Acredite ou não, mas a aparência da sua página de produto pode fazer uma grande diferença nas suas vendas online. É comum que muitos proprietários de lojas virtuais se concentrem apenas em atrair mais tráfego para seus sites, deixando de lado ou nem tendo conhecimento de que a otimização de suas páginas de produto pode ser o fator chave para aumentar suas conversões.
Um estudo da da BigCommerce, plataforma de comércio eletrônico, descobriu que as páginas de produto são responsáveis por 20% do tráfego de um site de comércio eletrônico, mas geram 33% de suas receitas. Isso significa que, se você quer aumentar suas vendas, utilizá-las deve ser uma prioridade.
Neste artigo, vamos abordar mais a fundo sobre a otimização de páginas de produtos e sua importância. Apresentaremos ainda uma série de dicas eficazes para otimizá-las da maneira correta e, assim, maximizar o potencial de conversão.
“Mas realmente devo otimizar minha página de produtos?”
Se você ainda não está convencido da importância, aqui estão mais algumas estatísticas para considerar. Segundo a pesquisa da Baymard Institute, uma empresa de pesquisa em experiência do usuário e usabilidade, 69% dos compradores online abandonam seus carrinhos de compras antes de finalizar a compra.
Das principais razões para isso, 23% estão relacionadas ao design da página de pagamento, enquanto 17% são devido a preocupações com a segurança. Esses dados sugerem que o que leva a uma queda significativa nas conversões são a experiência de usuário ruim ou a falta de confiança do cliente.
São muitas as razões pelas quais otimizar suas páginas de produto pode ser tão importante para o sucesso da sua loja virtual. É importante ter em mente que uma boa página de produto ajuda a diferenciar sua loja de outras no mesmo ramo.
Nela deve ter uma descrição clara e atraente, imagens de alta qualidade e avaliações positivas, para que os clientes se sintam mais propensos a escolher sua loja e seus produtos a outras opções. Quando bem otimizada, a página melhora a experiência do usuário e aumenta a confiança do cliente, resultando em conversões mais altas e vendas mais frequentes.
Anatomia de uma boa página de produto
Pelo fato de a aparência da sua página de produto ter forte influência na venda de um item online, é crucial que a maneira como você o apresenta, junto de seus recursos e benefícios, seja visando diretamente a decisão de compra do cliente.
Por isso, é de suma importância saber que todos os elementos presentes na página devem trabalhar juntos para criar uma experiência de compra única e memorável. Então, quando for cadastrar algum produto no seu site pense em todos esses elementos:
- O título do produto deve ser claro e descritivo, incluindo palavras-chave relevantes para ajudar na otimização do SEO.
- A imagem do produto deve ser de alta qualidade e divulgada em várias perspectivas.
- A descrição deve fornecer informações relevantes e precisas sobre o produto, incluindo recursos, benefícios, dimensões e instruções de uso.
- O preço deve ser claro e destacado, com descontos ou promoções visíveis.
- O botão de compra deve ser facilmente visível e acessível.
- As avaliações dos clientes devem estar presentes, pois influenciam a decisão de compra do cliente.
- Por fim, informações adicionais, como opções de envio, devoluções e trocas, devem estar facilmente acessíveis.
As informações mais importantes, como título, imagem e preço, devem ser colocadas em destaque. Já a descrição precisa ser organizada em parágrafos curtos e claros e as avaliações dos clientes devem estar claramente visíveis, podendo ser organizadas em guias ou abas separadas. Informações adicionais, como opções de envio e devoluções, necessitam ser apresentadas de maneira clara e organizada.
No geral, é considerável que a apresentação de uma boa página de produto tenha recursos para que seja fácil de navegar nela e a experiência do cliente precisa ser agradável e informativa.
Como escrever uma boa descrição do seus produtos:
Escrever uma boa descrição é essencial para atrair clientes e incentivar a venda. Procure destacar os benefícios e características de maneira clara e convincente, dando foco aos principais recursos e benefícios do produto, usando frases curtas e diretas.
Utilize depoimentos de clientes, pois esses podem ser um diferencial na decisão de compra do consumidor. Use linguagem simples e objetiva, e evite jargões técnicos que possam confundir o cliente. Por fim, inclua uma chamada para ação, incentivando o cliente a fazer a compra.
Além disso, é importante usar palavras-chave relevantes na descrição do produto para melhorar o SEO e a visibilidade da página de produto nos resultados de pesquisa. As palavras-chave devem ser escolhidas cuidadosamente, com base nas pesquisas mais comuns dos clientes.
Atente-se para que a palavra-chave escolhida tenha relevância para o que você oferece e inclua-a na descrição de maneira natural e lógica. Será a partir dessa estratégia que você vai conseguir aumentar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa e, consequentemente, a visibilidade do seu produto.
Mas lembre-se, não exagere nas palavras-chave, pois isso pode prejudicar a leitura e compreensão da descrição. Encontre um equilíbrio entre a otimização para motores de busca e a escrita de uma descrição clara e atraente para o cliente.
Como fazer boas fotos e vídeos
Elementos importantes nas páginas de produtos, as fotos e vídeos são elementos que precisam mostrar o produto de forma clara e detalhada para o cliente. Para criar fotos e vídeos atraentes, é preciso ter atenção a fatores como: produto bem iluminado, posicionado e enquadrado.
Aqui algumas dicas para fazer boas fotos e vídeos para sua página de produtos:
- Iluminação adequada: A luz natural é ideal para qualquer foto sair bem, mas você pode optar por iluminação artificial suave, se quiser evitar aquelas sombras indesejadas.
- Use fundos simples e neutros: Eles são essenciais para destacar o produto, de preferência com cores sólidas como branco ou preto.
- Tire fotos em diferentes ângulos e posições: Teste também com vídeos. Assim os clientes poderão ter uma visão completa, com detalhes importantes dos produtos.
- Faça as fotos em alta resolução: Assim os detalhes vão ser nítidos e claros.
- Dê atenção aos detalhes: Principalmente aqueles que são relevantes e vão chamar a atenção dos clientes, influenciando em sua decisão de compra.
As fotos devem ser grandes o suficiente para que o cliente possa visualizar detalhes importantes e zooms nos principais aspectos. Além disso, inclua vídeos curtos e que apresentem os principais recursos e benefícios do produto.
Outro ponto que costuma chamar a atenção positivamente é mostrar o produto em uso, pois isso ajuda os clientes a visualizarem o produto no seu dia a dia proporcionando a eles uma experiência mais envolvente.
Análise da loja da Amazon e insights valiosos
A Amazon é uma das maiores empresas de comércio eletrônico do mundo, com uma variedade de produtos que ultrapassa a casa dos milhões. Mas você sabe o que faz da Amazon um sucesso?
A resposta está em sua estratégia de otimização. Ao analisar a marca, é possível observar que cada página é cuidadosamente planejada e otimizada para melhorar a experiência do usuário e aumentar a conversão.
A Amazon usa também imagens de alta qualidade para mostrar os produtos de forma clara, auxiliando os clientes a entender melhor o produto e aumentando a confiança na compra. Outra questão é que as descrições dos produtos são detalhadas e fornecem todas as informações necessárias para o cliente. Isso ajuda a eliminar dúvidas e aumenta a chance de conversão e incentiva os clientes a deixarem avaliações dos produtos,visando aumentar a confiança dos potenciais compradores.
Na página sempre são mostradas diversas opções de envio, desde o frete grátis até o envio expresso, sendo que elas podem atender às necessidades dos clientes e aumentar as chances de conversão.
Outra ferramenta forte da Amazon é a personalização e recomendação de produtos que sejam relevantes para cada cliente. O objetivo é influenciar o cliente a comprar mais, o que aumenta o ticket médio.
Sendo assim, uma das principais lições que podemos aprender com a análise da Amazon é que há uma importância em exibir avaliações e opiniões de outros clientes sobre o produto. Segundo um estudo da BrightLocal, 87% dos consumidores leem avaliações on-line antes de fazer uma compra.
Além disso, produtos com avaliações positivas têm 200% mais chances de serem comprados do que aqueles sem avaliações, ou seja, é fundamental incentivar os clientes a deixarem suas avaliações e em seguida exibi-las na página do produto para aumentar a confiança dos visitantes e melhorar a conversão.
Outro Insight é a importância de oferecer uma experiência de compra personalizada para cada cliente. A Amazon é conhecida por usar dados de comportamento do usuário para recomendar produtos relevantes e personalizados com base nas preferências do cliente.
Um estudo da Accenture mostra que 91% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma loja que oferece recomendações personalizadas. Entra aí o uso de ferramentas de análise de dados e personalização para melhorar a experiência do cliente e aumentar a probabilidade de conversão.
Otimizar as páginas de produto é fundamental para aumentar a conversão e as vendas em sua loja virtual. Ao entender a anatomia e criar descrições atraentes, usar técnicas de SEO, fotos e vídeos de alta qualidade e oferecer avaliações de clientes, você pode destacar seus produtos e melhorar a experiência do cliente.
Lembre-se sempre de colocar-se no lugar do cliente e pensar em como você pode tornar a experiência de compra mais fácil, agradável e personalizada. Com essas dicas, você pode aumentar as vendas e conquistar mais clientes em sua loja virtual.