A visibilidade online é a chave entre o sucesso e o anonimato e, desempenhando um papel crucial para impulsionar um e-commerce, o SEO é uma das estratégias que molda como um site será posicionado nos mecanismos de busca e percebido pelo público em potencial.
A presença online das marcas é decisiva para que elas obtenham sucesso e relevância, buscando ainda o destaque entre os concorrentes e sendo notadas por um público-alvo que a cada dia tem sido mais complexo.
Afinal, de que adianta ter um site bem elaborado, com conteúdos relevantes e interessantes, se ele não vai ser encontrado pelos usuários certos e que mais se identificariam com ele?
Este artigo explora a contextualização da importância do SEO para a visibilidade online e como as estratégias de otimização para mecanismos de busca tem alta influência e quais são os benefícios que a prática pode proporcionar.
O que é o SEO?
SEO (Search Engine Optimization), ou Otimização para Mecanismos de Busca, é um conjunto de práticas que buscam melhorar a visibilidade e a classificação de um site nas pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google.
Resumidamente, o SEO é uma das principais estratégias do marketing digital e molda como um site será posicionado nos mecanismos de busca
Seu objetivo é aumentar a relevância e também a autoridade de um site quando um usuário online busca por determinadas palavras-chave, por exemplo. Com a estratégia o site tem maiores chances de aparecer nos primeiros resultados quando a procura é feita.
O SEO tem uma conexão próxima com a forma como as pessoas agem online, já que eles confiam nos mecanismos de busca para encontrar o que estão procurando e confiam prioritariamente nos primeiros resultados da pesquisa.
Seus componentes principais são:
- Palavras-chave: Elas são o ponto de partida do SEO. É crucial identificar quais são as palavras que os usuários usam para buscar informações relacionadas ao site do seu e-commerce.
- Experiência do usuário: A experiência do usuário vem de sites bem projetados, que carregam rapidamente e que sejam responsivos. Maior usabilidade mantém os visitantes engajados.
- Otimização de conteúdo: É preciso criar conteúdo de boa qualidade, relevante e valioso, com uso estratégico das palavras-chave.
- Backlinks: Os backlinks são links de outros sites para o seu e indicam autoridade, pois mostram o quanto seu conteúdo é valioso.
O SEO se adapta a mudanças recorrentes nos algoritmos dos mecanismos de busca e sua jornada é contínua. Ele é uma estratégia que precisa de disciplina por parte do e-commerce que deve compreender o quanto é uma técnica necessária.
A importância da otimização do conteúdo de alta qualidade para o SEO
Criar conteúdo de alta qualidade é essencial para que uma estratégia de SEO tenha resultados eficazes em um e-commerce, mas apenas produzir conteúdo não é o suficiente.
Entra aí a otimização de conteúdo, que garante que o material não tenha apenas valor para os usuários, mas também seja compreendido pelos mecanismos de busca.
Tenha em mente que a qualidade do conteúdo é um fator determinante para o engajamento e para a autoridade do site. Ele deve ser relevante, informativo e valioso para os usuários, respondendo as perguntas do público-alvo e oferecendo insights úteis para eles.
O conteúdo deve conter títulos e subtítulos para que suas seções sejam claras e fáceis de ler, melhorando a legibilidade e ajudando os mecanismos de busca a compreenderem a relevância das informações, já que estes também os consideram para classificar as páginas.
Títulos e subtítulos comunicam qual a natureza do texto. Os títulos devem ser concisos, descritivos e chamar a atenção para o conteúdo, dentro de um limite de caracteres para que seja exibido completamente nos resultados de pesquisa.
Os subtítulos ajudam na divisão das seções, e deve estar na hierarquia (H2, H3, etc.) para que o texto fique mais organizado e seja mostrada a relevância das informações.
As palavras-chave encontradas devem ser incluídas em pontos estratégicos, como nos títulos, subtítulos e de forma natural ao longo do texto, sem comprometer a coesão dele.
Links internos para outras páginas no site e links externos para fontes relacionadas melhoram a navegabilidade do usuário. Já o conteúdo visual, como imagens e vídeos, enriquecem a experiência do usuário e a otimização.
A inclusão de mídias também precisa ser otimizada. Ela deve complementar e enriquecer o seu texto visualmente, ter o tamanho dos arquivos reduzidos sem comprometer a qualidade, descrições relevantes, os vídeos devem ser hospedados em plataformas confiáveis e ter legendas ou transcrições.
Após incorporar a mídia em seu conteúdo teste o carregamento da página nos dispositivos e se ele acontece adequadamente, sem afetar negativamente o desempenho.
Outro fator importante é que o conteúdo deve ser responsivo e bem visualizado em diferentes telas, agradando também o usuário. Após a publicação, o desempenho deve ser monitorado, como as taxas de cliques e taxas de rejeição, e faça os ajustes necessários para melhorar a qualidade e o impacto do conteúdo.
Como pesquisar as palavras-chave?
Quando a internet surgiu, os motores de busca dependiam da correspondência de palavras-chave e os sites que as incluíam apareciam nos primeiros resultados. No entanto, com a evolução dos algoritmos de busca ocorreu a prática do keyword stuffing, ou enchimento excessivo de palavras-chave.
As palavras-chave eram inseridas repetidas vezes nos conteúdos, de forma irrelevante e com o propósito de manipular os mecanismos de busca para que a classificação fosse mais alta. Mas o resultado foi uma baixa qualidade e também desapontamento por parte dos usuários.
Notando a necessidade de que a experiência do usuário precisava ser melhorada, os mecanismos de busca partiram em busca da valorização do conteúdo que passou a ter que ser relevante e de qualidade.
Os algoritmos se tornaram mais muito mais complexos e sofisticados. O Google, por exemplo, considera centenas de fatores que determinam a classificação de um site e é preciso atentar-se a eles com cuidado.
As preferências do usuário e o seu histórico de pesquisa permitiram que os resultados fossem personalizados, ou seja, o SEO se tornou muito mais desafiador e complexo.
Os profissionais tiveram que aprender a criar conteúdo útil que envolvesse as intenções de pesquisa por parte dos usuários, e as palavras-chave pesquisadas com maior compreensão das verdadeiras necessidades do público-alvo de cada e-commerce.
Ou seja, a pesquisa de palavras-chave é a base em que as estratégias de otimização para os mecanismos de busca serão construídas e vai muito além de apenas se descobrir quais são as mais populares. Compreender os padrões de pesquisa dos usuários é o que auxilia na criação de um conteúdo muito mais direcionado que atenda as demandas deles.
Para encontrar as palavras-chave corretas, várias ferramentas podem facilitar o trabalho, como o Google Keyword Planner e o Ubersuggest. Com isso será possível obter outras informações, como o volume de pesquisa, concorrência e variações de palavras-chave.
O primeiro passo é utilizar termos amplos sobre o nicho e em seguida utilizar as ferramentas de pesquisa de palavras-chave para a identificação das mais relevantes.
Um passo crucial é analisar o volume de pesquisa e a competição de palavras-chave, pois as mais procuradas podem ser altamente competitivas. O equilíbrio entre elas e as menos procuradas podem ser uma boa estratégia para os sites.
Por isso, incluir as long-tail-keywords pode ser uma estratégia competente. Conhecidas também como palavras-chave de cauda longa, elas têm como características seus termos mais específicos e detalhados. O volume de pesquisa da long-tail-keywords é menor e sua intenção é mais precisa, sendo assim costumam ser mais competitivas.
Não se esqueça que o processo de pesquisa de palavras-chave é contínuo e precisa ser sempre monitorado e adaptado, de acordo com as novas tendências e termos que surgem com o passar do tempo. Uma pesquisa sólida auxilia na construção de uma estratégia de SEO bem-sucedida.
Como inserir backlinks de qualidade no seu site
Os backlinks são links de outros sites para o seu e tem um papel fundamental na construção de autoridade para o seu site fazendo com que os mecanismos de busca avaliem a confiabilidade dele.
Quanto mais links de qualidade são recebidos de sites confiáveis que estão relacionados ao seu nicho, maior é a compreensão de que o site é superior a outros e aumenta a classificação dele nas pesquisas.
A construção de backlinks se dá por fontes confiáveis, como sites com autoridade na área e com um público semelhante. Ela inclui ainda:
- Guest posting: Uma estratégia de marketing de conteúdo onde um ator cria e contribui com uma publicação em canais de terceiros.
- Relações públicas e parcerias: Conecte-se com influenciadores e outros parceiros em seu nicho.
- Link building outreach: São as parcerias de links com outros sites que podem se beneficiar do conteúdo.
É preciso evitar algumas práticas de construção de links, conhecidas também como spam, para evitar penalizações por parte dos mecanismos de busca, tais como a compra de links de baixa qualidade ou de fontes não confiáveis que prejudicam a classificação.
Aperfeiçoando a experiência do usuário e a indexação do site
A otimização técnica também é vital para melhorar a experiência do usuário e a indexação eficaz do site pelos mecanismos de busca. Fazer com que um cliente em potencial se sinta satisfeito enquanto navega pela página é algo muito positivo.
Algumas práticas para aperfeiçoar a experiência do usuário são:
- Design responsivo: O site deve-se aperfeiçoar automaticamente a diferentes dispositivos e tamanhos de tela.
- Navegação intuitiva: O menu de navegação deve ser organizado de forma lógica e clara.
- Conteúdo de qualidade: Ele não deve ser esquecido ou ser visto como menos importante em momento algum.
- Call-to-Actions (CTAs) Claras: Use CTAs atraentes e claras para direcionar os visitantes às ações que deseja.
- Layout Organizado: Utilize um layout organizado e limpo, com cabeçalhos e elementos visuais, e escolha fontes fáceis de ler.
- Acessibilidade: O site deve ser acessível para todos, incluindo pessoas com deficiência.
- Feedbacks: Deixe claro onde os visitantes conseguem fornecer feedbacks sobre o site.
O tempo de carregamento também é importante. Algumas das principais otimizações que podem ser implementadas para garantir um site mais rápido são o SEO On-Page e a velocidade de carregamento.
O SEO On-Page está ligado aos detalhes técnicos que precisam ser ajustados. Atente-se às tags HTML e meta descriptions para que seu conteúdo seja classificado de forma adequada pelos mecanismos de busca.
A velocidade de carregamento diz respeito ao carregamento do texto e dos elementos visuais do site, incluindo os interativos, como botões de carregamento, evitando atrasos irritantes para os navegantes.
A otimização de velocidade de carregamento da página leva em consideração a compactação de imagens, minificação de códigos, configuração do cache do navegador e uma hospedagem de qualidade.
Invista também em URLs amigáveis, que devem ser descritivas e fáceis de entender. Em situações apropriadas pode-se incluir palavras-chave nelas. Organize o conteúdo do site em uma estrutura de diretórios lógica e utilize redirecionamentos que evitem erros 404.
Aproveitamos esse capítulo para falar um pouco mais sobre a indexação. A indexação refere-se ao processo pelo qual os mecanismos de busca rastreiam, analisam e armazenam informações da web em seu banco de dados.
Quando um site é indexado ele é examinado por completo, desde o conteúdo das páginas, passando pelos links internos e externos, imagens e demais elementos presentes nele. Isso é analisado e o mecanismo compreende do que se trata e como se relaciona com os demais conteúdos online.
Ela é uma etapa crucial para que as páginas de um site apareçam no topo das pesquisas. A indexação tem um processo que envolve:
- Rastreamento: São enviados “rastreadores”, pelos mecanismos de busca, que percorrem a web e encontram atualizações e novas páginas online, seguindo os links de uma para outra em toda a internet.
- Análise de conteúdo: Quando uma página é encontrada,seu texto, imagens, vídeos e outros elementos são analisados.
- Armazenamento de informações: Todas as informações relevantes, como palavras-chave, URLS, entre outros presentes na página são armazenadas em um banco de dados.
- Determinação da relevância: O mecanismo avalia então qual a relevância da página para diferentes termos de pesquisa, e determina em que posição ela será exibida nas pesquisas.
- Atualização contínua: O trabalho não para! Novas páginas são rastreadas e indexadas, assim como as atualizações mais recentes.
Como a experiência do usuário afeta o SEO
A experiência do usuário é essencial para que o engajamento leve um e-commerce a outro patamar. E ela afeta diretamente o SEO, mostrando se o site é útil, confiável para os visitantes e implicando diretamente na classificação dele nos resultados de pesquisa.
Citamos acima que a experiência do usuário (UX) inclui a velocidade de carregamento, navegação intuitiva, entre outros elementos dentro de um site. Quando estes são otimizados da maneira correta, os visitantes ficam mais tempo no site e engajam mais com os conteúdos presentes nele.
Essa interação é vista pelos mecanismos de busca como positivas e eles compreendem que o site oferece valor aos usuários. Ferramentas como o Google consideram a taxa de rejeição, o tempo médio de permanência nos sites e a taxa de cliques como fatores fundamentais para determinar a qualidade de um site para uma pesquisa.
A experiência do usuário vinculada ao SEO evidencia a necessidade da criação de sites que sejam centrados nos usuários. Não basta apenas estar na internet para ser encontrada, é preciso saber estar nela.
O UX é um fator-chave no mundo online e não deve ser ignorado. Um ambiente online envolvente e útil é vital para que os usuários se sintam atendidos e para que uma marca alcance o sucesso aparecendo nas melhores posições nos resultados de pesquisa.
A importância da análise e do monitoramento contínuo
Não basta apenas que uma empresa invista em otimizar suas estratégias de SEO e em melhorar a experiência de seus usuários, mas também que elas monitorem se os resultados de maneira contínua.
A evolução constante do mundo digital leva a necessidade de que a maioria das estratégias e ferramentas precisem de adaptações ao longo do tempo. Além do fato de que é ficando de olho que uma marca sabe se suas táticas estão funcionando ou não.
O desempenho das palavras-chave é uma das áreas que precisam ser monitoradas. Ferramentas como o Google Search Console ajudam a rastrear a posição delas ao longo do tempo, e é possível compreender quais estão ganhando força e quais estão perdendo.
As métricas de tráfego também são importantes. O Google Analytics permite que um e-commerce tenha insights detalhados sobre o tráfego do site, com número de visitantes e páginas mais visitadas, por exemplo.
Com esses dados, há uma noção mais clara de padrões e tendências, auxiliando no ajuste das estratégias e também em outros fatores que melhorem a experiência do usuário. A análise de dados tem um papel fundamental no SEO, pois auxilia fortemente na tomada de decisões informadas.
O monitoramento contínuo e a análise de dados são os principais ajudantes de uma empresa que precisa se adaptar às mudanças no ambiente online, ajustando suas abordagens conforme necessário e melhorando a experiência do cliente.
À medida que o online continua a evoluir, otimizar o SEO torna-se uma disciplina cada vez mais complexa e necessária. É crucial que um e-commerce tenha em mente a importância das pesquisas de palavras-chave e que deve criar conteúdos relevantes e de qualidade.
A jornada é contínua e com o passar do tempo acontecem mudanças nos algoritmos, mudam-se as tendências e os usuários sempre tem novas preferências. Um e-commerce que busca estabelecer uma presença online sólida e alcançar um público mais amplo, não deve subestimar o poder do SEO.
Aproveite esse artigo para ter insights valiosos e leve a sua estratégia de SEO a um novo nível. O sucesso da estratégia requer dedicação e expertise. Quer saber mais sobre o marketing para e-commerce? Acesse o nosso blog e saiba muito mais com nossos artigos.
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