As principais métricas para medir o sucesso do seu e-commerce

Força dominante no mundo dos negócios, o e-commerce se vê diariamente em uma competição acirrada entre empresas que também realizam vendas online.

Devido a isso, ser capaz de avaliar e otimizar o desempenho de uma loja virtual tornou-se fundamental para o crescimento dela. Mas medir o sucesso de um e-commerce vai muito além de apenas verificar as vendas totais.

O processo é complexo, exigindo uma compreensão profunda de diversas métricas essenciais para que um negócio online tenha bom desempenho.

As métricas são responsáveis por fornecerem aos empresários que tomem decisões mais informadas, identifiquem áreas de melhoria e foquem no crescimento da marca com mais sabedoria.

Neste artigo, exploraremos as principais métricas que todo proprietário de e-commerce precisa monitorar, destacando aquelas que são relacionadas às vendas, ao tráfego e também a aquisição de clientes, abordando a retenção e experiência deles.

Por que medir o sucesso no e-commerce? 

Afinal, o que está em jogo? Milhões de consumidores preferem a comodidade de fazer compras online, fazendo com que o setor de e-commerce cresça exponencialmente a cada dia.

Junto desse crescimento veio uma concorrência feroz e uma demanda por excelência que não se via antes. Nesse cenário, medir o sucesso de um negócio de e-commerce não pode ser optativo, mas sim necessário.

São as métricas que desempenham um papel fundamental no desempenho e na capacidade de se tomar decisões informadas. Elas são essenciais para uma marca que deseja prosperar e se destacar em um mercado saturado.

Para um e-commerce, é muito importante ter quem ofereça dados valiosos que ajudem a orientar as estratégias, para que os esforços sejam orientados juntamente dos recursos de forma mais eficaz.

As decisões de uma empresa devem ser respaldadas em dados concretos e são as métricas que os mostram, ajudando na compreensão de como uma marca tem se saído perante os concorrentes.

Além disso, os pontos fortes e fracos de um e-commerce também podem ser expostos internamente para a empresa, que tem a possibilidade de trabalhar na melhoria do que é necessário e fortalecer as vantagens competitivas.

O mercado de e-commerce é dinâmico. As tendências e as preferências dos consumidores mudam rapidamente e, com as métricas, essas mudanças podem ser detectadas com antecedência, dando vantagem para adaptações rápidas.

As métricas relacionadas a operações e logística também são importantes, pois mostram as deficiências e oportunidades no estoque, atendimento ao cliente e em outros aspectos operacionais.

Outra questão importante é que um empreendedor precisa ter em mente que o e-commerce gira em torno dos clientes, e os resultados das análises podem ajudar a manter um nível excelente de satisfação enquanto constrói relacionamentos duradouros.

Medindo o sucesso de um e-commerce, não se avalia apenas o desempenho do que já se passou, mas também se olha para o futuro de um negócio. A avaliação de desempenho nesse tipo de ambiente é crucial.

Quais São as Métricas de Vendas 

As métricas de vendas fornecem uma visão clara e concreta do desempenho de uma empresa e sua geração de receita. Compreender e monitorar essas métricas é essencial para o sucesso de qualquer empreendimento online.

É preciso conhecer cada uma delas e dominá-las, não apenas para medir o sucesso, mas também para identificar áreas de melhorias e otimizar os esforços de vendas.

  • RECEITA TOTAL

Ela mede o faturamento bruto do e-commerce, representando o valor total das vendas realizadas em um período específico. Essa métrica é um indicador direto do desempenho das estratégias de vendas e marketing e é fundamental para calcular outras métricas, como o ROI.

Para medi-la calcule a soma de todas as vendas realizadas dentro de um determinado período.

A Receita Total oferece uma visão imediata do desempenho geral de um e-commerce, sendo a base para realizar a avaliação do quanto ele vem crescendo ao longo do tempo e como as estratégias tomadas afetam as vendas.

  • TAXA DE CONVERSÃO

Ela avalia a eficácia do site da marca em transformar os visitantes em clientes reais, calculando a porcentagem dos que realizaram uma ação desejada, como realizar uma compra, em relação ao número total dos mesmos. A métrica ajuda também a identificar áreas de melhoria no funil de vendas. 

Para medi-la divida o número de conversões, como as comprar, pelo número total de visitantes e multiplique por 100 para obter a taxa de porcentagem.

Quanto maior a Taxa de Conversão, mais eficácia estão tendo as estratégias de vendas e atração de clientes.

  • TAXA DE ABANDONO DE CARRINHO 

Ela representa o número de clientes que adicionam produtos ao carrinho de compras, mas não concluem a compra. 

Para medi-la divida o número de pedidos concluídos pelo número de carrinhos abandonados e multiplique por 100

Quando a taxa de abandono de carrinho está alta indica que oportunidades perdidas de conversão e identificar os motivos ajuda na implementação de melhorias, como simplificar o processo de checkout.

  • RETORNO SOBRE INVESTIMENTO (ROI)

Ela avalia a eficácia das campanhas de marketing e publicidade, comparando o lucro gerado com o custo de investimento. 

Para medi-lo subtraia o custo do investimento do lucro total obtido com uma campanha e divida pelo custo do investimento. Multiplique por 100 para obter a porcentagem.

Quando o ROI está positivo, quer dizer que as estratégias estão gerando lucro. A empresa pode então concentrar-se nas campanhas que oferecem o melhor retorno.

São as métricas de venda que oferecem informações valiosas sobre como uma empresa está gerando receita, enquanto converte os visitantes e otimiza os resultados financeiros.

Métricas de Tráfego e Aquisição de Clientes 

A atração de visitantes para o site de e-commerce é crucial, mas é preciso que não sejam apenas atraídos tráfego para ele, mas também garantir que este seja relevante e propenso na conversão em clientes.

  • VISITANTES ÚNICOS

Ela mede o número total de indivíduos únicos que visitaram o site do e-commerce dentro de um período específico. Esses visitantes são contados apenas uma vez, mesmo que retornem outras vezes.

Para medi-la utilize ferramentas de análise de tráfego, como o Google Analytics, para conseguir rastrear o número de visitantes únicos no site.

Os visitantes únicos mostram o alcance da loja virtual, e quando há um aumento constante dela sugere uma crescente conscientização do negócio e das estratégias de marketing mais eficazes.

  • TAXA DE REJEIÇÃO

Ela avalia a porcentagem de visitantes que entram no site e saem sem realizar uma ação desejada.

Para medi-la utilize ferramentas de análise de tráfego.

Quando está alta, a taxa de rejeição indica que os visitantes não têm encontrado o que procuraram ou tiveram uma experiência negativa. As páginas e a usabilidade devem ser otimizadas.

  • FONTES DE TRÁFEGO

Ela mostra a origem dos visitantes do site, como por exemplo, por tráfego orgânico, tráfego direto, entre outros.

Para medi-las utilize ferramentas de análise para rastrear de onde vem os visitantes.

As fontes de tráfego ajuda a direcionar os esforços de marketing e recursos para áreas mais eficazes, mostrando quais canais merecem mais atenção.

  • CUSTO POR AQUISIÇÃO (CPA)

Ela representa o custo médio para se adquirir um novo cliente, avaliando a eficácia das campanhas.

Para medi-la divida o custo total das CPAs pelo número de novos clientes adquiridos no mesmo período.

Quando os resultados são positivos, a empresa está gastando os recursos de marketing corretamente, auxiliando no ROI.

Essas métricas de tráfego e aquisição de clientes auxilia um e-commerce a atrair visitantes relevantes, diminuir sua taxa de rejeição e otimizar suas campanhas e gastos com marketing.

Métricas de Retenção de Clientes 

A retenção de clientes é o que guia o sucesso a longo prazo. Conquistar um cliente é apenas o começo, já que é importante mantê-los satisfeitos e prontos para retornarem. Os clientes podem ainda se tornarem defensores da marca, gerando uma receita contínua para o negócio. 

  • TAXA DE RETENÇÃO DE CLIENTES

Mede a porcentagem de clientes que retornam ao site e fazem compras repetidas ao longo do tempo, avaliando se a base de clientes existentes está se sentindo satisfeita.

  • FREQUÊNCIA DE COMPRA 

Indica a frequência pela qual os clientes compram da empresa em um determinado período, permitindo que eles sejam segmentados de acordo com o seu comportamento de compra.

  • VALOR DO TEMPO DE VIDA DO CLIENTE (CLV)

Ela representa o valor total gerado por um cliente médio durante todo o relacionamento, considerando o valor das compras individuais e a frequência de compras.

Essas métricas ajudam a determinar os gastos para adquirir um novo cliente, orientando as estratégias de marketing, retenção e fidelização de cliente, deixando o empreendedor melhor preparado para cultivar bons relacionamentos com os clientes.

Métricas de Operações e Logística 

As métricas de operações e logística analisam a satisfação e fidelidade do cliente, monitorando não apenas a qualidade do que é oferecido, mas também de como os clientes se sentem com a marca.

  • TAXA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE (NPS) 

Ela avalia a satisfação geral dos clientes com a marca, classificando a satisfação em uma escala de 0 a 10. Suas respostas os classifica como Promotores, Passivos ou Detratores, fornecendo uma visão rápida e direta.

  • AVALIAÇÕES E COMENTÁRIOS

Elas representam o feedback direto dos clientes, e podem ser deixados no site ou nas redes sociais, de forma numérica ou por escrito.

  • TAXA DE SUPORTE AO CLIENTE 

Ela mede a eficácia do atendimento, mostrando a porcentagem de consultas ou problemas que foram resolvidos. Quanto maior, melhor a satisfação do cliente.

Essas métricas ajudam na criação de relacionamentos duradouros, maior qualidade do serviço e aumento da satisfação do cliente, com resposta eficaz às necessidades deles.

Métricas de Marketing

O marketing desempenha um papel crucial para os e-commerces. É preciso avaliar a eficácia das estratégias de marketing para avali

  • TAXA DE CLIQUES (CTR)

Ela mede a eficácia de anúncios ou links na atração dos usuários. É geralmente usada em campanhas de publicidade online e indica porcentagem de pessoas que clicaram no anúncio em relação ao número de pessoas que o viram, mostrando se ele é relevante ou não.

  • TAXA DE ABERTURA DE E-MAILS

Ela mede a porcentagem de destinatários que abriram um e-mail enviado pela marca. A taxa alta mostra que eles têm chamado a atenção.

  • ENGAJAMENTO EM MÍDIAS SOCIAIS

Ela mede curtidas, comentários, compartilhamentos e interações nas publicações nas redes sociais, mostrando se o público tem acompanhado o conteúdo e como tem reagido a ele.

Métricas Financeiras

  • MARGEM DE LUCRO

Ela analisa a porcentagem de lucro obtido com a venda do que é oferecido, depois de deduzir os custos e despesas, determinando a rentabilidade do negócio.

  • CUSTOS OPERACIONAIS

Eles englobam todas as despesas necessárias para o e-commerce funcionar, como despesas de marketing e pagamentos dos funcionários. Assim, a estrutura de custos pode ser mais saudável maximizando os lucros.

Ferramentas de Análises de Dados para E-commerce

Os dados são muito importantes no mundo do e-commerce. Mas é preciso utilizar as ferramentas certas para coletar, analisar e extrair insights significativos dos dados.

Com elas é possível otimizar páginas, verificar os resultados obtidos com as estratégias de marketing e checar as conversões. Também é possível segmentar campanhas de marketing e manter registros detalhados dos clientes.

O Google Analytics é uma dessas ferramentas. Amplamente utilizado, ele oferece uma visão abrangente do tráfego do site, comportamento do usuário, entre outros fatores importantes, de maneira detalhada.

Já as ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) tem como foco maior o gerenciamento de relacionamento com os clientes. Elas rastreiam informações como o histórico de compras deles, e auxiliam na personalização da experiência.

Algumas plataformas possuem recursos de análise integrados, como o Shopify. Isso simplifica o acesso aos dados de um negócio e as estratégias podem ser atualizadas mais rapidamente.

Como Interpretar e Agir com Base nas Métricas

Saber interpretar e usar os dados é crucial para impulsionar um e-commerce. Metas devem ser estabelecidas de maneira clara para que se compreenda melhor se elas têm alcançado os resultados desejados.

Com as métricas é possível realizar estratégias para otimização do que está funcionando e do que precisa ser ajustado. E em um ambiente em constante mudança, como é o caso do e-commerce, ser flexível é crucial.

Essa flexibilidade permite que as estratégias sejam ajustadas no momento certo, seguindo as tendências do mercado, por exemplo. Por isso, dominar o uso das ferramentas de análise torna um empreendedor capacitado para levar o seu e-commerce ao sucesso.

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