As lojas virtuais também necessitam da utilização de técnicas para vender cada vez mais e por isso aplicam as estratégias do Inbound Marketing para e-commerce.
Utilizando métodos de Inbound Marketing é possível fazer a sua loja virtual vender mais e os processos como, por exemplo, a produção de conteúdo, com criações relevantes distribuídas em canais diversos e sem que seja preciso ir até o cliente, já que ele se interesse pelo seu serviço/produto, auxiliam no faturamento.
O objetivo é ter a atração de clientes e aumentar cada vez mais as vendas online, voltado para o virtual. E utilizando dessas táticas o público certo será alcançado, a marca será mais próxima do cliente, o que resultará em mais procura e rendimento para ela. Nesse artigo você descobrirá mais sobre como funciona o Inbound Marketing para e-commerce e como aplicá-lo no seu negócio
A jornada de compras e o funil de vendas com o Inbound Marketing para e-commerce
O caminho que o cliente percorre até fechar uma compra é muito importante aqui. Por isso é importante conhecer e atuar nas quatro etapas da jornada de compra, começando pela Descoberta, passando pelo Reconhecimento, seguindo para a Solução e finalizando na Compra:
- Descoberta: Quando o cliente ainda não sabe que precisa solucionar uma situação e através do Marketing de conteúdo descobre isso.
- Reconhecimento: Ele assimila que tem um problema e pretende resolvê-lo. A partir disso, passa a buscar conhecimento e soluções sobre aquilo.
- Solução: Quando ele reconhece que o seu produto é o que melhor lhe auxiliará.
- Compra: A decisão final. Para chegar até ela é preciso persuadi-lo.
É essencial que os clientes sempre tenham conteúdo e que se interessem por ele, ensinando-os sobre assuntos relevantes, e que tenham a ver com a sua marca guiando-os por todas as etapas até que ele se sinta realmente pronto para obter o seu serviço ou produto. Entra aí a importância da criação da Persona.
Outro passo a ser levado em contas é o funil de vendas. Dentro do seu funil de vendas estarão os seus leads, que são aquelas pessoas que possuem interesse na sua empresa ou que já baixaram algum conteúdo disponibilizado por ela.
Um lead, mesmo em seu primeiro contato, já tem grandes chances de fazer parte do seu funil de vendas, este que acompanha o progresso do consumidor do início da comunicação até o fechamento da compra.
Ele é separado em três partes:
Topo: PRIMEIRO CONTATO – ATRAÇÃO – Na pesquisa na internet, o possível cliente encontra conteúdos, como posts nas redes sociais ou em um blog e os acessa. Mesmo sem interesse genuíno, com a criação de um conteúdo atrativo e interessante ele pode ser conquistado..
Meio: O INTERESSE – RELACIONAMENTO – Nessa etapa ele já sabe que precisa do seu serviço/produto. Começa a ser importante o oferecimento de e-books ou outros “brindes” e a apresentação do que a sua empresa oferece deve ser equilibrada com uma ação de vendas.
Fundo: A COMPRA – CONVERSÃO – É hora de convencer o seu cliente de que ele realmente precisa do produto/serviço da sua empresa, abordando novamente o que ela oferece e apresentar cases de sucesso que possam convencê-lo a finalizar a compra.
Importante: Mesmo com a finalização da compra, o funil de vendas não tem seu trabalho finalizado, já que o seu cliente deve continuar tendo interesse na sua marca!
3 passos para atrair novos clientes
As estratégias de conteúdo para atrair os clientes devem ser, em seu início, voltadas para aqueles que estão nos primeiros passos do processo de compra, os que ainda não tomaram uma decisão.
Elas podem ser dadas em 3 passos:
1- Conhecimento do público-alvo e produção de conteúdos que os interessem
Quem são as pessoas que se interessam pelo seu produto? Quantos anos eles tem, onde mora, o que costumam consumir, do que não gostam? É preciso identificá-los para que se possa produzir conteúdos que os atraiam.
Após essa identificação, a produção de conteúdos deve iniciar. Podem ser criados E-books, realizadas conferências digitais, conteúdos para o YouTube, lives semanais, entre outros. Outra estratégia é o uso de Landing Pages e do CTA, para que o número de conversão em sua empresa aumente.
Uma das estratégias mais atrativas é a vinculação de um blog à sua loja virtual.Na busca por informações, o blog é um dos principais aliados para educar a sua clientela. No entanto, é preciso que o conteúdo tenha estratégias de SEO e atualizações e postagens aconteçam com uma certa frequência.
2- Aumente o seu tráfego
Google ADs
O Google Ads é uma das plataformas que auxiliam no tráfego pago e através de palavras-chave, novas conversões podem ser realizadas para a sua marca. Ele é uma ferramenta do Google através de links patrocinados onde se anuncia um produto ou serviço e que é muito importante na estratégia de SEO.
É um dos principais meios procurados por quem quer divulgar um negócio, pois o Google é um dos maiores sites do mundo todo, resultando assim em maior visibilidade. São diversos os tipos de anúncios que podem ser feitos ou encontrados, sendo os principais meios:
- Rede de Pesquisa: Exibidos quando se faz uma busca de acordo com palavras-chaves. Normalmente ficam no início ou fim da página de resultados. Seu anunciante só paga quando alguém clica no link em evidência;
- Rede de Display: Os anúncios são gráficos e aparecem em blogs ou websites e podem ser distribuídos em banners nos sites, como anúncios no Gmail ou aplicativos, ou então em forma de caixas de texto com uma URL;
- Anúncios no YouTube: Aqueles que aparecem antes ou durante a exibição de algum vídeo;
- Anúncios em aplicativos: Aqueles que aparecem em aplicativos no Android ou iOS.
O Google Ads é uma plataforma que oferece resultados imediatos a partir do momento em que a campanha é configurada e permite que a taxa de conversão das palavras-chave sejam testadas.
Além disso, é possível que as Landing Pages sejam otimizadas e testes criados para que os possíveis resultados sejam pré avaliados. Para investimento no Google Ads é importante que seja feito um planejamento prévio e que as metas a serem alcançadas sejam definidas antes do uso da plataforma.
Deve-se ainda seguir as práticas recomendadas pelo Google e realizar a mensuração de resultados observando a jornada de compras para que as campanhas sejam criadas de maneira específica.
Facebook Ads
Outra plataforma é o Facebook Ads, que permite a criação de anúncios para atrair clientes para o seu negócio e que possui anúncios das mais variadas formas para seus usuários direcionando-os ao público correto. A ferramenta ainda permite que o público a ser alcançado seja detalhado, mostrando assim a grande capacidade de segmentação dela.
No Gerenciador de Negócios os criadores podem monitorar seus anúncios e resultados, além da criação deles. Pelo Pixel de conversão é possível acompanhar a sua efetividade fora da plataforma, como por exemplo, diretamente no blog da empresa.
Outros tipos de ferramentas são disponibilizadas dentro do Facebook Ads como o Conversion Lift, por onde se pode acompanhar a receita gerada ou o Teste A/B que é o teste de um anúncio em formatos diversos.
Além das plataformas mais tradicionais, pensar em entrar nas redes sociais mais utilizadas para a criação de conteúdo também é uma estratégia que pode atrair leads.O TikTok, por exemplo, teve mais tráfego que o Google em 2021, sendo a rede social mais acessada do ano.
Ele possui o TikTok Ads que permite a criação de vídeos e banners pagos segmentados por dados demográficos, público ou preferência dos usuários. E as empresas podem passar de publicidade simples a criadoras de trends.
Além disso, a ferramenta tem um algoritmo único que consente que os usuários consumam aquilo que seja de suas preferências e os conteúdos dela possuem taxas altíssimas de visualizações com resultados excelentes. Os Testes A/B também estão disponíveis na plataforma e anúncios disponíveis como In-feed anúncios (os vídeos curtos na For You), hashtag de marca e no TopView.
E, claro, você não pode se esquecer de que as redes sociais devem ser alimentadas com frequência com conteúdos que o seu público se interesse. A partir delas, pode ocorrer uma aproximação com a clientela, pela interação nos comentários ou nas caixas de mensagens.
3- Tenha em mente suas metas e analise seus resultados
Tenha em mente os resultados que quer alcançar, o que deve ser feito, quem deve fazer, onde quer chegar com as suas redes sociais. Isso auxiliará na tomada de decisões e no estudo de como chegar lá.
A métrica de cada uma das jornadas dos seus clientes devem ser analisadas e assim permitir que seja possível medir os resultados que foram alcançados. O KPI é um indicador de performance muito utilizado e que pode te auxiliar nesse passo.
Impulsionar as vendas de uma loja virtual é um sonho muito possível, desde que os conceitos e estratégias sejam aplicados corretamente visando aquele que é mais importante para que um negócio cresça: o cliente.
Para isso as estratégias devem ser estruturadas, aplicadas e acompanhadas para que o seu resultado seja o esperado, ou ainda melhor: vá além disso. Com o Inbound Marketing para ecommerce é possível destacar sua empresa da concorrência e ainda se tornar referência no mundo dos negócios.