3 erros comuns ao colocar o Inbound Marketing em prática

As estratégias do Inbound Marketing atraem e podem beneficiar todo o tipo de empresa, independente do que ela oferece no mercado. E, principalmente no início, da inserção de novas estratégias é comum que alguns erros sejam cometidos.

Muitos profissionais sabem da importância dessa estratégia para alcançar bons resultados. No entanto, alguns desses erros têm frequências que os tornam comuns, o que facilita sua identificação.

E com isso, eles são colocados na posição de serem evitados, sendo preciso um estudo prévio do que se deve ou não fazer. Para isso, vamos te apresentar três dos principais erros na aplicação da estratégia do Inbound Marketing que devem ser evitados a todo custo.

O que é Inbound Marketing…

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing de atração, onde o objetivo é atrair clientes em potencial, também conhecidos como leads, usando conteúdos específicos. Ou seja, não é a empresa que vai em busca do cliente, mas sim ele quem vem até ela.

As estratégias dessa tática começam na atração seguindo pela conexão que se transforma em um relacionamento que no final é convertido em vendas. Para que o resultado final seja significativo, é crucial que sejam criados conteúdos de qualidade para serem distribuídos pelos meios escolhidos por cada empresa (redes sociais, blogs, sites, entre outros).

Ele segue pelo funil de vendas, que é dividido em três partes: o topo de funil (ToFu) que é quando os clientes ainda são visitantes, meio de funil (MoFu) que é quando é necessário ter informações desses visitantes e se oferece alguma oferta para transformá-los em leads, e, o fundo de funil (BoFu) que é quando ocorre o momento de decisão, onde a compra será ou não realizada. 

Os erros mais comuns na aplicação do Inbound Marketing

É comum que algumas pessoas falem por aí que o Inbound Marketing tem resultados falhos ou que sua eficiência pode não ser efetiva, e na maioria das vezes, o problema está na não aplicação de três etapas importantes dentro da estratégia. 

Mostrar pouco conhecimento para seus clientes

Quando a empresa esquece que precisa gerar valor para si mostrando seus pontos fortes e positivos, e deixando de buscar agregar com o que já foi feito. Uma marca precisa demonstrar o porquê de ser um destaque no mercado com seus feitos anteriores, e também ser uma espécie de aliada do cliente compartilhando com eles conhecimento,  pois além do que ela oferece como produtos e serviços, grande parte dos clientes também estão interessados em aprender.

É interessante quando uma marca tenta se destacar de outras abordando um assunto que já é muito comentado no seu meio de uma maneira inovadora, colocando a sua essência em um conteúdo rico e que não seja repetitivo em toda a sua forma. 

Sabemos que muitas informações acabam tendo mais do mesmo pelo tanto que são abordadas, mas  saber tratá-las de um jeito que prenda a atenção até mesmo do leitor que já está calejado do assunto, é muito importante.

A imagem de uma empresa vai se formando a partir disso e quanto mais autonomia e propriedade para se falar de determinado assunto, mais se cria confiança e apreço por ela. E é essa apresentação ao público como primeiro contato que auxiliará na conversão de seus leads.

Produzir conteúdo para apenas um estágio do funil de vendas

O funil de vendas precisa de atenção em todas as suas etapas. É importante lembrar que muitos dos seus clientes em potencial não estão preparados para finalizar a compra e, por isso, durante cada etapa devem ser elaborados conteúdos que sejam relevantes para eles.

Os leads precisam compreender o valor que o produto ou serviço tem, e no que ele pode ajudá-los. Cada fase do funil de vendas requer um tipo de voz ou um tipo de conteúdo que converse com a dor do cliente naquele estágio.

O diferencial na fase inicial é demonstrar que o mediador sabe o que o cliente está sentindo, o que ele precisa naquele instante e que tem indicações do que pode ser feito para resolver aquilo. Na fase seguinte, ele é ensinado a usar o que foi indicado e conhece mais benefícios.

E por fim, ele é direcionado a comprar soluções agora ou no futuro e a manter-se em contato com a empresa. Entra aqui outro ponto que as empresas se esquecem de levar em consideração: o contato com os clientes não deve acabar no último estágio do funil de vendas. 

Os conteúdos devem continuar sendo criados para que eles continuem fidelizados à marca. Para essa fase, os conteúdos podem ser de apresentação de novos produtos, educacionais, de entretenimento ou cases de sucesso, por exemplo.

Enteder que o Inbound é uma estratégia a curto prazo

O Inbound Marketing é uma estratégia a longo prazo porque se baseia em atrair potenciais clientes através de conteúdo relevante e valioso, ao invés de interrompê-los com anúncios invasivos.

Além disso, o Inbound Marketing envolve o uso de táticas de SEO para melhorar a visibilidade do site nos mecanismos de busca, o que pode levar meses ou até mesmo anos para alcançar resultados significativos.

Além disso, ele se concentra em criar uma jornada de compra personalizada para cada lead, através de táticas de automação de marketing, tais como e-mails de nurture, fluxos de trabalho e segmentação de leads. Isso permite que as empresas possam continuar a nutrir os leads mesmo depois que eles se tornam clientes.

O Inbound Marketing não é apenas sobre a geração de leads, mas também sobre a retenção de clientes e aumento da receita. Isso requer um esforço contínuo e consistente para manter o engajamento e a satisfação dos clientes.

Não se preocupar em gerar tráfego

Algumas empresas não se preocupam em gerar tráfego para as ferramentas que utilizam e deixam passar inúmeras oportunidades de negócio que poderiam auxiliar em seu crescimento. E há diversas maneiras de se investir nele, sendo as duas principais:

  • Tráfego Orgânico: Os conteúdos são encontrados em pesquisas do Google e o investimento nele é totalmente gratuito. Para que as estratégias tenham resultado alguns pontos devem ser seguidos, sendo o primeiro deles a definição de palavras-chave, já que o tráfego orgânico depende da busca de quem consome aquele produto/serviço.

São dois os tipos de palavras-chave que podem ser utilizadas: as head tail, termos mais abrangentes e concorridos e as long tail, termos limitado e de entregas específicas.

A criação de conteúdo deve ser de qualidade, atualizado e original. O sucesso das redes e conversão da empresa vai depender deles. Tudo isso deve ser aliado a técnicas de SEO, estas que aumentam o alcance de visitas dos canais.

  • Tráfego Pago: Os conteúdos são potencializados por anúncios pagos através de ferramentas como o Facebook Ads e Google Ads. Nesse caso, o mais importante é ter os objetivos claros, pois dinheiro estará sendo investido.

O direcionamento do público é uma tarefa que deve ser feita por quem segue pelo caminho do tráfego pago, garantindo que ele vai ser direcionado a uma landing page de acordo com o que ele quer ver.

Há ainda outras maneiras de se fazer o tráfego para uma empresa. Como o tráfego social, que é quando um seguidor compartilha o seu link em um stories, por exemplo, ou o tráfego direto, que é quando chegam até o site já conhecendo a marca e sabendo o que procuram.

Após a atração é preciso ser feita a conversão, então esses usuários serão transformados em leads. Para isso, é dado o primeiro passo na distribuição de conteúdos dentro da jornada de compra de cada cliente aumentando as chances de criar vendas.

Um negócio sempre comete alguns erros durante o seu processo de caminhada, independente de ser novo ou ter anos de caminhada no mercado. No entanto, muitos desses erros podem ser evitados e alguns não devem ser cometidos em hipótese alguma.

O caminho para o sucesso pode parecer complicado, mas quando há preparo, as chances de acerto são muito maiores. E dentro do Inbound Marketing, todas as etapas cruciais devem ser colocadas em prática para que a efetividade dos resultados seja maior.

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