O mercado da estética é um dos nichos que mais tem crescido no meio empresarial. Mas isso não torna os desafios a serem enfrentados mais fáceis, pois, devido a alta procura, uma marca precisa se reinventar e demonstrar ser a melhor opção em meio a inúmeros concorrentes.
Fundada em 2009 em Ourinhos, interior de São Paulo, a Lakma contava com a sua Loja Piloto e o Centro Técnico Lakma Dermocosméticos.
Hoje as coisas já são bem diferentes. Com quase 20 colaboradores, mais de 90 produtos em sua linha, uma sede própria de 1.500m e mais de 50 distribuidores em todo o Brasil, o crescimento da empresa tem sido exponencialmente relevante.
Sendo uma marca já consolidada no mercado, quem vê de fora pode imaginar que os desafios eram quase inexistentes, mas ao chegar na agência Três ficou evidente que a Lakma precisava igualar suas vendas entre distribuidores e público final, problema que é muito comum até para quem já é reconhecido, principalmente no pós-pandemia.
O e-commerce é um dos pilares do sucesso de um negócio e inserir as estratégias de Marketing Digital é crucial para que mais pessoas sejam alcançadas e o crescimento da empresa seja ainda maior.
Foi dentro de uma realidade já positiva, mas que necessitava de algumas inovações, que a Lakma e a Três uniram forças para que os melhores resultados fossem buscados.
550% mais acessos. O DOBRO!
Em comparação a uma média do período anterior ao trabalho com a Três, a Lakma contava com uma média de 2000 visitas e saltou para a média de 12.000 no projeto atual.
+ Acessos ao site + Leads = Vendas
Uma das primeiras observações feitas por nós foi de que eles não possuíam nenhuma estratégia de captação de leads dentro do site e que isso precisava ser mudado imediatamente, pois os acessos orgânicos tinham números expressivos por causa de seus 13 anos de mercado.
O primeiro passo dado foi estudar a Persona para conhecermos quem realmente acessava o site. Em seguida desenvolvemos uma nova página para esses clientes acessarem em uma plataforma mais robusta que suportasse o número de visitas.
Para a conversão dos visitantes em leads, foi implementada a RD Station, que fornece uma ferramenta de automação de marketing. Além dessa conversão, o intuito também foi de se ter um relacionamento com essas visitas, para conhecê-los melhor.
Essa aproximação permitiu então a criação de uma sequência de conteúdos para cada etapa de compras, para não só convencer essas pessoas a adquirir um produto Lakma, mas também gerar conhecimento sobre a estética.
Além disso, estratégias de tráfego pago foram implementadas para atrair novas pessoas para o site, recuperar carrinhos abandonados com o remarketing e utilizamos de ferramentas como o e-mail e Whatsapp como nossos aliados.
Como resultado, são gerados em média mais de 900 leads por mês e as vendas no e-commerce crescem a cada dia mais. Juntos, a Lakma e a Três alcançaram resultados maiores do que o esperado, firmando uma parceria de sucesso e realização.