De acordo com o designer brasileiro Alexandre Wollner, não é possível definir o que é design, afinal é uma área que interliga várias outras, o que acontece é que cada profissional acaba se especializando na de maior interesse, nesse artigo vou explicar o que faz um designer de marcas.
O Designer de Marcas é o responsável pela criação, aplicação e desenvolvimento da mesma, para isso existem algumas metodologias que devem ser levadas em conta na hora da criação, uma boa marca passa representatividade ao cliente através das suas cores e formas, ao contrário disso seus clientes irão ter uma má impressão do seu negócio, afetando negativamente a sua imagem.
A falta de informação, orçamento ou experiência acaba levando muitos empreendedores a desconsiderar essa etapa achando que é somente um “logo”, mas é o que representa a empresa ou instituição, ela é o ponto de partida para o desenvolvimento de uma identidade visual além de ser o primeiro contato com o público alvo.
O processo de criação começa com um briefing e uma reunião, onde faço algumas perguntas sobre o perfil da empresa, público alvo e as expectativas do cliente, pois é necessário ter total compreensão sobre o projeto além de servir como um ponto de partida para a pesquisa e fundamentação, assim é possível chegar a uma solução e desenvolver um conceito para a construção do logotipo.
Na etapa de construção é importante prever todas as possíveis situações e aplicações que poderão ocorrer com o logotipo, então caso seja pertinente ao projeto são desenvolvidas as demais versões horizontais, verticais, monocromáticas, etc.
Cor, tipografia, grafismo são elementos que auxiliam na identificação, além de compor a identidade visual eles também formam um sistema único para a empresa ajudando a fixação na cabeça do consumidor final, um bom exemplo seria o vermelho da Coca – Cola, mesmo que outras empresas do mesmo ramo usem um tom bem parecido, você reconhece a marca só pela cor ou pelo padrão gráfico criado para a sua comunicação.
Esses cuidados básicos ajudam a construir uma marca sólida, na prática esses conceitos vão além, mas é importante procurar um profissional que o auxilie e indique o melhor caminho durante o processo de construção de marca.
Caso tenha alguma dúvida, ou tenha interesse em entender melhor o processo de construção de uma marca fique à vontade para comentar no campo a baixo ou entrar em contato comigo, terei prazer em ajudar!
Um abraço e sucesso!