Estratégias para criar uma identidade visual atrativa

Estratégias para criar uma identidade visual atrativa

A criação de uma identidade visual é o que ajuda que empresas e marcas destaquem-se em um mercado que se torna cada vez mais e mais competitivo. O mundo atual tem sido visualmente orientado, e quando os elementos não são bem projetados, deixam de transmitir a personalidade e os valores da marca.

Despertar o interesse e a conexão emocional com o público-alvo tem seus resultados a partir de estratégias eficazes, que ajudam na transmissão de uma mensagem impactante e memorável.

Por isso, a escolha das cores e tipografia, e a criação de um logotipo chamativo são alguns dos elementos que devem ser considerados como de suma importância para que um negócio alcance o sucesso.

Neste artigo vamos discutir a importância da consistência visual em diferentes canais, quais estratégias são eficientes para a criação de uma identidade visual atrativa e como conquistar a atenção e reconhecimento do seu público.

Compreendendo a identidade visual

Compreender a identidade visual é significativo para que uma estratégia de branding seja eficaz. Ela consiste no conjunto de elementos visuais que representam a personalidade, os valores e a essência de uma marca. 

Isso inclui logotipos, cores, tipografia, imagens, gráficos, entre outros componentes visuais. Em conjunto eles trabalham para construir uma imagem memorável de uma empresa.

Vamos falar melhor sobre os conceitos básicos da identidade visual? Começaremos pelas cores, cujo papel é o de evocar emoções, transmitir significados e estabelecer associações com a marca, como é o caso do Nubank, por exemplo, que conhecemos só por sua cor roxa.

Uma dica é realizar uma pesquisa sobre a psicologia das cores e identificar quais delas evocam as emoções que a empresa deseja transmitir. A paleta de cores deve ser coesa e estar alinhada com a personalidade da marca.

A tipografia é um elemento que transmite consistência para um negócio, tal como as tipografias elegantes que sugerem sofisticação. Não deixe de garantir a legalidade da tipografia, que deve também ter um bom tamanho e formato.

 Evite fontes muito elaboradas e difíceis de ler, e não abuse das tipografias disponíveis, utilize um número limitado que mantenha a consistência visual em todos os materiais e canais de comunicação

Outro elemento-chave da identidade visual é o logotipo, que é um símbolo reconhecido pelos consumidores e, portanto, deve ser único e identificável. O trabalho pode ser feito por um designer profissional que possua as habilidades necessárias para criar algo inesquecível.

Logotipos precisam ser de fácil reconhecimento, mesmo em tamanhos reduzidos ou em diferentes mídias, por isso não aposte em elementos gráficos complexos. É graças à identidade visual que o público consegue interagir e perceber uma marca, principalmente se essa representação for forte e coerente, transmitindo confiabilidade ao público. 

Se ela for desorganizada e sem nenhuma consistência, pode ser capaz de gerar confusão e prejudicar o negócio, criando uma impressão negativa nos consumidores. 

Por isso é importante considerar a percepção do público-alvo. Compreenda quais são suas preferências, valores e expectativas para que consiga gerar uma conexão emocional com eles e aumentar a identificação com a marca.

Pesquisa e Planejamento

A pesquisa e planejamento é um trabalho que deve ser sólido para que o resultado final seja ainda melhor do que o esperado. Sua importância ajuda a embasar decisões e a garantir que o público-alvo se sinta impactado pelo que a empresa quer transmitir.

Com ela será possível ter acesso a informações valiosas sobre o que os consumidores preferem, suas necessidades e quais as tendências os impactam. Para chegar a isso, é preciso investir em pesquisas, entrevistas, análises de dados e outras ferramentas.

Identificar as lacunas do mercado é crucial para que as oportunidades sejam descobertas e uma marca consiga se diferenciar, principalmente em nichos que são tão comuns e com produtos tão semelhantes. 

A análise da concorrência também é essencial, já que é crucial compreender como outras marcas se posicionam visualmente. O que a sua concorrência tem feito em termos de identidade visual? Quais são os elementos utilizados? Como se comunicam? Como o público os recebe? 

Verifique estes pontos e identifique quais são os fortes e quais são os fracos da sua concorrência, buscando se destacar através de uma identidade que seja impactante. Ou seja, para realizar uma pesquisa de mercado eficaz: 

  • Defina seus objetivos de pesquisa: Saiba, antes de iniciar, quais são as informações que você precisa ter por meio da pesquisa, quais perguntas devem ser respondidas e quais insights deseja adquirir.
  • Tenha mais de uma fonte de informação: Invista em diferentes métodos de pesquisa, como pesquisas online, entrevistas, grupos focais e análise de dados demográficos, se quiser ter uma visão abrangente do mercado e do público.
  • Faça uma análise SWOT da concorrência: Identifique as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças dos concorrentes em relação à identidade visual. Isso ajudará a identificar lacunas e encontrar maneiras de se diferenciar.

Definindo os valores, missão e visão da empresa para embasar a identidade visual

Para que a sua identidade visual seja autêntica e coerente, ela deve estar alinhada com os valores, missão e visão da empresa, elementos fundamentais para um desenvolvimento da identidade visual que seja uma representação fiel da essência da marca.

Por isso, deve-se ter atenção e não realizar a reflexão sobre eles de maneira corrida, sem direcionar um bom tempo para aquilo. É preciso encontrar uma base sólida para conseguir criar a sua identidade visual. Veja essas perguntas que podem ajudar na orientação da definição deles:

Para os Valores: Quais são os princípios fundamentais que guiam as ações e decisões da empresa? Quais são os traços de caráter que a organização valoriza e deseja transmitir por meio da identidade visual?

  • Para a Missão: Qual é o propósito central da empresa? Qual problema ela busca resolver ou que necessidade pretende atender? Como essa missão pode ser refletida visualmente?
  • Para a Visão: Onde a empresa pretende chegar no futuro? Quais são os objetivos e ambições de longo prazo? Como a identidade visual pode transmitir essa visão de forma inspiradora?

Se lembre de que metas devem ser estabelecidas com objetivos claros, para que consiga  ser orientada por um processo de criação que garantam que os resultados sejam satisfatórios.

O posicionamento da marca deve ser levado em consideração, afinal como ela deve ser percebida em relação à concorrência? Defina a mensagem específica que quer transmitir ao público-alvo por meio da sua identidade visual. Não se esqueça de que ela deve ainda causar reconhecimento e memorabilidade sendo coerente e consistente.

Criando consistência visual

A consistência visual é importante pois dá força e causa impacto a quem vê a sua identidade visual. Padronizar os elementos visuais em todos os materiais e canais de comunicação ajuda a marca a estabelecer uma identidade que seja sólida e reconhecível.

A padronização faz com que a mensagem entregue ao público-alvo seja uniforme e coerente em todos os pontos de contato. Aplicar consistentemente as cores, tipografia e elementos gráficos transmite a personalidade da marca com muito mais eficácia, mantendo ela na memória das pessoas.

Por exemplo, a Coca-Cola é conhecida por sua consistência visual mantida ao longo dos anos, com seu logotipo icônico em vermelho e branco que estão presentes em suas embalagens e propagandas.

O McDonald ‘s tem seu famoso “M” dourado utilizado em todos os restaurantes e materiais promocionais, se mantendo fiel às cores e ao seu design original. E a Nike mantém o seu logotipo em todas as suas linhas de produtos e materiais de marketing.

Uma consistência visual marcante tem cores cuidadosamente selecionadas para que emoções específicas sejam causados ao público e então eles poderão se associar a ela. 

A tipografia é quem será responsável por transmitir a mensagem de forma clara e coerente, e os elementos gráficos distintivos levarão originalidade e identidade a um negócio.

A criação de um manual de identidade visual pode ajudar na aplicação correta desses elementos visuais. Comece reunindo os elementos visuais da marca, com todas as versões necessárias do logotipo (em cores, em fundo claro ou escuro, monocromático, entre outros).

Em seguida, estabeleça regras claras para o uso do seu logotipo com os detalhes dele, como espaçamento mínimo e restrições de alterações. Indique quais serão as cores primárias e secundárias que representarão a marca, fornecendo os códigos de cores específicas (como CMYK ou RGB) para que elas sejam consistentes em todas as mídias.

Selecione as fontes que serão usadas para representar a marca. Qual será a fonte primária para títulos, subtítulos e textos principais? Qual será a fonte secundária para uso complementar? Atente-se aos tamanhos e estilos.

Descreva os elementos gráficos de forma detalhada, incluindo as diretrizes para o uso adequado, posicionamento, proporções, escalas e possíveis variações. Forneça exemplos visuais de como aplicá-los corretamente e identifique e aponte o uso incorreto dos elementos visuais.

Atualize e revise periodicamente o seu manual de identidade visual para que ele se mantenha disponível para consulta da equipe e parceiros mostrando melhorias e refletindo mudanças importantes.

Testando, obtendo feedback e mantendo a identidade visual atualizada

Testes de usabilidade e de percepção da marca são uma etapa que auxiliam no processo de criação e refinamento da da identidade visual dela. Com eles é possível avaliar como o negócio é percebido pelo público-alvo.

Os testes de percepção podem ser realizados por pesquisas, questionários e entrevistas onde os participantes dão suas opiniões sobre os elementos escolhidos, como logotipo e tipografia. Com isso, é possível identificar se a mensagem a ser transmitida está sendo percebida como foi planejado. 

Já os testes de usabilidade podem ser feitos durante a navegação em um site,  através de um teste de legibilidade em materiais impressos ou até mesmo com testes de experiência, por meio de aplicativos. 

Eles mostram como os usuários interagem com a identidade visual da marca em diferentes plataformas e onde estão os pontos de melhoria que garantam a funcionalidade dela. 

Também é importante realizar pesquisas sobre o feedback. Para isso, analise as áreas para comentários e avaliações para que se obtenha informações valiosas acerca da percepção da marca.

Ao final, as áreas que necessitam de ajustes ou refinamento vão ter sido identificadas e a identidade visual vai evoluir conforme for necessário mostrando que o negócio possui capacidade de adaptação pelo bem de seus clientes.

Com o passar do tempo continua sendo importante revisar e atualizar a identidade visual para que ela permaneça relevante e eficaz no mercado. Para isso, acompanhar as tendências torna-se essencial, já que as áreas estão em constante evolução.

À medida que a marca vai crescendo e evoluindo, a identidade visual pode precisar ser ajustada e refletir a evolução da empresa. Um exemplo recente, foi a marca BOLD de barrinhas de cereal, que mudou seu logo e identidade visual por ter visto uma necessidade de se atualizar para o mercado.

Buscando expansão, a marca usou o sentimento para incluir algumas novas ondas, presentes em toda a sua nova identidade, que serão a representação gráfica desse sentimento de expansão.

Ao longo deste artigo, exploramos estratégias para criar uma identidade visual atrativa que possa fortalecer a presença da marca e atrair a atenção do público. A identidade visual desempenha um papel fundamental na comunicação da marca e na formação da percepção dos clientes. 

Portanto, personalizar a comunicação com seus clientes é essencial para construir relacionamentos sólidos e duradouros. A personalização da comunicação mostra como é importante compreender as necessidades e desejos individuais dos clientes, segmentar o público-alvo e criar mensagens relevantes e direcionadas. Ao fazer isso, as marcas podem estabelecer conexões mais autênticas e significativas com seus clientes.

Venha saber mais lendo o nosso artigo por que personalizar a comunicação com seus clientes.

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