No universo do marketing digital para e-commerce são necessárias estratégias poderosas responsáveis por cativar os consumidores, para dessa forma eles interajam com os conteúdos criados. Surge nesse cenário o storytelling, essencial para conectar o público em nível emocional.
Ao contar histórias envolventes a técnica ajuda os consumidores a identificar na história semelhanças com seus valores e aspirações, evocando emoções genuínas e transformando toda a experiência de cada pessoa em uma trajetória rica, criando conexões verdadeiras entre a marca e seus clientes.
Nesse artigo, vamos explorar a importância do storytelling no marketing digital para e-commerce e descobrir como ele transforma clientes em fãs verdadeiramente apaixonados de uma marca.
O que é storytelling e como ele funciona no marketing digital para e-commerce?
Com narrativas cuidadosamente elaboradas, o storytelling oferece inúmeras possibilidades a um e-commerce. Entre elas está a possibilidade de criar histórias que vão além do conhecido discurso comercial tradicional, que está focado em apresentar apenas características técnicas e as vantagens de um produto, por exemplo.
Transmitindo informações e ideias através de relatos cativantes, a tradução de storytelling é “contar histórias” e elas podem ser reais ou fictícias, mas devem transmitir afeição de uma maneira que impacte emocionalmente. Ou seja, é preciso usar da arte da narrativa para que o público-alvo se sinta comovido.
Inserido no marketing digital há poucas décadas, o storytelling ganhou aliados para fazer suas narrações graças ao crescimentos da internet e redes sociais: vídeos, posts de blog, podcasts, entre outros.
Além disso, com o avanço da tecnologia a audiência alcançada é muito maior e mais diversificada, e os e-commerces passam a ter uma chance maior de atrair seu público-alvo com mais criatividade e impacto.
O storytelling não só consegue ajudar uma empresa a se diferenciar em um mercado tão competitivo, através de uma narrativa autêntica que reflete os valores e a identidade da empresa, como conquista o público de uma maneira cativante, tornando-o muito mais leal.
Quais são os elementos-chave do storytelling?
Uma história bem elaborada e eficiente necessita de alguns elementos-chave específicos, e o sucesso do storytelling consiste em compreendê-los para que as histórias sejam bem-sucedidas.
Ao reuni-los de maneira cuidadosa, um e-commerce tem um norte para criar histórias impactantes, que vão ressoar com os clientes e transmitir mensagens com significado para eles. Analise o quadro abaixo:
Elementos-Chave do Storytelling |
1. Personagens: Eles são o eixo central de uma história fascinante. A narrativa é montada e ganha vida graças aos personagens, que oferecem ao público uma identificação emocional e de experiências. Suas características devem ser únicas, suas motivações claras e seus desafios reais. |
2. Enredo: A estrutura de uma narrativa, com início, meio e fim. O público deve se sentir envolvido com o que está acontecendo, sentindo-se tensos ou curiosos, por exemplo. |
3. Conflito: É o que move a história. Quais obstáculos os personagens enfrentam? Como eles se sentem? |
4. Clímax: É quando o desafio atinge seu ápice, com maior tensão e deixando o público ansioso pela resolução dele. |
5. Resolução: O desfecho da história que apresenta lições valiosas, transmitindo uma mensagem inspiradora ao público. |
Não se esqueça de que a narrativa deve sempre ser autêntica, emocional e envolver o público-alvo para que ao final tenham uma experiência muito mais significativa e memorável.
A jornada do herói aplicada ao storytelling do marketing digital para e-commerce
Você já ouviu falar sobre “A Jornada do herói”?
No enredo, o herói, que é o personagem central da história, parte em uma jornada onde enfrenta desafios, supera obstáculos e se vê transformado por essas experiências.
Aplicar a técnica ao marketing digital é uma jogada inteligente!
Na primeira etapa, é onde acontece o “Chamado”. O cliente, que é o herói da história, passa a estar envolvido nela quando se reconhece na aventura, que nada mais é do que um desejo ou problema dele, se sente atraído por meio de um anúncio ou post de rede social, por exemplo.
Caso esse cliente recuse o “Chamado”, a estratégia é influenciá-lo a participar da narrativa, oferecendo-lhe a oportunidade de descobrir benefícios únicos e recebendo uma apresentação de soluções persuasivas.A marca pode então assumir o papel de “Mentor” e oferecer uma orientação durante toda a sua caminhada.
Quando aceita o “Chamado”, o cliente passa pela “Travessia do Primeiro Limiar” e adentra o mundo do marketing digital da marca, indo mais a fundo no conhecimento sobre o produto ou serviço oferecido.
Na fase seguinte, surgem as “Provas, Inimigos e Aliados”. Aqui os depoimentos e avaliações positivas atuam como aliados e as objeções e preocupações são os inimigos. As provas são as características adicionais dos produtos ou serviços inseridas em sua descrição ou colocadas em vídeos demonstrativos, entre outros.
Mas, como nem tudo é tão simples, acontece o temido “Confronto com o Vilão”, e o cliente pesquisa concorrentes, sente receio e tem objeções finais com a compra. Para ajudá-lo a vencer tudo isso, as marcas devem utilizar de outras estratégias de marketing, como oferecer garantias e benefícios exclusivos.
Vem então a “Ressurreição” e o cliente faz a compra, tornando-se um cliente satisfeito. E, para finalizar, o “Retorno com o Elixir “ quando no dia a dia o consumidor feliz com sua compra e passa a compartilhar sua experiência com ela, sendo um defensor da marca.
Dicas de como aplicar o storytelling no seu e-commerce
Como na maioria das vezes em que aplicamos estratégias de marketing digital, conhecer a fundo o seu público–alvo é vital para que o storytelling tenha efeito positivo no seu e-commerce.
Faça perguntas como: “Quais são suas necessidades?” “Quais são seus desejos?” “Quais são seus valores?” Realize pesquisas e faça entrevistas para ter clareza de quem eles são e de como criar histórias relevantes que conectam emocionalmente as pessoas.
E para divulgá-las não se limite a utilizar um único canal de divulgação, mas sim faça uso de múltiplos canais. Cada uma dessas plataformas possui seu próprio público e aceitam publicações em diferentes formatos, o que possibilita segmentos de audiência diversos.
Se um e-commerce busca por atrair e manter seu público por muito tempo, é crucial ir além das técnicas tradicionais do marketing, e utilizar de abordagens criativas, que envolvam o público emocionalmente, transmitindo a eles a mensagem de uma forma memorável.
Para isso, trouxemos algumas dicas:
- Não crie personagens fictícios, humanize as histórias: Utilize histórias reais de clientes, funcionários, entre outras pessoas ligadas à marca.
- Conte a história de diferentes perspectivas: Alterne entre passado e presente ou mostre a mesma história com diferentes versões.
- Seja misterioso: Deixe perguntas em aberto para que o seu público queira ler a história até o fim.
- Não use apenas textos: O storytelling tem como aliados vídeos, fotos, ilustrações, entre outros elementos visuais.
- Surpreenda o leitor/espectador: Incorpore a história reviravoltas inesperadas e quebre as expectativas, mas não transforme ela em algo forçada.
- Promova a interatividade: Crie quizzes sobre a história ou permita que o público vote para algum acontecimento nela.
O storytelling é uma ferramenta versátil que as marcas podem explorar para criar uma narrativa única, conquistar o público de forma autêntica e destacar-se na multidão.
E, por fim, não deixe de mensurar seus resultados! Avalie a eficácia das histórias, quais as taxas de engajamento, o número de conversões, entre outros fatores, e ajuste as estratégias da melhor maneira para atender as expectativas do seu público.
Ferramentas e recursos para potencializar o seu e-commerce com o storytelling
A potencialização do impacto das histórias pode acontecer com o uso de ferramentas e recursos adequados. E utilizando-as de maneira estratégica, é que se atinge seus objetivos.
É crucial saber como cada uma delas pode ser aplicada para tornar as narrativas mais envolventes, elevando um e-commerce a um novo nível.
Vamos começar pelas plataformas de criação de vídeos. Elas podem ajudar na produção de um conteúdo visual com depoimentos de clientes ou ilustrativos das histórias contadas, por exemplo.
Outras ferramentas que podem ajudar são as de design gráfico, que possibilitam a criação de imagens e infográficos que ilustram a narrativa, como o Canva. Ele é uma plataforma acessível, é conhecido por ser intuitivo para quem não possui habilidades com design, permitindo criações rápidas.
E claro, que vamos falar sobre elas: as redes sociais. O Facebook, Instagram, entre outros, permitem que as histórias sejam disseminadas de maneira consistente e estratégica. São bilhões de usuários ativos nelas, e o alcance é muito mais vasto para um e-commerce.
Muito populares, os podcasts também tem poder no storytelling e levam as marcas a alcançarem os clientes de uma maneira muito mais pessoal.
Além disso, sua abordagem é muito mais imersiva e os podcasts tem a vantagem da acessibilidade, podendo ser consumidos a qualquer hora e de qualquer lugar.
E mais: a voz humana cria uma conexão emocional única com o público, fazendo com que se sintam mais próximos da marca.
Mas você pode se identificar com outras plataformas e ferramentas também indispensáveis para aumentar a eficiência do storytelling. Utilize aquelas que tem deem resultado.
Considerações finais…
Ao longo desse artigo, abordamos como o storytelling tem um forte impacto no marketing digital para e-commerce. A estratégia é essencial para que as marcas consigam criar conexões profundas com o público-alvo e se destaque da concorrência.
Quando se humaniza uma marca, o público se identifica muito mais com ela e tem mais tendências a se tornarem fiéis dela. O storytelling vai além de ser uma ferramenta estratégica, pois é também emocional e atrai novos consumidores de uma maneira inesquecível.
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