O Marketing de Performance foca nos melhores entratégias para se alcancar os melhores resultados por meio do uso de dados.
Há inúmeros métodos dentro do Marketing que podem ser aplicados no meio digital. Muitos deles têm se adaptado às mudanças cada vez mais recorrentes da tecnologia e se tornam cada vez mais importantes para que as empresas obtenham sucesso com seus anúncios.
E para verificar se as estratégias adotadas estão sendo utilizadas da maneira correta, há uma ferramenta escolhida pela maioria das empresas que querem acompanhar também os resultados que a aplicação do Marketing Digital vem trazendo. E hoje, vamos falar um pouco sobre o Marketing de Performance.
O que é o Marketing de Performance e como aplicá-lo?
O Marketing de Performance é uma estratégia cujo foco é voltado para os resultados de uma determinada ação paga dentro de uma empresa, analisando os dados dela. Ligado diretamente a mídia paga, ele analisa a performance de um anúncio.
Ele tem como objetivo otimizar recursos, analisar pontos fortes e fracos e auxiliar um negócio a atingir a meta desejada em menor tempo. Esses índices podem ser medidos por ferramentas e plataformas diferentes.
A aplicação do Marketing de Performance deve ter início na definição de um objetivo, como por exemplo, a geração de leads ou o aumento no engajamento. Pode-se, para isso, iniciar o uso de KPI’s.
O KPI, do inglês Key Performance Indicator, é um indicador de performance. E ele pode ser encontrado como:
- Impressões do público: nas redes sociais é possível medir quantas vezes um anúncio foi mostrado ao público, pelo total de exibições, seja no Instagram, Facebook ou Google ADS.
- Cliques: A impressão do público deve ser comparada ao número de cliques que o anúncio possui. Um número expressivo representa sucesso na montagem dele. Mas uma baixa nos cliques pode significar que sua arte ou texto não são atrativos. Você pode alterá-las e realizar um novo teste.
- Leads: Os leads são os clientes em potencial e uma das análises mais importantes dentro da performance de um anúncio, já que quando os dados acerca deles são passados para a equipe responsável pela comunicação e comercial, é avaliado o seu sucesso.
Os leads chegam até uma marca através da inscrição de uma newsletter ou quando se cadastram para receber um e-book, disponibilizando algumas informações como nome e telefone.
- Engajamento: Analisar as interações de uma publicação, através de seus likes, comentários, cliques e compartilhamentos também é de suma importância, pois isso revela o quanto aquilo agrada de uma maneira mais simplificada.
Para aumentar o engajamento, uma empresa pode criar conteúdos que sejam de qualidade, postar reels dos benefícios do produto, manter uma boa comunicação com quem comentar ou enviar mensagens nas redes sociais, entre outras opções.
Um ponto pouco falado, mas que também pode ser analisado é a mídia orgânica. Apesar de todo o investimento financeiro, algumas empresas costumam atuar totalmente ou em determinados produtos e anúncios de maneira natural, e com isso pode-se fazer uma comparação de números entre as duas maneiras.
Além disso, a empresa precisa ter em mente qual canal de divulgação ela quer utilizar. Onde faz mais sentido o anúncio ser publicado? Para auxiliar nessas questões, os profissionais devem fazer uso da persona da marca.
O financeiro também deve ser levado em consideração, afinal um negócio não deve gastar mais do que foi estabelecido para uma campanha a fim de evitar prejuízos. Por fim, e tão importante quanto, os resultados da campanha precisam ser mensurados! A mensuração dos resultados pode ser constante, pois, lembre-se, mudanças podem ser feitas quando o não surtir efeito, evitando assim que a campanha seja falha do início ao fim.
Algumas ferramentas têm seu próprio meio de auxiliar na mensuração de resultados. O Marketing dentro do Google ADS, por exemplo, possui 4 grandes métricas, conhecidas como Métricas CP, estas que são aplicadas das seguintes maneiras:
- CPC: Custo por Clique – Quando é realizada uma busca no Google, ao lado de alguns resultados aparecerá a palavra “Anúncio”. Isso significa que aquilo é uma campanha paga. O CPC é um excelente auxiliar para a geração de tráfego e esse tipo de campanha só é paga se alguém clicar nela, com a empresa definindo o valor de cada lance ou sendo definido pelo Google.
- CPM: Custo por Mil – Os anúncios só são pagos pela empresa a cada mil exibições, sejam elas na aba de um site, nas redes sociais, entre outras opções. O CPM ajuda no aumento do reconhecimento da marca e a empresa pode definir um valor total a ser pago ou número de impressões.
- CPA: Custo por Aquisição – O pagamento dos anúncios só é realizado quando ocorre uma conversão. Os valores podem ser estipulados pelo anunciante ou pelo Google.
- CPL: Custo por Lead – A taxa de conversão de views em cliques é medida junto aos cliques que geraram leads. O pagamento da campanha é feito a cada lead adquirido.
Por que as empresas devem investir no Marketing de Performance:
As estratégias do Marketing de Performance, assim como inúmeras outras, têm benefícios que precisam ser conhecidos por quem o escolhe, para que este possa compreender ainda mais os resultados que vai obter.
Uma das principais vantagens é a facilidade de se analisar seus resultados em tempo real, sendo necessário apenas se estar conectado com a internet. Isso facilita a mudança e a adoção de novas estratégias, quando os resultados não são os esperados.
O Marketing de Performance oferece ainda resultados palpáveis em todas as ações que a campanha teve, oferecendo que a empresa saiba quando o cliente teve o seu primeiro contato com ela, por exemplo.
Somado a isso podemos destacar ainda o aumento das conversões, a geração de leads e o aumento da taxa destes para o fundo do funil de vendas. Com isso a concorrência pode ser otimizada e mais vendas passam a ser realizadas.
O Marketing de Performance é um dos principais auxiliares do retorno positivo de anúncios para um negócio oferecendo números expressivos de conversão e maiores chances de campanhas se tornarem sucesso absoluto perante a concorrência.