Que conteúdo criar para cada etapa do funil de vendas?

Que conteúdo criar para cada etapa do funil de vendas?
O funil de vendas é uma etapa importante no processo de vendas e representa as etapas que o cliente percorre até finalizar uma compra, auxiliando as empresas na criação de conteúdos relevantes para cada uma delas.

No processo de vendas algumas etapas são cruciais para que as empresas consigam finalizar suas vendas e também fidelizar os seus clientes, e uma delas é o funil de vendas.

Composto por três etapas, o funil de vendas tem sua importância independente do produto ou serviço que uma empresa ofereça e por auxiliá-las a compreender melhor todo o processo de vendas.

Ele auxilia ainda que a empresa possa identificar quais são as áreas que precisam de mais atenção, o que resulta em mais conversões. Quer aprender mais sobre esse assunto e a como colocar o funil de vendas em prática no seu negócio?

Esse post foi feito para você. Nele você vai aprender:

O que é o funil de vendas?

Que tipos de conteúdos criar para cada etapa do funil?

Que tipos de conteúdos não se criar para o funil de vendas?

O que é o funil de vendas? 

O funil de vendas é a representação visual de um processo de vendas e divide o caminho percorrido pelo cliente potencial até o momento em que ele finaliza uma compra.

Para um negócio ele é crucial, pois através do mapeamento das etapas passadas pelo cliente até a realização da compra é possível entender melhor  comportamentos, necessidades e desafios dele em cada uma delas. 

Ele permite ainda que as empresas tenham um melhor gerenciamento do seu relacionamento com os clientes em potencial a partir do fornecimento do tipo certo de conteúdo e da tomada das ações corretas em cada uma das etapas do processo de vendas.

Graças a ele, é possível que um negócio atinja mais efetivamente seu público-alvo e que seus leads sejam transformados em clientes satisfeitos. Para isso, o funil de vendas é separado em três partes:

  • TOPO DO FUNIL: É quando acontece o primeiro contato e a empresa deve conseguir atrair o maior número possível de visitantes para o site como, por exemplo, postagens em blogs. Esse primeiro contato pode ajudar na criação da Persona da marca.
  • MEIO DO FUNIL: O lead já tem em mente que precisa daquele produto, então o objetivo é nutrir e qualificá-lo. O conteúdo passa a ser educativo e informativo sobre aquele produto ou serviço.
  • FUNDO DO FUNIL: É quando a conversão se finaliza na compra e o lead se torna um cliente.

Após as três etapas serem cumpridas, a empresa precisa continuar se comunicando com o consumidor regularmente. É importante ter um relacionamento positivo e duradouro para que ele se torne um cliente fiel e para que fatores, como a famosa “propaganda boca a boca”, aconteçam.

Esse bom relacionamento pode acontecer com um suporte pós-venda, pedindo um feedback, programas de fidelidade ou descontos, e-mails e newsletters. Construir uma base sólida de clientes fiéis é essencial para qualquer negócio.

Outro ponto a ser levado em conta é que a criação de conteúdos personalizados pode fazer grande diferença, pois cada Persona tem seu modo de agir e, por isso, o investimento em Inbound Marketing é uma opção que pode auxiliar nessas questões de maneira efetiva, com melhor custo benefício, público segmentado e maior conhecimento sobre os clientes, por exemplo.

Que tipos de conteúdos criar para cada etapa do funil?

Cada etapa do funil de vendas deve ter um conteúdo personalizado e voltado para as dores e necessidades dos clientes naquele determinado momento.

No topo do funil é importante que o conteúdo produzido desperte o interesse do público-alvo levando-os a conhecer a marca e o que ela oferece. Pode-ser produzido:

  • Artigos de blog: Que abordam assuntos relevantes e de interesse do público-alvo, como dicas, insights e informações que ajudem a solucionar problemas e atendam necessidades.
  • Vídeos educativos: Que expliquem ou resolvam um problema.
  • E-books: Com informações aprofundadas sobre assuntos que interessam ao público-alvo.
  • Webinars: Palestras ou apresentações sobre o nicho da empresa.

Lembrando que o objetivo desses conteúdos é despertar o interesse do público-alvo e gerar reconhecimento da marca para ele. Os conteúdos devem ser educativos, informativos, de interesse geral e não devem abordar diretamente o que a marca quer vender.

Para o meio do funil de vendas, os conteúdos devem ajudar a educar e informar o público-alvo sobre os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, mostrando a eles como seus problemas e necessidades podem ser atendidos pela marca.

Ou seja, o conteúdo do meio de funil é mais específico. Nesse caso, ele pode-se distribuído como:

  • Estudos de caso: Com exemplos reais de clientes que obtiveram resultados positivos com o que a marca oferece.
  • Demonstração de produto ou serviço: Com vídeos ou tutoriais que mostram como ele funciona, seus recursos e benefícios que podem ser relevantes para os clientes.
  • Comparativos: Em formato de artigos ou infográficos comparando com outros produtos e serviços oferecidos no mercado. Deve-se destacar seus diferenciais e suas vantagens.
  • Feedbacks de clientes: Mostrando sua satisfação com a marca.
  • Cursos online: Oferecendo conhecimento mais aprofundado com foco no produto ou serviço.

Já no Fundo do Funil o conteúdo deve mostrar o porquê o serviço ou produto é a melhor solução para seu problema ou necessidade e o porque deve ser a escolha do consumidor, ajudando na conversão dos leads em clientes.

O conteúdo deve ser mais focado na venda e oferecer informações que sejam mais detalhadas sobre os produtos ou serviços, mostrando seus diferenciais e benefícios, para atrair ainda mais os clientes. Pode-se produzir:

  • Demonstração do produto ou serviço: Em formato de vídeos ou webinars que o mostre em ação.
  • Depoimentos de clientes: Novamente o depoimento de clientes que se sentiram satisfeitos com a marca.
  • Cases de sucesso: Estudos de caso mais detalhados, mostrando como a marca ajudou os clientes na resolução de seus problemas.
  • Testes gratuitos: Pode-se oferecer a alguns clientes a possibilidade de testar o produto ou serviço antes de adquiri-los de maneira gratuita.
  • Conteúdo promocional: Para incentivar a compra da marca, podem ser oferecidos descontos, ofertas limitadas ou pacotes especiais.

Que tipos de conteúdos não se criar para o funil de vendas?

Alguns tipos de conteúdo não são adequados para o funil de vendas, devido a possibilidade de se prejudicar a reputação da empresa, afastando os clientes em potencial. 

Podemos dar como exemplo os conteúdos desatualizados ou irrelevantes. Eles podem fazer com que os consumidores vejam a marca como antepassada e sem preocupações, como com causas sociais, por exemplo.

Além disso, se o conteúdo não tiver foco no público-alvo, dificilmente ele será eficaz na atração e conversão dos leads. Os conteúdos promocionais excessivos também não são indicados, pois parecem spam e podem irritar os clientes em potencial.

As empresas devem se atentar ainda a conteúdos plagiados ou que sejam ofensivos ou inapropriados que podem causar danos irreparáveis à imagem da marca, por isso é importante se ter cuidado na criação de conteúdo e garantir que ele seja apropriado.

Com a utilização do funil de vendas, as empresas podem planejar e implementar estratégias de marketing e vendas muito mais eficazes, já que suas ações serão direcionadas a essas etapas. 

Isso gera também melhor gerenciamento dos recursos que cada uma delas tem e maximização de seus resultados. E é por esses motivos que o funil de vendas é tão importante para um negócio e para a melhoria de seus resultados.

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