em infográficos ou em Webinars. 

Porque Inbound Marketing é a melhor maneira de se atrair clientes nos dias atuais.

Porque Inbound Marketing é a melhor maneira de se atrair clientes nos dias atuais.

A principal vantagem do Inbound Marketing é a atração do público ideal resultando em aumento de vendas. E atrair o público certo é evitar que ocorra uma grande desvantagem de danos, em sua maioria financeiros. É aí que entra então o Marketing de Permissão, que é quando o cliente aceita receber conteúdos de determinadas empresas.

A partir dessa aceitação, a sua empresa está autorizada a enviar conteúdos para seu lead nos mais diversos formatos: newsletters, informativos sobre promoções, anúncios de lançamentos, ebooks e artigos, entre outros.

VocÊ pode converter seu lead através de inúmeras maneiras, como cadastros em Landing Pages, também conhecidas como Páginas de Conversão. Graças a esse tipo de estratégia, as empresas passaram a ter um número maior de conversão e menor investimento para que a atração aconteça.

 Outra vantagem é o relacionamento criado com o cliente. A criação de confiança é outro fator importante trazido pelo Inbound Marketing. E com uma comunicação amigável é possível que esse relacionamento seja o melhor possível. E clientes atraem clientes, o que acaba sendo uma propaganda gratuita. Por isso é importante que se crie conteúdos que o mantenham engajado e firme na fidelidade com a marca.

O conteúdo correto divulgado nos canais corretos chegam as pessoas certas. É importante que se tenha uma boa frequência de conteúdos divulgados, pois com isso há um salto de vendas, maior visibilidade do negócio e muito mais previsibilidade de crescimento.

Online as coisas se tornam um pouco diferentes de vendas presenciais, e não é porque todo o processo é feito sem o convencionalismo que ele é mais prático. Mas graças ao Inbound Marketing, não é mais preciso investimentos em longas escalas e uma expectativa gigante quanto a chegada dos clientes, sem ter certeza de que eles seriam atraídos para aquilo, já que não se conhecia totalmente o público e agora o retorno pode ser maior.

E mesmo depois de já ter convertido o seu lead, é importante lembrar que  conteúdos informativos, além dos promocionais, fazem total diferença com quem os recebe, melhorando a relação com ele e criando uma excelente fidelidade com o mesmo. Lembre-se que o cliente pode vir a fazer propaganda gratuita do seu negócio para conhecidos e terceiros. 

Por que criar Personas?

Conhecer o seu público é imprescindível para que boas escolhas sejam feitas e resultados importantes sejam criados. Por isso é importante a criação de Personas e buscar obter o máximo de informações sobre ela, das mais básicas, como nome e idade, até as mais personalizadas como interesses e perguntas que tenham mais a ver com os produtos que você vende.

 Criar a sua Persona pode ser realizado de diversas maneiras como entrevistas, como aquelas feitas nas ruas,  pesquisas na internet, entre outros métodos. Todas as respostas terão influência direta no relacionamento da empresa com o cliente, mostrando como agir com ele. 

Cada cliente pode ser personalizado a receber determinado tipo de conteúdo, a ser tratado de maneira formal ou informal e por aí vai. Além de tudo, esse tratamento “único” de acordo com as coisas que o atraiam mais, é um excelente auxílio a fidelizar aquela pessoa a sua empresa.

O Que é um e um funil de vendas?

 As pessoas que têm interesse em adquirir o que a empresa oferece ao preencher formulários online se tornam Leads. Lead pode ser definido como um consumidor em potencial.

 Para atraí-los deve se oferecer conteúdos que chamem a atenção daquele cliente e dar destaque a “recompensa” que receberão se inscrevendo ali. Para atrair Leads as marcas podem oferecer diversos conteúdos como PDF’s, vídeos, Ebooks, planilhas, entre outros, citados quando falamos sobre Marketing de precisão. 

Após isso, é importante que se foque em transformar esse Lead em cliente, pois a partir do primeiro contato há grandes chances de ele ser inserido no funil de vendas da companhia, que é o acompanhamento do progresso de um consumidor de quando iniciou essa comunicação ao fechamento da transação em etapas.

O funil de vendas é separado em três partes: 

Topo: O PRIMEIRO CONTATO – ATRAÇÃO – Quando a pessoa faz a pesquisa na internet e encontra conteúdos, como por exemplo, postagens em blogs. Ele os acessa, e pode ser que ainda não tenha interesse genuíno por aquilo, por isso é importante conquistá-lo com seus conteúdos atualizados. 

Esse primeiro contato pode ser importante para a criação da sua Persona. Para esse primeiro contato é importante que o cliente seja apresentado ao que sua empresa oferece e seja direcionado a etapa seguinte.

Meio: O INTERESSE – RELACIONAMENTO – Quando a pessoa tem em mente que precisa daquele produto. Aí é que entra o oferecimento de ebooks, por exemplo. Nessa etapa é importante que ocorra um equilíbrio entre ainda uma apresentação do produto, com argumentos mais persuasivos do porque aquilo deve ser adquirido, juntamente a uma ação de venda, como se ela estivesse prestes a acontecer.

Lembre-se que o foco maior é sempre direcioná-lo para a etapa seguinte.

Fundo: A COMPRA – CONVERSÃO  – O momento decisivo, ou seja, uma etapa tão importante quanto as anteriores. A hora de convencer o cliente que ele precisa daquele produto daquela empresa. É importante falar sobre o produto novamente, e uma boa ideia é dar ênfase a quem já o adquiriu e apresentou um feedback positivo.

Vale lembrar que mesmo após a finalização da compra, o funil de vendas não tem seu trabalho finalizado.

É importante ressaltar também que conteúdos personalizados fazem total diferença, já que cada Persona age de uma maneira. Investir em Inbound Marketing  é uma opção que poderá abranger mais resultados positivos do que os esperados.

Através dele você poderá ter um custo benefício melhor, público segmentado, conhecimento maior sobre os seus clientes e interação com os mesmos, entre inúmeros outros pontos positivos.

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