Como utilizar o marketing de afiliados para aumentar as vendas do seu e-commerce

Dentre as estratégias inovadoras exigidas pela evolução do universo online, está o marketing de afiliados, também conhecido por ser um catalisador do aumento das vendas de muitos e-commerces.

Ao estabelecer parcerias colaborativas com o marketing de afiliados, uma marca tem uma abordagem única para expandir o seu alcance. Ela aproveita a influência de certas pessoas para promover os produtos ou serviços oferecidos pela empresa, visando o aumento das vendas e da disponibilidade da marca. 

Vamos explorar neste artigo o marketing de afiliados a fundo, compreendendo a escolha de afiliados estratégicos e também a implementação de programas eficazes, para que o potencial da estratégia seja maximizado no seu e-commerce.

O que é o Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados é uma estratégia em que parceiros afiliados são escolhidos para promover produtos ou serviços de uma empresa em troca de uma comissão sobre as vendas. Essa comissão também pode ser oferecida para ações específicas que são geradas por meio de seus esforços, como cliques ou leads gerados, por exemplo.

Os afiliados podem ser dos mais variados, sendo os mais comuns influenciadores digitais e até mesmo clientes satisfeitos. Em um cenário onde o seu e-commerce precisa de expansão, os seus esforços não precisam ser apenas internos, mas também feitos por quem está disposto a promover o que a sua marca oferece, para seu próprio público.

Após serem aprovados, eles recebem alguns recursos de marketing, como materiais promocionais e links exclusivos, e utilizam-os para promover os produtos dentro de seus canais e redes sociais.

É comum que dentre os materiais produzidos eles produzam tutoriais, vídeos, publicações em suas redes sociais, stories mostrando o uso do produto ou serviço em seu dia a dia, entre muitos outros. O marketing de afiliados é uma estratégia colaborativa e que vem mudando a promoção de produtos pelas empresas.

Como funciona o marketing de afiliados e quais seus benefícios para o e-commerce e seus parceiros?

O marketing de afiliados funciona de uma maneira muito simples, a começar pela criação do programa de afiliados pela empresa. Ela estabelece os termos e condições e os divulga para os interessados em promover os produtos ou serviços que ela oferece.

Em seguida, são feitas as inscrições através das plataformas de afiliados ou pelo site da empresa. A marca revisa as inscrições e aprova aqueles que atendem ao que foi estabelecido como critérios.

Os materiais de marketing são enviados para os afiliados, como banners, links exclusivos, entre outros, e eles promovem ativamente o negócio por meio de seus canais e redes sociais, criando um conteúdo personalizado e, muitas vezes, disponibilizando um link.

Quando alguém do público clicar no link que o afiliado disponibilizou e realiza uma ação específica, o associado recebe uma comissão. É possível rastrear os links de afiliados por meio de códigos exclusivos e a empresa consegue atribuir com precisão os ganhos a quem os gerou. 

Ela também consegue, e deve, analisar o desempenho das campanhas de afiliados e também quais estratégias têm sido mais eficazes, otimizando a estratégia ao longo do tempo. O marketing de afiliados oferecem ainda uma série de benefícios para ambas as partes:

Para o e-commerce:

  • As comissões só são pagas quando acontecem vendas ou ações específicas, otimizando o retorno sobre o investimento.
  • O público alcançado é muito mais amplo e diversificado.
  • É possível segmentar para públicos específicos;
  • Os relacionamentos com influenciadores e parceiros digitais podem ser de longo prazo.

Para os afiliados:

  • Os afiliados ganham dinheiro divulgando produtos ou serviços pelo quais eles realmente acreditam.
  • Os itens podem ser promovidos quando e da maneira que os afiliados se sentirem mais confortáveis, dentro de seus trabalhos, como as redes sociais.
  • Não há investimento para se tornar um afiliado.
  • A credibilidade do afiliado aumenta por trabalhar com marcas respeitadas.

O marketing de afiliados não só revolucionou a forma como as empresas se promovem online, mas também o trabalho de parceiros digitais que também tem seus ganhos, e não só financeiros.

Escolhendo os afiliados certos

A seleção de afiliados é de suma importância para que sejam escolhidas pessoas que estejam alinhadas com o público-alvo do e-commerce, com o nicho do mercado e valores para que a estratégia tenha resultados positivos.

Antes de selecionar os afiliados, é preciso conhecer profundamente o público-alvo do negócio e em qual nicho o e-commerce se encaixa. Analise seus interesses, necessidades e preferências, atentando-se a saber com clareza quais são esses aspectos.

As características de afiliados ideais para uma empresa escolher são:

  • Devem estar alinhados com o nicho de mercado e público-alvo.
  • Devem ter credibilidade e autoridade no nicho para agregar valor à sua marca.
  • Devem ter um bom engajamento com sua audiência.
  • Devem produzir conteúdo de qualidade e relevante.
  • Devem ter valores e ética alinhados com o do seu e-commerce.

Pesquise ainda plataformas e redes de afiliados que te ajudem a encontrar esses parceiros, como a Amazon Associates, para e-commerces que estão na Amazon, ou crie uma plataforma própria e gerencie seu programa de maneira personalizada.

Essa etapa é crucial para que o seu e-commerce tenha parcerias estratégicas que não só impulsionam as suas vendas, mas também fortalecem sua presença no mercado. 

Como estabelecer um programa de afiliados efetivo?

O marketing de afiliados precisa de uma base eficiente para que seja bem-sucedido, e ela deve ser formada por um programa de afiliados efetivo. Para isso, o e-commerce deve definir comissões e estruturas de pagamento. 

As comissões podem ser atrativas, mas devem ser oferecidas de acordo com as margens de lucro do e-commerce. Pense: “Quanto os afiliados vão receber por vendas? Quanto vão receber por ação específica (cliques, leads gerados)?”

Os materiais de marketing oferecidos para os afiliados são fundamentais para que eles consigam promover os produtos ou serviços impactando seu público. Podem ser oferecidos banners, links exclusivos para cada afiliado, conteúdo pronto de blog ou vídeo e materiais informativos.

Outro ponto crucial é a transparência e comunicação clara com os afiliados, visando construir relacionamentos saudáveis e duradouros entre o e-commerce e o parceiro. As regras do programa de afiliados devem ser detalhadas, as mudanças informadas com antecedência e um suporte oferecido o tempo todo.

Além disso, é importante estar sempre disponível para responder a quaisquer perguntas que surgirem, seja por parte dos afiliados ou do público que os acompanha.

É vital que o e-commerce tenha um planejamento estratégico para seus afiliados, mantendo uma comunicação clara e oferecendo recursos adequados para que o trabalho por parte deles seja feito com excelência.

Como realizar o  rastreamento e análise do desempenho de afiliados?

Como todas as estratégias de marketing para e-commerce, o marketing de afiliados também deve ser rastreado e analisado de forma precisa. Algumas tecnologias podem ser escolhidas para atribuir ações específicas individualmente, como:

  1. Cookies: Os cookies podem ser usados para rastrear as atividades dos usuários e saber qual afiliado fez uma conversão.
  2. Links únicos: Cada afiliado pode ter seu link exclusivo, auxiliando no conhecimento preciso da origem da conversão.
  3. Códigos de rastreamento: Os links ou banners podem ter códigos únicos que levam até a fonte da venda.

Durante a análise e monitoramento de métricas observe o valor e quantidade de vendas que cada afiliado gerou, qual a porcentagem de visitantes em seus links, quantas vezes os links foram clicados, qual o ROI gerado e o valor médio de compras realizadas por meio dos afiliados.

A partir disso, aproveite para identificar o que está funcionando e o que precisa de ajustes. No segundo caso, uma boa ideia é oferecer incentivos extras para quem aumentar suas vendas, tais quais comissões mais altas ou bônus por metas alcançadas, migrar os esforços para os canais que geram mais cliques ou testar abordagens diferentes.

Promoções de produtos específicos podem ser criadas por meio de afiliados cujo público mostrou mais interesse em determinado produto ou serviço e em datas especiais, como feriados, as campanhas podem ser temáticas, visando sempre melhorar sua campanha.

Quais “armadilhas” devem ser evitadas?

Os afiliados devem ser instruídos a manterem a transparência e a contatar o e-commerce assim que qualquer problema surgir. Deve-se também evitar práticas enganosas, como as impressões falsas de escassez.

É importante destacar que o uso excessivo de e-mails e promoções podem cansar a audiência e por isso eles devem montar boas estratégias de como promover o produto ou serviço.

A ética e a integridade são vitais! Os afiliados devem evitar conteúdo ofensivo, respeitar os direitos autorais e não se envolver em concorrência desleal, garantindo práticas justas para que o seu e-commerce tenha uma reputação sólida.

Os afiliados devem ser claros de que estão divulgando o produto ou serviço em troca de comissões, que muitas vezes são evidenciados como “publi”, para evitar mal entendidos e manter a confiança de seus seguidores e dos consumidores em geral.

Em resumo…

O marketing de afiliados é mais uma das estratégias do marketing para e-commerce que se junta ao hall de “poder” gerado por elas. Além de ser transformadora e impulsionar as vendas de uma marca, ela leva o seu alcance para além do esperado.

A colaboração com afiliados é uma estratégia inteligente nos dias de hoje, visto que os influenciadores digitais tem grande influência com seus seguidores e podem gerar resultados sustentáveis para um e-commerce em crescimento ou até mesmo para um já consolidado no mercado.

Pronto para elevar suas vendas? Não perca tempo! Coloque em prática o que aprendeu e teste o impacto do marketing de afiliados em seu próprio e-commerce.

Você sabia que uma agência de marketing também pode te ajudar a aumentar as vendas e conversões da sua marca? Vem ler o nosso artigo e aproveite para marcar uma conversinha com a Três!

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