Você ouviu falar sobre os efeitos óticos estruturais?
Os nossos olhos distorcem o que vemos, isso é comum e pode acontecer com qualquer um, pois, depende da quantidade de luz e a distância que você está do objeto, em outras palavras a imagem que está impressa ou na tela, é diferente da imagem que estamos vendo.
Mesmo que a geometria do seu layout esteja perfeita podem acontecer essas distorções, por isso é mais importante o que a pessoa vê, a sensibilidade estética é sempre maior que a geométrica.
Para corrigir essa distorção, fazemos algumas correções que são conhecidas como compensação visual.
Por exemplo, se fizermos um quadrado perfeito o veremos um pouco achatado, nesse caso a metade superior parecerá maior que a inferior, isso acontece pois para nossos olhos o centro está um pouco abaixo do meio, para corrigir esse erro devemos colocar o centro geométrico um pouco mais acima.
Esse ajuste é chamado de quadrado ótico.
Ajustes na tipografia
Na construção de uma tipografia usamos muito essas correções óticas, em letras pontudas como o “A e o v” ou em letras curvas como o “O, n, s” desenhamos as suas extremidades um pouco acima dos limites das guias de orientação.
Dessa forma irá parecer que essas letras possuem a mesma altura de letras com extremidades retas, se isso não for feito elas aparentarão ser menores oticamente, observe o pangrama abaixo, é um ajuste fino, mas que funciona muito bem.
Esses ajustes também ocorrem em outras partes do corpo de uma tipografia, lembra quando falei do quadrado ótico? Que ajustamos o centro um pouco acima do real? Então esse ajuste também acontece com letras em maiúsculo, colocamos o ponto médio um pouco acima do centro geométrico.
Outro ponto para se atentar é na largura das hastes, percebemos traços horizontais mais grossos, e traços verticais mais finos, mesmo que eles tenham as medidas iguais, para corrigir faça os traços horizontais um pouco mais finos que os verticais, isso também ocorre com letras curvas, para que elas aparentem ter a mesma largura da haste, deixe-as um pouco mais largas.
Sei que apresentei aqui ajustes comuns na construção da uma tipografia, mas também podem ser usados em outras áreas.
Por exemplo: na escala de objetos, tanto o quadrado, quanto o círculo têm o mesmo tamanho, mas visualmente o círculo é menor, isso ocorre, pois, o quadrado tem a superfície maior, para compensar é só aumentar um pouco o círculo.
Recomendo que você comece a observar a sua volta, provavelmente vai perceber essas distorções, os exemplos apresentados aqui não são necessariamente regras e vão depender muito da situação para acontecerem ou não.
No meu instagram @estudiotrescomunicacao tenho postado diversas dicas sobre tipografia, inclusive fiz um sobre ajustes óticos na letra x e y, vou deixar o link para você conferir!
Espero que eu tenha ajudado, caso tenha alguma dúvida sobre o assunto é só comentar no campo abaixo, farei o possível para ajudar.
Abraço e sucesso!