O e-mail marketing é uma estratégia eficiente para o sucesso digital de quem deseja alcançar e engajar seu público-alvo. Através dele é possível maximizar o impacto digital de uma marca conquistando, envolvendo e convertendo os clientes.
Mesmo com o surgimento de novas plataformas de comunicação, o e-mail segue sendo uma ferramenta essencial para o marketing digital, proporcionando resultados sólidos e mensuráveis.
Neste artigo, exploraremos os principais benefícios do e-mail marketing, as melhores práticas para implementá-lo e como aproveitar ao máximo essa estratégia. Aproveite o nosso guia de e-mail marketing!
O que é o e-mail marketing?
O e-mail marketing é uma estratégia de marketing digital que envolve o envio de mensagens comerciais por e-mail para uma base de contatos qualificados. Ele é uma forma eficaz de comunicação direta com possíveis clientes e oferece às empresas a chance de promoverem seus produtos ou serviços e até mesmo conteúdos publicados em outras redes.
O canal de comunicação é estratégico e ajuda a estabelecer e fortalecer o relacionamento com os clientes, impulsionando vendas e aumentando a visibilidade da marca.
Ele se diferencia daqueles e-mails promocionais genéricos que costumamos receber, sendo estruturado para enviar mensagens relevantes e personalizadas, que são adaptadas aos clientes, visando seus interesses e necessidades.
As empresas conseguem ainda automatizar parte de seus processos e configurar sequências de e-mails automáticos que são acionados quando os destinatários executam uma ação. Com isso, é possível nutrir os leads e engajar os clientes em potencial.
Com essas informações, cada empresa pode avaliar a eficácia de suas campanhas e identificar quais são as áreas de melhoria, o que oferece a elas uma tomada de decisões muito mais embasadas em dados que são concretos.
Para ter um resultado positivo, as marcas devem construir uma lista de contatos qualificada e enviar mensagens que sejam relevantes e envolventes. Mas não apenas isso, os destinatários devem ter permitido o envio dos e-mails e a empresa precisa respeitar as leis de privacidade adotando as boas práticas de envio.
Aqui estão algumas leis de privacidade e boas práticas essenciais:
Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR)
- É preciso ter consentimento explícito dos destinatários antes de enviar e-mails comerciais e fornecer opções claras de cancelamento de inscrição (opt-out) em cada e-mail.
- Proteja e armazene adequadamente os dados pessoais dos destinatários.
Lei CAN-SPAM (Controlling the Assault of Non-Solicited Pornography And Marketing Act)
- Não envie e-mails comerciais não solicitados e inclua um endereço físico válido e informações de contato no rodapé dos e-mails.
- Não utilize linhas de assunto enganosas ou falsas.
Boas práticas de envio
- Mantenha sua lista de contatos atualizada, removendo endereços de e-mail inativos ou não engajados e evite comprar listas de contatos ou utilizar listas de terceiros sem permissão explícita.
- Personalize suas mensagens e segmente seus envios para garantir relevância e respeite as preferências dos destinatários em relação à frequência de envio.
- Monitore e remova regularmente endereços de e-mail que geram reclamações ou retornos constantes.
Quais os benefícios do e-mail marketing?
O e-mail marketing oferece uma série de benefícios e vantagens que o tornam uma estratégia de alto valor para as empresas. No mundo digital competitivo de hoje em dia, é mais do que fundamental entendê-los e aproveitá-los. Vamos abordar alguns deles a seguir.
Alcance direto ao público-alvo
Enviando e-mails para os contatos que estão em sua lista, é possível se comunicar diretamente com eles, adquirindo uma oportunidade única de envolvimento com quem está interessado em sua marca ou serviço.
O e-mail marketing é entregue diretamente na caixa de entrada do destinatário, diferente de outros tipos de publicidade digital que se perdem no meio de outras. Graças a isso, a visibilidade aumenta e a mensagem tem mais chances de ser lida.
Segmentação e personalização
A sua lista de contatos pode ser segmentada e as mensagens personalizadas, seja com base em dados demográficos, comportamentais ou de preferências. Os e-mails podem ser direcionados para cada um dos segmentos que você criar.
Com a segmentação será possível enviar um conteúdo relevante e personalizado para grupos diferentes, melhorando a experiência do destinatário, aumentando o engajamento e as chances de conversão.
Seus clientes mais fiéis podem receber ofertas exclusivas, conhecer as novidades em primeira mão ou receber mensagens sobre carrinhos abandonados, por exemplo.
Custo benefício
Se comparado às outras estratégias de marketing, o e-mail marketing é o que melhor apresenta um excelente custo-benefício. Suas ferramentas são mais acessíveis, com recursos avançados de automação e segmentação.
O custo de envio também é relativamente baixo, principalmente se comparado a outras formas de publicidade digital, como os anúncios pagos presentes nas mídias sociais.
Mensuração e análise
O e-mail marketing possui uma capacidade de mensurar e analisar o desempenho das campanhas, pois suas ferramentas mostram métricas detalhadas, como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão, por exemplo, que permitem a avaliação do sucesso das campanhas e do ROI.
Como utilizar o e-mail marketing de forma eficaz
O potencial oferecido pelo e-mail marketing é enorme e crucial para impulsionar o sucesso da sua empresa, mas é preciso saber como utilizá-lo de forma eficaz. Para isso, podem ser colocadas em práticas quatro estratégias:
- Construindo uma lista de contatos qualificada:
Uma lista de contatos qualificada é a base de uma campanha de e-mail marketing muito bem-sucedida. Esqueça o comprar uma lista pronta ou adquirir os endereços de e-mails de forma aleatória!
É fundamental construir uma lista com quem verdadeiramente está interessado em sua empresa ou marca. Isso pode ser feito através de formulário de inscrições nos quais se oferece um conteúdo relevante em troca do endereço de e-mail do visitante, por exemplo.
O foco é ter uma lista de contatos de qualidade com pessoas mais propensas a engajar com suas mensagens.
- Segmentação e personalização
A segmentação e personalização é um dos principais diferenciais do e-mail marketing. Primeiramente, a sua lista poderá ser dividida em grupos que tenham características semelhantes, como idade, localização ou interesses.
Após isso, as mensagens serão direcionadas e relevantes para cada segmento, o que vai aumentar as chances de engajamento e conversão dos possíveis clientes.
Em seguida, temos a personalização que vai ajudar no estabelecimento de uma conexão genuína com os destinatários. Por exemplo, pode ser usar o nome dele na linha de saudação e enviar um e-mail com aquilo que ele prefere, para chamar sua atenção.
- Criando conteúdo relevante e envolvente
O conteúdo pode ser visto com o coração de uma campanha de e-mail marketing, pois para atrair a atenção e o engajamento dos destinatários ele deve ser relevante, útil e envolvente.
Não deixe de escrever de forma clara e concisa e de inserir uma CTA clara e convincente. Além disso, utilize imagens, vídeos ou até mesmo infográficos buscando tornar aquilo visualmente atraente.
- Design responsivo e atrativo
Um design responsivo e atrativo deixa as mensagens enviadas muito mais agradáveis visualmente, independente do dispositivo por onde ela será lida. Elas precisam ser otimizadas para smartphones e tablets!
Não se esqueça de que ele deve refletir a identidade visual de sua marca, com cores e elementos gráficos alinhados a ela. Mantenha seu layout limpo e organizado, facilitando a leitura e a localização de informações importantes.
Não se esqueça de testar e otimizar suas campanhas de e-mail marketing. Isso vai garantir o sucesso contínuo de suas estratégias, então realize testes cuidadosos e analise os dados.
Você pode testar linhas de assunto, horário de envio, conteúdo, design, CTAs e até mesmo a frequência de envio. Os testes A/B, por exemplo, permitem que você envie o mesmo e-mail de várias maneiras para grupos separados e analisar os resultados para ver qual a melhor versão.
Qual a importância da automação do e-mail marketing?
A automação do e-mail marketing permite que as interações sejam automatizadas e personalizadas, aumentando a eficiência e a relevância de suas campanhas, através da otimização delas.
Os e-mails serão enviados com base em gatilhos predefinidos, como uma data específica ou estágio do funil de vendas, com mensagens relevantes e oportunistas para os destinatários. Seu contato será constante.
Tempo e esforço eliminarão a necessidade de enviar manualmente cada um dos e-mails de forma individual. Os e-mails poderão ser configurados para envios automáticos e enviados pelo sistema, que fará isso da maneira correta e na hora certa.
Ou seja, a automação torna possível que enquanto você se mantém concentrado em outras tarefas do seu dia a dia, também segue uma constante comunicação com seus contatos.
As sequências de e-mails automáticos são a melhor opção para quem quer nutrir seus leads e engajar-se com clientes ao longo do tempo. Elas são formadas por uma série de e-mails que foram pré-programados enviados em intervalos específicos, para educar, informar e direcionar. Por exemplo:
- Crie uma sequência de boas-vindas para novos assinantes, fornecendo informações relevantes sobre sua empresa, produtos ou serviços.
- Desenvolva sequências de acompanhamento para nutrir leads em diferentes estágios do funil de vendas.
- Ofereça conteúdo personalizado e direcionado para cada etapa do funil, com o objetivo de converter leads em clientes pagantes.
- Utilize ferramentas de automação para enviar e-mails em intervalos específicos, garantindo uma comunicação consistente.
- Personalize o conteúdo dos e-mails com base nos dados disponíveis, como nome, histórico de compras e preferências do destinatário.
- Forneça valor contínuo e relevante em cada e-mail da sequência para construir confiança e autoridade.
- Monitore e analise os resultados das sequências de e-mails, fazendo ajustes conforme necessário para otimizar o desempenho.
Lembre-se de fazer isso de maneira estratégica, pensando no interesse e comportamento do destinatário, para construir confiança e autoridade, aumentando as chances de conversão.
Não deixe de personalizar os e-mails, com nomes, histórico de compras, preferências de produtos, por exemplo. A personalização em casa permite que sejam criadas experiências individualizadas para os grupos segmentados.
Integrando o e-mail marketing com as mídias sociais
Integrar o e-mail marketing com as mídias sociais permite que o alcance e impacto das campanhas sejam ampliados. Sincronizando suas estratégias de email marketing com elas ajuda a aumentar o engajamento, promove o compartilhamento e fortalece o relacionamento com o público-alvo.
São várias as maneiras para que a sincronização possa ser feita, como a inclusão de botões de compartilhamento social nos e-mails, para que os leitores consigam compartilhar os conteúdos em suas redes sociais.
Pode-se também promover as campanhas de e-mail marketing através de teasers ou trechos interessantes do conteúdo compartilhado, incentivando os seguidores a se inscreverem na lista de contato.
As opções de segmentação disponíveis nas plataformas de anúncios de mídias sociais permitem que as propagandas sejam direcionadas para os assinantes da sua lista de contato.
Não deixe de oferecer promoções exclusivas com descontos ou brindes para quem assinar sua lista de contatos pelas mídias sociais, para incentivar o engajamento e criar um senso de exclusividade para sua comunidade.
Assim você estará ampliando o alcance da sua mensagem e maximiza o impacto de suas campanhas, obtendo então resultados significativos para o seu negócio e fortalecendo o relacionamento com seus consumidores.
E-mail marketing e SEO: Uma combinação poderosa
Para potencializar os resultados do e-mail marketing ele pode ser combinado ao SEO, e assim, dar forças a ambas as estratégias, recebendo maior visibilidade do conteúdo e gerando mais tráfego qualificado.
Quando alinhadas, as duas estratégias permitem que os e-mails sejam otimizados para os mecanismos de busca e melhorem sua presença online. Aqui estão algumas maneiras de integrar o e-mail marketing com SEO:
- Otimização do conteúdo do e-mail: Utilize palavras-chave relevantes em títulos, textos e links para aumentar a relevância e a classificação do seu conteúdo nos resultados de pesquisa.
- Criação de links internos: Ao enviar e-mails, você pode incluir links internos que direcionam os destinatários para páginas específicas do seu website, melhorando a experiência do usuário e aumentando a autoridade do seu site nos mecanismos de busca.
- Promoção de conteúdo: Se você criar conteúdo relevante e valioso em seu website, como posts de blog, pode promovê-lo por meio de suas campanhas de E-mail Marketing. Utilize links para esse conteúdo em seus e-mails e incentive os destinatários a visitarem seu website para lerem mais.
- Aumento do tempo de permanência no site: Ao enviar e-mails com links relevantes para páginas do seu website, você incentiva os destinatários a visitarem seu site e a permanecerem nele por mais tempo. Isso é um sinal positivo para os mecanismos de busca.
- Monitoramento e análise de métricas: Análises métricas, como taxa de abertura, taxa de cliques e taxa de conversão ajudam a entender o impacto das suas campanhas de E-mail Marketing no tráfego do seu website e nas suas metas de SEO.
Principais métricas de E-mail Marketing a serem acompanhadas: Como usá-las para melhorar suas campanhas
Não podemos esquecer que ao realizar campanhas de e-mail marketing, é essencial acompanhar as métricas adequadas para entender o desempenho delas para identificar áreas de melhoria.
Para isso, é preciso saber quais são as principais métricas de E-mail Marketing a serem acompanhadas. Abaixo falamos mais sobre elas:
- Taxa de abertura: Mede a porcentagem de destinatários que abriram seu e-mail. Uma alta taxa de abertura indica que seu assunto do e-mail foi eficaz e despertou o interesse dos destinatários, mas uma taxa de abertura baixa mostra que é necessário revisar seus assuntos de e-mail, o remetente ou o horário de envio para melhorar o engajamento.
- Taxa de cliques: Essa métrica mede a porcentagem de destinatários que clicaram em um link dentro do seu e-mail. Uma alta taxa de cliques indica que seu conteúdo é relevante e atraiu a atenção dos destinatários, mas uma taxa de cliques baixa mostra que é preciso analisar o conteúdo e os call-to-actions (CTAs) utilizados para se fazer ajustes para incentivar mais cliques.
- Taxa de conversão: Mede a porcentagem de destinatários que realizaram uma ação desejada após clicarem em um link do seu e-mail, como fazer uma compra, preencher um formulário ou se inscrever em uma lista. Atenção a ela, pois a taxa de conversão é um indicador importante do sucesso da sua campanha em alcançar seus objetivos.
- Taxa de cancelamento de inscrição: Ela mede a porcentagem de destinatários que optaram por cancelar sua inscrição após receberem seu e-mail. Por mais que ter cancelamentos de inscrição seja desanimador, essa métrica fornece insights sobre a relevância e a qualidade do seu conteúdo.
- Taxa de entregabilidade: Analisa a porcentagem de e-mails que foram entregues com sucesso na caixa de entrada dos destinatários. Uma alta taxa de entregabilidade é essencial para o sucesso das suas campanhas de email marketing, caso contrário, é necessário verificar a qualidade da sua lista de contatos, garantir que você esteja seguindo as melhores práticas de envio e monitorar a reputação do seu IP ou domínio.
Não se esqueça de que para ter sucesso com o e-mail marketing, é preciso construir e manter uma relação de confiança com os destinatários, pois quando eles confiam em você como remetente, percebendo o valor de suas mensagens, ficam mais propensos a abrir seus e-mails, engajar-se com seu conteúdo e realizar as ações desejadas
Garanta que seus e-mails sejam entregues corretamente nas caixas de entrada dos destinatários, seguindo as melhores práticas de envio, verificando sua reputação de remetente e evitando práticas de spam. Quanto mais seus e-mails forem entregues com sucesso, maior será a confiança que os destinatários terão em você.
Não deixe de construir sua lista de contatos apenas com assinantes que forneceram seu consentimento para receber seus e-mails, pois quando os destinatários optam por receber seus e-mails, estão mais abertos e receptivos às suas mensagens, o que fortalece a relação de confiança.
Não deixe de oferecer um conteúdo que seja relevante e traga valor para os destinatários e evite enviar e-mails excessivamente promocionais. Equilibre a frequência de envio dos seus e-mail e não tenha longos intervalos sem enviar qualquer comunicação, pois os destinatários podem esquecer sua marca.
Seja transparente sobre como os dados dos destinatários são coletados, utilizados e protegidos, garantindo que sua política de privacidade seja clara e facilmente acessível.
Evitando a caixa de spam: dicas para uma melhor entrega
Existem vários fatores que podem fazer com que seus e-mails sejam filtrados para a pasta de spam. Para evitar que isso aconteça, remova regularmente os endereços de e-mail inválidos, inativos e os destinatários que cancelaram a inscrição, para manter uma lista de contatos saudável e reduzir as chances de seus e-mails serem marcados como spam.
Existem vários fatores que podem fazer com que seus e-mails sejam filtrados para a pasta de spam. Para evitar que isso aconteça, remova regularmente os endereços de e-mail inválidos, inativos e os destinatários que cancelaram a inscrição, para manter uma lista de contatos saudável e reduzir as chances de seus e-mails serem marcados como spam.
Não deixe de escolher um provedor de serviços de e-mail confiável e com boa reputação, devido às suas medidas de segurança e filtros mais avançados que garantem uma melhor entrega dos seus e-mails.
Outro ponto é configurar corretamente os registros SPF (Sender Policy Framework) e DKIM (DomainKeys Identified Mail) para autenticar seus e-mails, e assim, os provedores de e-mail vejam sua autenticidade aumentando a confiança na sua reputação de remetente.
Os provedores de e-mail valorizam também a personalização e relevância do conteúdo, como quando são utilizados dados disponíveis para segmentar e personalizar os seus e-mails, e aumentam a probabilidade de seus e-mails serem entregues na caixa de entrada.
Algumas pessoas não sabem, mas algumas palavras e frases são comumente associadas a e-mails de spam, como “grátis”, “oferta”, “ganhe dinheiro” e muitas mais. Além disso, evite o uso abusivo de letras maiúsculas, pontuação exagerada e símbolos estranhos.
Você também pode solicitar aos destinatários que adicionem seu endereço de e-mail aos contatos para estabelecer confiança com os provedores de e-mail e reduzir as chances de seus e-mails serem filtrados como spam.
Lembre-se de que evitar a caixa de spam é um esforço contínuo. Continue aprimorando suas práticas de envio, mantenha-se atualizado com as diretrizes dos provedores de e-mail e monitore regularmente suas métricas para garantir uma melhor entrega e engajamento dos seus e-mails.
É importante lembrar que o E-mail Marketing está em constante evolução, e é necessário acompanhar as tendências e mudanças no comportamento dos destinatários. Permaneça sempre atento às melhores práticas, às leis de privacidade e às preferências dos seus assinantes.
Com a combinação certa de estratégia, conteúdo relevante e respeito pela privacidade dos destinatários, ele pode ser uma ferramenta poderosa para impulsionar o crescimento do seu negócio.
Comece a aproveitar os benefícios do E-mail Marketing hoje mesmo, implementando as práticas recomendadas e acompanhando de perto os resultados.