Como usar o remarketing para recuperar carrinhos abandonados

Como criar uma campanha de remarketing eficiente para recuperar carrinhos abandonados

As lojas virtuais costumam sofrer muito com o abandono de carrinhos de compra e acabam perdendo vendas e lucros dentro de seus negócios. Há ainda o fato de que isso é um resultado negativo para o esforço de atrair os usuários para seus sites e conseguir despertar interesse pelos produtos, já que acaba sendo comum que muitos deles deixem o carrinho sem concluir a compra por isso é importe criar uma campanha de remarketing para recuperar carrinhos abandonados.

Devido a necessidade de uma estratégia eficiente para a recuperação dos carrinhos abandonados e para se reverter esse tipo de situação surgiu o remarketing, uma técnica de marketing digital que consiste em exibir anúncios personalizados para os usuários que abandonaram o carrinho de compra

Buscando lembrar e convencer os clientes em potencial a retornarem ao site e prosseguirem com a conclusão da compra, a tática é bem vista no mundo dos negócios e deve ser conhecida pelos varejistas. Neste artigo, apresentaremos e discutiremos os prós e contras do remarketing e forneceremos dicas para que você possa criar uma campanha de remarketing eficiente.

O que é o remarketing?

Também conhecido como retargeting, o remarketing é uma estratégia de marketing digital que tem como principal meta alcançar novamente aqueles usuários que interagiram em um site, mas não chegaram a concluir uma determinada ação desejada, como é o caso de uma compra.

Através de anúncios personalizados feitos para esses usuários e exibidos em outros sites ou plataformas acessadas por eles posteriormente, o remarketing funciona por meio do uso de cookies, pequenos arquivos de texto que são armazenados no navegador de um dispositivo quando alguém visita um site, registrando-a.

É por essa informação que as empresas conseguem direcionar os anúncios particularizados para cada um dos usuários enquanto navegam por outros sites, estes que devem fazer parte da rede de anúncios do remarketing.

Com esse tipo de abordagem, as empresas se conectam novamente com os usuários de maneira personalizada, com produtos específicos já visualizando lembrando-os sobre as ações que deixaram de concluir, e até mesmo convencendo quem estava na dúvida. Para incentivo, pode-se ainda oferecer promoções exclusivas.

As ações do remarketing não são usadas apenas na recuperação de carrinhos de compras abandonados, mas também em situações onde o propósito é engajar novamente usuários que não concluíram o preenchimento de formulários de inscrição ou na promoção de um produto similar ao que foi visualizado anteriormente.

Ou seja, a ideia por trás da estratégia é a de lembrar e convencer clientes em potencial a retornarem ao site e realizarem uma ação desejada pela marca através da segmentação desses usuários específicos, que passarão a ter anúncios relevantes direcionados a eles despertando o interesse de concluí-la.

remarketing para recuperar carrinhos abandonados?

Por que você deve investir no remarketing para recuperar carrinhos abandonados?

Investir em uma campanha de remarketing para recuperar carrinhos abandonados eficiente tem vantagens excelentes, além da recuperação de carrinhos abandonados. Primeiro, a segmentação é muito mais precisa e proporciona a oportunidade de os anúncios serem direcionados apenas para quem já demonstrou certo interesse nos produtos ou serviços da empresa. 

As chances de conversão aumentam significativamente com os anúncios sendo exibidos para um público qualificado. O remarketing atua, nada mais nada menos, como um lembrete personalizado: os usuários são lembrados várias e várias vezes daquilo que deixaram para trás e incentivados a retomar a jornada de compra.

O remarketing também tem um papel importante na retenção de clientes, pois o direcionamento de anúncios para clientes mais antigos, incentiva-os a retornar e a realizar novas compras, fortalecendo ainda o bom relacionamento com eles.

Além disso, as taxas de conversão através do remarketing costumam ser muito maiores se comparadas com campanhas de publicidade tradicionais, já que chegam e atingem usuários familiarizados com a marca e o produto.

Outras vantagens são que o retorno sobre o investimento (ROI) geralmente é maior e há um aumento do reconhecimento da marca, pois se aumenta a visibilidade dela. Os usuários podem não se converter imediatamente, mas graças a repetição da exposição dos anúncios o reconhecimento é fortalecido, levando a possíveis conversões futuras.

Com o remarketing é possível realizar o rastreamento e análise do desempenho das campanhas feitas, de maneira detalhada. Métricas importantes podem ser medidas, como impressões, cliques, taxa de conversão e taxa de cliques, possibilitando a chance de ajustar o que for necessário.

Quais as desvantagens?

O remarketing também tem seu lado negativo, principalmente se não for bem executado, O primeiro deles é que a marca pode ser levada a uma percepção negativa, causando irritação aos usuários e resultando em efeito que vai pelo lado contrário daquele que se deseja.

Além disso, se os anúncios de remarketing forem exibidos com muita frequência e os usuários se sentirem perseguidos eles podem buscar por se afastar do que a empresa oferece.

É preciso saber configurar e monitorar campanhas de remarketing com conhecimentos técnicos e utilizando os recursos adequados. Pequenas empresas e equipes que possuam recursos limitados devem pensar em ir atrás de auxílio.

O uso de cookies é uma das dependências do remarketing, para que os usuários possam ser rastreados, sendo assim, é de suma importância que as empresas se atentem às questões das regulamentações de privacidade, que com o passar do tempo tem se tornado mais rígidas devido ao aumento dos usuários com a proteção de seus dados pessoais.

Como criar uma campanha de remarketing eficiente?

Como criar uma campanha de remarketing eficiente?

A criação de uma campanha de marketing eficiente requer atenção e empenho, e envolve uma série de etapas e considerações que devem ser estratégicas. Para cria-lá pode se considerar começar pela definição clara dos objetivos da campanha:

Defina seus objetivos

Antes de iniciar uma campanha de remarketing identifique o seu público-alvo e estabeleça metas claras e mensuráveis. Por exemplo: “Como aumentar as vendas em 25%” ou “Como aumentar a taxa de conversão em 10%”.

Segmentação adequada

Identifique quais são os segmentos de público-alvo mais relevantes para sua campanha e, a partir disso, crie anúncios personalizados para cada um deles. Você pode considerar fatores como o interesse em produtos específicos e onde eles estão no funil de vendas.

Crie anúncios atraentes

Os anúncios de remarketing devem ser visualmente atraentes! Ele também deve ter uma mensagem clara e que seja convincente, imagens de alta qualidade e chamadas para ação persuasiva. Não se esqueça de falar sobre os benefícios dos produtos ou serviços buscando incentivar os usuários a retornarem ao carrinho abandonado.

Frequência adequada

Os anúncios não devem ser exibidos com muita frequência, pois os usuários podem se estressar e passar a ver a marca negativamente. Defina uma frequência adequada.

Utilize técnicas de personalização

Chamar o cliente pelo nome vai te aproximar mais dele, assim como exibir anúncios de produtos similares ao que foi deixado no carrinho A personalização aumenta a relevância e o engajamento dos anúncios.

Monitore regularmente o desempenho da campanha de remarketing 

Isso possibilita que você saiba o que está funcionando e o que não está e possa fazer ajustes, conforme necessário. Não se esqueça de analisar as métricas!

Realize testes A/B 

Eles podem ser realizados com diferentes elementos dos anúncios, como texto, imagens, chamadas para ação, segmentação e até frequência, para que você consiga identificar quais variações são mais eficazes na recuperação de carrinhos abandonados.

O remarketing pode ser integrado a outras estratégias de marketing?

O remarketing pode ainda ser integrado a outras estratégias do marketing. Isso auxilia na melhoria da eficácia global das suas campanhas. Ao integrá-lo a outras táticas, é criada uma abordagem muito mais abrangente e coerente.

Com isso, o alcance é maximizado e o impacto da campanha será muito maior do que o esperado. O marketing passa a ter uma eficácia muito melhor, os usuários são envolvidos em vários pontos de contato e as conversões são impulsionados. Algumas estratégias são:

  • E-mail Marketing: Quando combinados há um aumento do engajamento dos usuários. Por exemplo: envie e-mails personalizados para usuários que abandonaram carrinhos de compras, relembre-os do que deixaram para trás e os incentive a retornarem ao seu site. Aproveite para segmentar os usuários com base em seus interesses e comportamentos de navegação e enviar e-mails direcionados com ofertas especiais e promoções relevantes.
  • Mídias Sociais: Incorporando o pixel do remarketing de plataformas como o Instagram no seu site, você poderá direcionar anúncios personalizados para os usuários aumentando a visibilidade da sua marca e incentivando-os a prosseguirem com ação.
  • Publicidade de Pesquisa: Como o Google Ads. É possível criar os anúncios personalizados direcionados para usuários que já visitaram seu site tendo como base as suas palavras-chave de pesquisa e também  histórico de navegação. Isso permite que você apareça nos resultados de pesquisa de usuários que estão procurando por produtos ou serviços relacionados à sua marca, aumentando as chances de conversão.
  • Automação de Marketing: Integrados, eles oferecem uma experiência personalizada e contínua aos usuários. Como exemplo, você pode configurar fluxos de automação de e-mail que serão acionados dependendo da ação de cada usuário, como o abandono de carrinho.

O remarketing pode ser uma estratégia muito eficiente para quem busca recuperar carrinhos abandonados e aumentar as vendas dentro de sua marca Aproveitando benefícios como a segmentação precisa e o aumento da taxa de conversão,os resultados positivos serão alcançados mais rapidamente.

Encontrando um equilíbrio entre a abordagem assertiva e o respeito à privacidade dos usuários, através de uma estratégia pensada e planejada com cuidado, o remarketing é a ferramenta perfeita para quem busca impulsionar suas vendas.

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