Como atrair leads para construtoras através do Inbound Marketing

Colocando em prática estratégias de Inbound marketing para Construtoras, a geração de leads para sua empresa irão aumentar muito.

O avanço tecnológico e a necessidade da presença online fez com que todo tipo de negócio precisasse se encontrar e se reinventar para crescer, Veja nesse artigo como o Inbound marketing para construtoras pode ser útil.

Através do Inbound Marketing, algumas pessoas podem ter a impressão de ser muito mais fácil trabalhar com assuntos voltados à beleza e moda, do que divulgar trabalhos como os de um vendedor de autopeças ou de uma empresa de colchões, por exemplo. E isso porque os meios tradicionais parecem atrair muito mais leads do que essa estratégia.

No entanto, o que é preciso ser compreendido é que com a estratégia correta tudo tem grandes chances de crescimento significativo, seja onde for. E dentre as possibilidades também está o ramo da construção civil, já que o Inbound Marketing também funciona muito bem para as construtoras que querem ser encontradas pelo meio digital.

Mas o que é o Inbound Marketing e como se gera um lead?

O Inbound Marketing consiste em estratégias de marketing que visam atrair e converter clientes usando conteúdo. Ele é diferente do marketing tradicional pois a empresa não vai até aos clientes, mas utiliza vários meios como as redes sociais, seo, tráfego pago, etc. Com o intuito de ser encontrato pelo seus clientes.

São realizadas ações que desde o início visam transformar os visitantes do blog ou site de em um lead. Ou seja, lead é aquele que demonstra interesse por seu produto/serviço e que é conduzido para o funil de venda, ficando ainda mais qualificado para a etapa final: a compra.

A geração de leads é um dos pilares estratégicos do Inbound Marketing, com suas técnicas de atração de novos visitantes e conversão desses visitantes em leads.

A geração de leads pode seguir as seguintes etapas:

  • Definição da Persona: Quem são os seus clientes, quais os seus comportamentos, onde vivem, o que consomem?
  • Distribuição de oferta: Um e-book, infográfico, webinar, entre outros;
  • Landing Page: Para a conversão dos seus visitantes em leads e para distribuir o material produzido;
  • Promoção da oferta gerando tráfego para a Landing Page.

É importante lembrar que a meta principal é que sejam gerados leads qualificados que realmente podem se tornar clientes e realizar uma compra ao final da sua etapa de vendas.

Como implementar o Inbound Marketing na sua Construtora:

Para que uma construtora tenha um crescimento significativo no mundo online, é importante que ela tenha inicialmente o básico: um site que mostre seus empreendimentos já existentes e os lançamentos futuros.

Sites, passam profissionalismo e seriedade. Um site simples, atraente e fácil de navegar vai atrair o cliente certo para sua empresa, pois elas não se sentirão perdidas e encontrarão o que buscam muito facilmente. 

Para maior atração de clientes, informações acerca das construções devem ser divulgadas também no site, como localização, tamanho da infraestrutura, benefícios para o comprador, fotos e o que mais for atrativo. 

As informações da construtora também devem estar visíveis, como o telefone ou acesso ao blog. Os blogs fazem parte da estratégia de conteúdo e criar um para uma empresa aumenta sua relevância e coloca-a em destaque no mercado. 

Eles são uma maneira de mostrar a presença digital de um negócio na área em que ele se encontra e auxiliam no seu crescimento nesse meio, colocando-o como referência e mostrando o seu diferencial perante seus concorrentes. 

É preciso ter foco em engajar o público com o que é postado, por isso as postagens devem educar os clientes e leads tirando suas principais dúvidas e até saciando aquelas que eles não tinham. 

É importante também que a empresa tenha certa consistência nas redes sociais, com publicações que atraiam seus clientes, que os divirta e que lhes informe de alguma maneira sobre o projeto/serviço ou sobre o que uma construtora faz, por exemplo.

A criação de um blog é simples! Basta escolher a plataforma, registrar o domínio, escolher um CMS para gerenciamento de conteúdo e contratar uma hospedagem efetiva. A partir disso é crucial ter definido a persona, compreender as metas de sua criação, ter em mente as palavras chaves que serão utilizadas e então dar os primeiros passos nas postagens. 

Uma dica, principalmente para iniciantes: a compreensão do que é e como colocar em prática o SEO, conjunto de técnicas que levam a melhora da classificação de um site em páginas de busca, é um ponto que deve ser levado em consideração por quem quer ter resultados. 

Com o aumento do consumo de vídeos, esse tipo de produção é outro que pode ser um aliado poderoso de uma construtora, pois através do visual o cliente pode se encantar com o serviço oferecido ao vê-lo em construção ou já pronto, aguçando ainda mais a curiosidade para saber mais.

Trafégo Pago

O investimento em anúncios também pode ser realizado para que a propensão de cliques seja ainda maior, quando o possível cliente esteja navegando pela internet. Eles oferecem a opção de que a geolocalização seja especificada, segmentando assim os anúncios para uma determinada área e atingindo pessoas relevantes. Outra maneira de investir é no Facebook Ads ou Google Ads, com campanhas de anúncios. 

O Facebook Ads é uma ferramenta de mídia paga do Facebook muito utilizada no Marketing Digital e que permite a criação de anúncios para divulgação das marcas na rede e no Instagram.

A ferramenta autoriza que seja feita uma segmentação dos anúncios possibilitando que ocorra assim um número maior de conversões em diferentes tipos de públicos ou direcionando os anúncios as pessoas que mais se identificarão com eles.

Por ser uma das mídias pagas que mais têm resultado no mercado, suas ferramentas tem das mais diversas funções, como os formatos disponíveis para as campanhas que podem ir além do uso textual, por exemplo. O Facebook Ads apresenta ainda o Gerenciador de Negócios, voltado para criadores que queiram monitorar os anúncios e mensurar os resultados.

Ressaltamos aqui que essas atividades são de suma importância para que seja verificado se as campanhas estão valendo a pena. E também há a possibilidade de impulsionar as publicações, principalmente aquelas que já têm melhor desempenho e direcioná-las a inúmeros grupos.

Já o Google Ads é a plataforma de anúncios em pesquisa, display, Gmail, Play Store e YouTube do Google e tem um público segmentado maior do que em qualquer outra plataforma.  

Os locais onde os anúncios aparecerão podem ser exibidos a partir de palavras-chaves ou cookies, e eles podem ser encontrados em banners de anúncios em alguma página acessada ou antes de assistir a um vídeo no YouTube, por exemplo. 

Uma das vantagens do uso do Google Ads está no investimento feito nele, pois na rede de pesquisa os anúncios são pagos apenas quando alguém clica no link, acessando o site do anunciante. 

Outra relevância da plataforma é o motivo de que ela vai ao ar e já tem alguns resultados imediatos. Junto a isso há a possibilidade de otimizar as Landing Pages e analisar o fluxo de conversão dos anúncios, para entender quais resultados o negócio está tendo e o que deve ser melhorado ou impulsionado. 

O Google Ads ainda pode auxiliar na descoberta das melhores palavras chave para qualquer tipo de empresa e também contribui a trazer os clientes independente do estágio em que eles se encontram no funil de vendas. 

Vale ressaltar que após a captura dos leads é preciso gerenciá-los em conjunto de uma equipe de vendas, e pode-se utilizar de ferramentas como um software CRM, que acompanha os leads qualificados para as vendas enviadas para o comercial.

É crucial que todos sejam atendidos para que passem pelo processo de vendas gerando produtividade para a equipe e otimizando as conversões, aumentando assim a busca pela empresa na internet e facilitando o uso das redes, por parte de seus gerenciadores, mostrando que o mundo online não é um monstro de sete cabeças e que é tudo questão de estratégia.

Conteúdo de Marketing e Vendas toda semana no seu email?

Junte-se a nossa newsletter e receba atualizações, artigos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *