Quer saber o que é o Manual da Marca? Nesse artigo eu explico tudo sobre.

manual da marca

O Manual da Marca é composto por informações técnicas que tem o objetivo de orientar a forma correta de aplicação da marca em diferentes materiais e situações, assim é possível entender o conceito utilizado, as informações coletadas no briefing e as circunstâncias impostas no processo criativo.

Além de conter a construção detalhada de cada item que compõe o projeto, também são estabelecidas normas para manter preservada a IDENTIDADE VISUAL, isso facilita a confecção de peças por outras equipes como gráficas, agências ou designers.

A inúmeros manuais de identidades visuais na internet desde os mais completos aos menos detalhados, o que acontece é que depende muito da situação do projeto em questão, mas basicamente são especificados:

A Marca, símbolo, monocromia (preto e branco), redução máxima, área de proteção, escala de cinza, cores institucionais, grafismo, tipografia, usos incorretos, papelaria institucional, uniformes, embalagens, etc. Manuais mais extensos podem conter ainda mais normas como arquitetura, envelopamento da frota de veículos, etc.

Também separei três manuais que podem servir de guia e referência na hora da criação, seja você designer ou empreendedor.

Manual da Marca Adidas
Manual da Marca Vale
manual da marca Fiat

Com certeza é um item importante por todos os motivos já citados, mas também não é algo imprescindível ao ponto de um projeto estar condenado ao fracasso sem um manual, cabe sempre ao designer identificar se é pertinente ou não ao projeto.

Por exemplo, imagine que uma padaria de bairro resolva investir em um projeto de marca, um manual de identidade visual nesse caso não faria muito sentido porque provavelmente a logo seria aplicada em materiais básicos como sacos de pão, cartões de fidelidade, panfletos, etc. Que provavelmente já seriam desenvolvidos na construção da identidade visual, nesse caso um guia de utilização da marca com certeza iria suprir a necessidade e resolver o problema da padaria.

O manual da marca é o guia de orientação, ele preserva toda a identidade construída como um “guardião”, o que é importante para manter a identificação com o público alvo para que não gere a sensação de desorganização e falta de coerência nas formas de comunicação utilizada pela marca.

Conteúdo de Marketing e Vendas toda semana no seu email?

Junte-se a nossa newsletter e receba atualizações, artigos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *