Você como empreendedor/empresário já deve ter ouvido falar muito sobre identidade visual, ou se não ouviu fique tranquilo que vou explicar nesse post, mas além disso quero falar sobre a relação entre a identidade visual e a marca, já que as duas andam de mãos dadas.
“A identidade visual (SIV) se forma a partir do momento que criamos uma unidade com um claro estabelecimento de elementos que são pensados para se repetirem de uma maneira organizada.”
O que é?
Ela tem a função de conectar e transmitir todos os sentimentos que a sua empresa quer passar, como o seu posicionamento e diferencial com os pontos de contato que você tem com o seu cliente como o site, embalagens, outdoor, panfleto, etc.
De uma maneira bem resumida, a identidade visual é o que diferencia a sua marca visualmente do seu concorrente, seja em um panfleto ou na embalagem, ou em um anúncio do facebook, a função principal dela é que seu cliente olhe para ele e saiba que é a sua empresa.
Um ótimo exemplo é a Coca cola, você identifica a marca só pela cor, ou pelo formato da embalagem, é importante ressaltar que para chegar a esse nível são anos de comunicação e investimento em marketing, mas é um ótimo exemplo.
Ela é formada a partir de elementos primários que são o: Logotipo, símbolo, cores, tipografia ou família de fontes, além de outros elementos que também podem ser desenvolvidos como papelaria corporativa, uniformes, embalagens, aplicações em peças publicitárias, site, aplicativo, etc. É ela quem vai conectar tudo isso.
Qual a relação das duas?
Eu fiz um vídeo a alguns dias falando sobre o que é marca, se quiser assistir é só clicar aqui! Mas só para explicar, a marca é o sentimento/percepção que o mercado tem sobre sua empresa ou serviço.
A Identidade visual é o que tangibiliza isso. Para te explicar melhor imagine uma pessoa, a marca seria a personalidade, pensamentos, modo de falar, e a identidade visual seria a forma que essa pessoa se veste (se ela é mais social, casual, descolado, roqueira?), as cores que ela usa, a cor do cabelo, etc.
Aqui no estúdio, antes de criarmos a identidade de uma empresa o primeiro passo se fazer é definir quem é a sua empresa, como a personalidade, posicionamento, tom de voz, estudo de mercado, etc, tudo isso vem antes de pensar na parte visual.
É até filosófico, mas sempre falo para os clientes do estúdio, se a sua empresa fosse uma pessoa como ela iria se Vestir? Conversar? Quem seria ela?
Aqui no caso eu já estou entrando em outros conceitos de Marketing, como Brand Persona que é um guia para os jeitos próprios da marca como tom de voz, e identificação.
A identidade visual é normalmente o primeiro ponto de contato com o público, em alguns casos ela é até o fator decisório na compra, imagine uma gôndola de supermercado, existem várias marcas, provavelmente você vai olhar para a que mais vai chamar a atenção primeiro ou a que está mais bem construída.
Por vários motivos, com uma identidade visual é possível definir quem é a empresa. Por isso ela precisa ser estudada e trabalhada, ela vai além de um logotipo, esse é um aspecto fundamental para a evolução de qualquer negócio.
É importante também que a sua identidade visual esteja alinhada à estratégia de branding da sua empresa, sem ele não é possível criar uma identidade forte, pois é a partir dele que definimos como será o desdobramento visual.
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