A publicidade online se tornou indispensável para as empresas que buscam expandir sua presença para alcançar públicos segmentados. Para isso, surgiu a necessidade de uma ferramenta cujo papel seria fundamental nesse cenário para a gestão de anúncios online para maximizar a performance dos e-commerces.
O Google Ads foi a resposta que todos procuravam, oferecendo uma plataforma versátil e poderosa. Mas, com o passar do tempo e o surgimento de novas necessidades por parte dos consumidores, abordagens inovadoras se tornaram mais e mais precisas.
Surge então uma nova campanha projetada para otimizar a performance de uma maneira automatizada usando machine learning: a Performance Max. Este artigo explora profundamente a combinação entre as duas ferramentas, abordando estratégias que as empresas podem utilizar para a publicidade online.
O Papel do Google Ads na Publicidade Online
Empresas de todos os tamanhos sabem que conseguem alcançar públicos globais promovendo seus produtos e serviços. E esse é um dos papéis fundamentais do Google Ads, uma plataforma que possui grande influência enquanto veicula os anúncios online de um e-commerce.
O Google Ads é uma plataforma de publicidade paga que permite que os anunciantes criem seus anúncios e possam exibi-los em uma variedade de formatos, como resultados de pesquisa ou vídeos no Youtube, por exemplo.
Na plataforma é possível se criar campanhas, grupos de anúncios e anúncios individuais. Há ainda a escolha das Palavras-chave pelos anunciantes, para que quando os usuários as pesquisarem, encontrem os anúncios relacionados a elas.
A boa fama do Google Ads vem graças a sua capacidade de exibir anúncios relevantes para os usuários certos, chegando até eles com base em seus interesses e comportamentos online. Ou seja, a experiência se torna muito mais direcionada e personalizada.
A ferramenta oferece também opções mais avançadas de segmentação para que os anúncios sejam ainda mais certeiros, chegando ao público-alvo com base em critérios como localização geográfica e idade.
Estamos em uma era onde o perfil do consumidor envolve maiores exigências e mudanças constantes e, devido a isso, as estratégias online também precisam se transformar. O Google Ads acompanhou essas mudanças, e incorporou recursos importantes demonstrando que pode se adaptar e atender às demandas o tempo todo.
Porém, com tantas mudanças tornou-se essencial que novas abordagens mais avançadas e que otimizam ainda mais o desempenho das campanhas surgissem. Emerge então o Performance Max.
O que é o Performance Max?
O Performance Max é um formato de campanha do Google Ads que utiliza o aprendizado de máquina para otimizar anúncios em diversos tipos de plataformas, como pesquisa e vídeo.
Seu foco é o de ter campanhas publicitárias com um foco muito maior na gestão de anúncios online com uma abordagem automatizada e orientada por dados, alcançando uma ampla audiência.
O recurso é responsável pela capacitação dos anunciantes na exploração da automação inteligente visando a maximização de resultados enquanto simplifica a gestão das campanhas em canais e formatos variados.
Com os dados de conversões e utilizando o histórico de desempenho, um e-commerce atinge seus objetivos de marketing com mais eficiência e de forma mais avançada. Estes direcionarão os anúncios para uma audiência que realmente tem maiores chances de se envolver com os anúncios.
Uma característica importante do Performance Max é que o recurso é mais simplificado e automatizado que as campanhas tradicionais do Google Ads.”
Isso dá à plataforma o poder de definir quais são os formatos e canais que funcionam melhor dentro das expectativas que o e-commerce possui. Assim, ocorre uma otimização holística da performance enquanto o aprendizado de máquina realiza os direcionamentos nos momentos mais relevantes.
Como Utilizar o Performance Max?
Para garantir que sua campanha tenha os melhores resultados possíveis, é preciso elaborar uma estratégia que maximize as suas chances de sucesso.
Uma das chave principais para o sucesso do Performance Max é a profunda compreensão da jornada do cliente. Afinal, entender como eles chegaram até o site e quais desafios que enfrentaram até o momento é crucial para alinhar as estratégias com suas expectativas.
Dentro do Google Ads, ao clicar em “criar campanha”, dentro da ferramenta, você vai escolher o seu objetivo. Ele oferece várias opções para que você escolha qual se alinha melhor aos seus objetivos.
Em seguida você vai selecionar o tipo de campanha e optar por Performance Max. Depois é só definir as metas da campanha, os tipos de conversões que deseja rastrear e otimizar, e também os locais e idiomas de segmentação.
Além disso, é possível selecionar categorias de produtos e serviços relevantes para que a campanha seja direcionada ao público-alvo. O e-commerce deve ter em mente que precisa criar anúncios que sejam atraentes e relevantes para o seu público-alvo, alinhados com a mensagem que ele quer transmitir.
É necessário ainda estabelecer um orçamento diário ou vitalício para as campanhas, assim como os lances máximos que o e-commerce está disposto a pagar por ações. O Performance Max vai otimizar automaticamente quais são os lances para que o melhor desempenho seja alcançado dentro do que foi estipulado.
É mais do que importante acompanhar de perto o desempenho de cada uma das campanhas, analisando métricas como a taxa de conversão e custo por ação (CPA). Assim como realizar testes A/B para identificar quais combinações tem o melhor desempenho, com diferentes variações de criativos, mensagens e públicos.
O próprio Performance Max oferece ferramentas para análise de dados, auxiliando que um e-commerce avalie seu desempenho, crie relatórios personalizados e faça os ajustes necessários na técnica.
O aprendizado de máquina é um dos órgãos vitais do Performance Max, permitindo a otimização em tempo real com base em dados que mudam e evoluem a todo instante.
Devido a isso, é preciso entender como o algoritmo funciona para maximizar a abordagem, monitorando de perto as métricas e tendo como resultado uma excelente gestão de anúncios online.
O aprendizado de máquina vai ajustar os lances automaticamente e direcionar os anúncios para os públicos que mais demonstram propensão a converter.
Como mensurar e avaliar o desempenho no Performance Max?
Mensurar o desempenho é essencial para qualquer campanha de um e-commerce no universo online. Não é à toa que uma gestão de anúncios online não tem sucesso, se não for mensurada e avaliada continuamente.
O passo mais eficaz para que os recursos sejam alocados, as estratégias sejam adaptadas e o investimento traga retorno é compreender o impacto das campanhas dentro do e-commerce.
Dentro das plataformas aliadas do marketing digital, são oferecidas diversas campanhas para os e-commerces. No entanto, algumas métricas são amplamente reconhecidas e utilizadas de maneira geral:
- Taxa de Cliques (CTR): Mostra uma porcentagem de pessoas que clicaram em um anúncio em relação ao número total de visualizações. Quando está alta, o público vê a campanha como relevante.
- Custo por Ação (CPA): Ela calcula o custo médio de uma conversão. Quanto mais baixo demonstra que as conversões estão acontecendo a um custo mais eficiente.
- Taxa de Conversão: Mede quantos cliques feitos nos anúncios resultaram em ações desejadas, como uma compra. Quanto mais alta a taxa, melhor o resultado.
- Retorno sobre o Investimento (ROI): Mostra a relação entre o valor investido com publicidade e o valor gerado em receitas.
Um e-commerce deve lembrar-se de observar as tendências, assim como eventos externos e flutuações sazonais que podem estar afetando o desempenho de uma campanha.
E mais, a plataforma do Performance Max foi projetada com o intuito de passar por uma otimização contínua. Isso significa que as campanhas devem ser aprimoradas constantemente.
Exploramos neste artigo…
Sobre os diferenciais do Performance Max e como essa abordagem inovadora de publicidade online pode revolucionar campanhas dos e-commerces.
O Performance Max oferece uma abordagem inteligente e automatizada para alcançar os públicos-alvo de uma maneira muito mais eficiente e eficaz.
Ao aproveitar as capacidades do aprendizado de máquina e as demais estratégias é possível elevar suas campanhas de marketing e maximizar resultados.
Próximo Passo: Aprenda a Dominar Completamente o Performance Max
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