A Black Friday é uma tradição comercial que surgiu nos Estados Unidos e se transformou em um fenômeno global e altamente competitivo. Pode-se dizer que o seu lema é: “Para vender mais a diferenciação está no preparo“.
E em um evento que atende a um número gigantesco de pessoas, a chave para o sucesso comercial reside na habilidade de adotar estratégias inteligentes e inovadoras.
Essas estratégias devem ser capazes de atrair e envolver os consumidores de uma maneira única e que faça a diferença em suas vidas. O evento é uma oportunidade para os negócios maximizarem suas vendas enquanto expandem sua base de clientes.
Este artigo explora não apenas a importância da Black Friday dentro do mundo dos negócios, mas também a necessidade cada vez maior de que os e-commerces adotem estratégias eficazes para garantir um 2023 recheado de vendas.
Entendendo o Mercado em 2023
Para iniciar a compreensão do mercado em 2023 é preciso analisar as estatísticas e dados recentes sobre o comportamento do consumidor na Black Friday em 2022. As estatísticas e os dados recolhidos sobre esse período revelam muitos dos padrões de compra e preferências dos consumidores.
Em 2022 foi notada uma mudança notável em direção às compras online, o que pode ter surpreendido alguns empreendedores, que talvez esperavam uma normalização nas vendas presenciais no pós pandemia.
O faturamento do setor de e-commerce, no ano em questão, registrou um aumento significativo de 21,1% durante o período que compreende a Black Friday e a Cyber Monday, conforme indicado pelo Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), uma métrica desenvolvida pela empresa Cielo.
A pandemia dos anos anteriores marcou a sociedade e moldou o comportamento online do consumidor fazendo com que a necessidade de estratégias adaptativas ficasse mais evidente para os e-commerces.
E as tendências de compras online continuam a emergir, destacando a preferência dos consumidores por comodidade e segurança. E atender as expectativas cada vez mais mutáveis desses clientes garante que os negócios se mantenham alinhados com as demandas de um mercado em constante evolução.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes com a experiência de compra online, incluindo fatores como frete grátis, facilidade de pagamento e política de trocas e devoluções.
Para a Black Friday, os varejistas devem se concentrar em oferecer uma experiência de compra excelente, tanto online quanto offline, se desejam estar bem posicionados para aproveitar as oportunidades desse evento.
De acordo com o Google, em comparação ao ano passado, as buscas pela data da Black Friday cresceram 24%. Além disso, 67% dos brasileiros pretendem realizar suas compras no dia do evento.
Preparando o seu e-commerce:
Algumas estratégias são vitais para garantir que a presença digital de um e-commerce seja marcante e atraente para os consumidores. Para vender mais a diferenciação está no preparo e como o processo vai acontecer online, a atenção deve ser voltada para os detalhes da internet.
Sendo assim, o site do e-commerce deve ser simplificado, garantindo que os produtos sejam encontrados com facilidade como, por exemplo, através de categorias.
Ele deve também ser responsivo em dispositivos móveis, proporcionando ao usuário uma experiência otimizada. O design das páginas deve ser atraente, com imagens de alta qualidade e cores que refletem a personalidade da marca, por exemplo.
O tempo de carregamento do site é crucial para manter os visitantes interessados e reduzir as taxas de rejeição. Além disso, é importante considerar o número de etapas no processo de checkout, oferecendo opções de pagamento seguro e métodos diversos.
Durante a implementação e otimização das estratégias, realizar testes contínuos é fundamental. Realizar testes de usabilidade pode ajudar na identificação de problemas no processo de compras que pode afastar o cliente.
O e-commerce que aprimora a experiência do usuário em sua loja, tem mais chances de ter um 2023 memorável graças a sua capacidade de cativar seus clientes e impulsionar suas vendas em um dos maiores eventos do ano.
Estratégias de Marketing Eficiente
Quando criamos conteúdo envolvente que ressoa com os interesses do público-alvo, é possível criar uma comunidade ao redor da marca, incentivando os usuários a interagirem e a confiarem nela.
Uma das abordagens mais impactantes é o uso eficaz das redes sociais. Facebook, Twitter e Instagram são plataformas onde produtos não são apenas compartilhados, mas histórias relacionadas a eles contadas.
Quando conteúdo envolvente é criado e ressoa com os interesses do público-alvo é possível se criar uma comunidade ao redor da marca, incentivando os usuários a interagirem e também a confiarem nela.
Trabalhar com influenciadores também pode ser uma excelente escolha para promover o que os consumidores podem esperar da data, criando um buzz em torno das promoções da Black Friday.
O essencial é escolher influenciadores cujo público-alvo se alinhe com o da marca e que estejam dentro do orçamento estipulado para isso.
Alguns detalhes também contam para o sucesso dessa estratégia, como escolher parcerias que verdadeiramente apreciam os produtos oferecidos.
Não deixamos de lado as estratégias de e-mail marketing. Através da segmentação da lista de e-mails, personalizamos as mensagens com spoilers para aguçar a curiosidade das pessoas e oferecer ofertas exclusivas.
Mais ideias para a Black Friday:
Marketing de Conteúdo Criativo:
- Webinars ao Vivo: Apresentando produtos, dicas de compras e interações com especialistas para atrair um público interessado.
- Blogs e Artigos Temáticos: Relacionados aos seus produtos ou setor, compartilhando conhecimento e estabelecendo sua marca como uma autoridade no assunto.
Parcerias Estratégicas:
- Colaborações com Outras Empresas: Não concorrentes para oferecer pacotes promocionais ou descontos cruzados, ampliando assim sua base de clientes.
- Programas de Afiliados: Incentivando blogueiros e influenciadores a promoverem seus produtos em troca de comissões por vendas.
Experiências de Compra Interativas:
- Chatbots Personalizados: Para oferecer assistência instantânea aos clientes, respondendo a perguntas frequentes, ajudando na seleção de produtos e oferecendo códigos de desconto exclusivos.
Ofertas de Lealdade e Recompensas:
- Programas de Fidelidade Especiais: Ofereça recompensas exclusivas para membros de programas de fidelidade, como acesso antecipado a promoções ou brindes especiais para compras durante a Black Friday.
- Descontos para Clientes Fiéis: Envie códigos de desconto exclusivos para clientes frequentes como forma de agradecimento por sua lealdade, incentivando-os a fazer compras durante a Black Friday.
Ofertas e Promoções Irresistíveis
As ofertas e promoções são a chave para atrair e reter clientes durante a Black Friday. Mas, se um e-commerce não compreender que para vender mais a diferenciação está no preparo, e ser realista, as coisas podem sair do controle e gerar prejuízos para a marca.
Mas como definir descontos atrativos sem comprometer os lucros? Inicialmente é preciso avaliar com cuidado as margens de lucro do negócio para determinar o limite dos descontos sem prejudicar o financeiro.
Investir em pacotes inteligentes de produtos relacionados com descontos no conjunto, aumenta o valor da compra e atrai clientes que queiram economizar.
Brindes exclusivos para os primeiros compradores na Black Friday também é uma excelente estratégia e incentiva a ação imediata das pessoas.
Além disso, oferecer aos assinantes da lista do e-mail, por exemplo, acesso exclusivo a promoções ajuda a criar senso de exclusividade e incentiva a lealdade dos clientes. Pode então ser criada uma propaganda gratuita: o famoso ‘boca a boca’.
A Black Friday é um momento importante para incentivar compras adicionais e promover a lealdade dos clientes, enquanto atrai um público novo.
Encontrar o equilíbrio perfeito entre descontos atraentes e lucratividade sólida é fundamental para que um e-commerce tenha sucesso financeiro a longo prazo.
Garantindo um Excepcional Atendimento ao Cliente
A comunicação com os clientes já existentes e os novos vai ser um dos pontos mais importantes para os e-commerces durante a Black Friday.
Uma marca que não proporciona um bom atendimento, se consolida com uma má reputação e insatisfação de seus clientes. E isso pode acontecer rapidamente em meio ao aumento de volume de consultas e pedidos, é preciso se atentar a:
- Preparação da Equipe: A equipe da marca deve passar por um treinamento intensivo para lidar com consultas frequentes, políticas de devolução, entre outros. Todos devem estar preparados para responder às perguntas dos clientes.
- Chatbots e Assistentes Virtuais: A integração com inteligência artificial pode fornecer respostas rápidas a perguntas frequentes, otimizando o tempo da equipe.
- Estratégias para Devoluções e Reembolsos: Elas devem ser claras e acessíveis, estando visíveis no site.
O Pós Black Friday Merece Atenção?
O bom atendimento da Black Friday deve continuar após a data. Um e-commerce tem sua índole formada em como atende seu público no antes, durante e depois de uma venda.
Através do e-mail marketing é possível manter o engajamento com os clientes através de conteúdo relevante, informações sobre novos produtos e outros eventos sazonais.
Garanta uma experiência de compra pós-Black Friday tão excepcional quanto durante o dia X. Crie uma impressão duradoura com os detalhes, como mensagens enviadas junto aos produtos.
Analise os dados de vendas assim que o evento acabar e identifique as preferências dos clientes. Aproveite para ajustar imediatamente o que for necessário.
Solicite feedbacks para obter esses insights, nos sites ou nas redes sociais. Documente esses aprendizados e se prepare para o ano seguinte.
Para o seu e-commerce, a Black Friday de 2023 pode não ser apenas um evento, mas uma jornada de inovação e crescimento. Lembre-se que para vender mais a diferenciação está no preparo, e já é hora de começar!
Aproveite para adotar estratégias inovadoras e proporcione aos seus clientes uma experiência de compra única. Crie sua base sólida e veja o seu negócio decolar.
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