Se uma empresa possui equipes que não trabalham em comum acordo, é muito provável que os processos não resultarão em resultados animadores para o negócio, podendo contribuir diretamente para sua decadência.
Quando se fala de marketing e vendas, o SLA é uma das ferramentas mais citadas como aliada dos bons resultados, isso porque oferece como garantia às empresas uma comunicação clara e efetiva entre as equipes.
Através dele se estabelece metas que são específicas para cada área e define as responsabilidades de cada uma delas, evitando atritos e falta de comunicação ou comum acordo entre os times.
Com a implementação de um SLA, a empresa pode ter ajuda na melhoria da colaboração entre as equipes, aumentar a eficiência e produtividade do time e com isso terá seus resultados impulsionados.
O que é e por que criar meu próprio SLA?
O SLA, ou Service Level Agreement, é um acordo formal que determina um conjunto de metas e compromissos entre duas partes, estas que normalmente são um provedor de serviço e um cliente.
Ele tem como objetivo garantir que ambos os lados compreendam claramente o que foi acordado e o que se espera delas em termos de qualidade e prazos de entrega, evitando atritos e opiniões divergentes que possam impossibilitar a conclusão de processos.
Empresários, gestores ou prestadores de serviço que criam um SLA tem essa melhoria na comunicação entre todas as partes da empresa, tornando- se exemplos de gestão e eficiência. No entanto, a tarefa pode parecer assustadora, mas na verdade, ela pode ser de fácil compreensão.
Um SLA eficaz é criado a partir da definição de metas claras e objetivos que são alcançáveis, da identificação de métricas e indicadores de desempenho, do estabelecimento das responsabilidades de cada parte e da definição dos prazos de entrega e das etapas do processo.
Como definir a passagem dos Leads para o time de Vendas
A passagem de leads para o time de vendas é um processo que se torna importante e deve ser bem definido para garantir que eles sejam trabalhados de forma eficaz e eficiente. Por isso, as empresas podem seguir algumas etapas:
- Estabeleça critérios claros para a qualificação de leads: Essa ação pode incluir informações como o nível de interesse do lead, o que possibilita que seja criada uma pontuação para classificá-lo. Conhecido como lead scoring, a metodologia ajuda a avaliar a probabilidade do lead se tornar um cliente.
- A pontuação pode ter como base: nível de engajamento dele com a sua marca, a atividade nas redes sociais ou quantas vezes eles visitou o site, por exemplo. A partir dela se define quais leads têm mais chances de se tornarem clientes e então eles são enviados para o time de vendas realizar sua função.
- Determine o momento certo para passar os leads para o time de vendas: Essa definição é importante, pois a empresa sabe exatamente quando a ação deve ser realizada de acordo com o seu ciclo de vendas e qual o momento em que o lead está mais propenso a ser um cliente. No momento errado, o lead pode se tornar um “lead perdido”.
- Estabeleça um processo de comunicação entre marketing e vendas: A empresa deve ter um processo de comunicação que seja claro e efetivo entre suas equipes para que seus resultados sejam os melhores. Para auxílio nesta tarefa, a empresa pode usar ferramentas de automação e marketing e CRM (Customer Relationship Management), assim como realizar reuniões regulares com os times.
Defina quais informações do Lead devem chegar ao Comercial
Outra etapa crucial é a definição de quais informações do lead devem chegar ao time comercial, pois isso garante que as equipes se mantenham alinhadas e trabalhem juntas para obter melhores resultados. Essas informações podem ser:
- Informações básicas de contato: Como o nome, cargo, empresa, e-mail e telefone. Elas são essenciais para que o time comercial possa realizar contatos e dar sequência às interações com os leads.
- Informações das atividades do lead no site: Quais páginas ele visitou? Quanto tempo ele gasta no site e o que fez nele? Isso ajuda o time comercial a entender os interesses e necessidades que o lead tem, podendo assim, personalizar as interações da maneira adequada.
- Informações sobre a empresa: Informações sobre a empresa do lead auxiliam o time comercial a compreender melhor o contexto em que ele está, assim como adaptar a melhor abordagem de vendas.
- Informações sobre o interesse do lead no produto ou serviço: O interesse do lead no que a empresa oferece indica para o time comercial qual tipo de interação e abordagem podem ser feitas.
- Informações sobre o histórico de interações com o lead: O time comercial pode entender qual o estágio de vendas em que o lead está e quais passos são necessários dar a partir disso.
Defina como será a abordagem de Vendas
A abordagem de vendas é fundamental para a conversão de leads em clientes e, consequentemente, aumentar a receita da empresa. Para isso é importante que ela conheça seu público alvo e quais as necessidades e desafios dele. A empresa pode realizar pesquisa, análise de dados e conversas com aqueles que já são clientes para que tenham insights sobre as preferências que eles têm.
Depois disso, a abordagem de vendas deve ser personalizada para atender a essas necessidades e desafios de cada cliente em potencial. A personalização pode ser feita na comunicação, no processo de vendas, nas imagens e vídeos que serão utilizados, entre outros elementos.
As empresas não devem apenas tentar vender seu produto ou serviço, mas também priorizar que o relacionamento com o cliente seja de confiança e credibilidade. Para que ele se sinta mais próximo da marca, elas podem incluir o fornecimento de informações úteis e relevantes, criação de conteúdos criativos e também o suporte pós-venda, garantindo a satisfação geral.
É importante que a abordagem de vendas seja flexível e que a empresa a mantenha em constante evolução para atender às mudanças do mercado e preferências dos clientes e clientes em potencial. Monitorando os resultados e sempre se adaptando, o negócio poderá se manter no mercado e se destacar da concorrência.
Como Implementar o SLA:
Para a implementação do SLA na área de marketing e vendas é preciso definir as metas e objetivos para que estejam alinhadas com as metas da empresa. É importante que essas metas sejam: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e tenham um prazo definido.
Em seguida deve-se identificar quais são as métricas e indicadores de desempenho para avaliar o progresso das metas. Algumas dessas métricas podem ser o número de leads gerados, a taxa de conversão de leads em vendas, o tempo de resposta ao cliente, entre outras.
Cada equipe deve ter suas responsabilidades definidas. O SLA deve especificar claramente quem é o responsável por cada uma das tarefas e como as equipes devem colaborar, assim como o estabelecimento dos prazos com cronogramas.
E, por fim, o desempenho deve ser monitorado e avaliado com regularidade. Assim é possível avaliar se as metas estão sendo alcançadas. As equipes devem estar por dentro de seu progresso, como forma de incentivo para melhoria contínua.
Quais são as vantagens de criar uma SLA entre Marketing e Vendas?
Há muitas vantagens na criação de uma SLA entre Marketing e Vendas, mas o mais notável é o alinhamento entre as equipes e seus objetivos, expectativas e responsabilidades. Com isso a colaboração entre eles melhora e os conflitos são reduzidos.
O SLA estabelece ainda critérios transparentes para a qualificação e ida dos leads ao time de vendas. Com isso, garante-se que eles sejam de alta qualidade e a probabilidade de conversão se torna muito maior. Ele ainda ajuda na otimização de processos, com os prazos firmados e as interações das equipes, criando um fluxo de trabalho mais eficiente e maior produtividade.
A previsibilidade de vendas é melhorada e há uma estabilidade delas, e isso é especialmente importante para aquelas empresas que dependem de receitas previsíveis para que a operação seja mantida.
E ainda, o monitoramento de resultados auxilia na avaliação do desempenho do marketing e time de vendas, apontando o que deve ser excluído, mantido ou melhorado.
Vale relembrar que ao definir um SLA entre Marketing e Vendas a empresa melhora a eficácia de suas atividades, aumenta a conversão dos leads em vendas e aumenta a satisfação do cliente.
Além disso, quando bem estabelecido ele pode auxiliar na criação de uma cultura de colaboração e alinhamento entre suas equipes, o que aumenta os benefícios tornando-os duradouros e colaborando para o sucesso da empresa.