Você sabe o que é uma marca? com certeza já ouviu alguém falar sobre, é um termo bem comum para quem trabalha com publicidade, e provavelmente em alguma conversa você já ouviu alguém dizer “comprei um tênis da marca tal…” ou “eu só uso tal marca”.
Quando alguém fala “eu só uso Nike” ou “acabei de comprar um Iphone”, automaticamente já associamos a reputação da empresa e o símbolo gráfico que a distingue, o que quero dizer é que existe o ponto de vista gráfico e o ponto de vista intangível, emocional e subjetivo.
Confuso? Vamos lá vou explicar:
Imagine a Apple, o símbolo gráfico (ou logo) que representa a empresa é a maçã, certo? Agora pense em toda a carga emocional que esse signo carrega, status, qualidade, durabilidade, enfim, cada pessoa terá uma opinião ou experiência própria, seja ela boa ou ruim.
As explicações ou opiniões sobre essa expressão vão variar e depender da área em que o profissional atua, para um designer marca, é o símbolo gráfico, o elemento central da identidade visual.
No livro Branding + Design da Sandra Ribeiro, a autora cita alguns pontos de vistas diferentes sobre o assunto, por exemplo:
Segundo a AMA — American Marketing Association (pg. 37):
“Marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou desenho, ou uma combinação dos mesmos, que pretendem identificar os bens e serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e diferenciá-los dos concorrentes”.
Já para profissionais de Branding, marca é a percepção que o mercado tem sobre um produto ou serviço, ou voltando ao que foi dito a pouco, é a visão emocional e subjetiva.
Para Marty Neumeier, autor do livro The Brand Gap, primeiro ele define o que não é uma marca:
“Uma marca não é um logotipo. Uma marca não é uma identidade. Uma marca não é um produto. Uma marca é a intuição de uma pessoa sobre um produto, serviço ou organização”.
Concluindo
Se você chegou até aqui percebeu que é um termo que transita muito entre o design e o branding, o que deixa mais confuso ainda.
Como publicitário e designer acredito que marca é uma junção dos elementos tangíveis e intangíveis de uma empresa, que vai desde a identidade visual, até o posicionamento e as causas que a empresa defende, essa combinação ajuda a gerar valor e construir uma imagem institucional sólida.
Enfim, espero que o artigo tenha ajudado de alguma forma, caso tenha alguma dúvida ou queria conversar mais sobre o assunto é só comentar no campo abaixo.
Abraço e sucesso.