O que é Marketing Digital? Como funciona? Aprenda sobre

O que é, e como funciona o marketing digital?

Não é segredo que todos os dias o número de pessoas online aumentam, o que antes era apenas uma tendência, se transformou em algo que realmente faz parte do dia a dia, e graças a isso e a constante evolução, o marketing digital se tornou algo necessário para TODOS os negócios. 

Mas afinal, o que é e como funciona o Marketing digital? O que são estratégias digitais? Como eu começo a trabalhar o marketing digital para minha empresa? Essas, e outras perguntas são dúvidas comuns que surgem, principalmente quando se fala em algo tão relativo e até subjetivo, mas nesse post vamos explicar literalmente tudo que sabemos sobre.

O que é Marketing Digital?

Podemos dizer que hoje a internet faz parte da nossa vida, em tudo, desde pedir algo para comer, até falar com alguém da família, é quase impossível ficar sem ela, e, a facilidade que ela traz por estar tudo a um dedo de distância.

E claro que ela influencia não só nas tarefas simples, como também no processo de compra do consumidor, que sempre terá inúmeras opções, desde o produto/serviço mais barato, ou nas buscas de informações sobre um determinado serviço, se é confiável, resultados, reputação da empresa, etc.

E é aí que entra o tema desse post, o Marketing digital é o conjunto de atividades que são executadas online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver sua marca.

Podemos dizer, de uma maneira bem simples, que, marketing digital são todos os esforços de marketing no ambiente online. 

Desde quando surgiu na década de 90, ele mudou completamente a maneira como as empresas vendiam seus produtos, trazendo o “poder” para a mão do usuário, o que mudou o processo de compra, hoje você consegue pesquisar sobre um produto ou realizar uma compra de maneira muito fácil.

Através dos canais digitais como: blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros.

No passado, quase todas as informações sobre produtos e serviços dependiam das empresas, ou seja: Para saber sobre um produto ou serviço, você tinha que ir até a loja/vendedor, que naturalmente iria falar muito mais sobre a solução que ela vendia ao invés de fornecer informação isenta sobre as soluções.

Graças ao crescimento da internet nos anos 90, a comunicação era centralizada em empresas, onde o consumidor apenas recebia as informações, para uma forma muito mais ativa, onde ela é centrada na comunidade ou nos interesses do público, que por sua vez tem maior participação.

Termos e conceitos base do Marketing Digital

Assim como cada área tem suas particularidades, o Marketing Digital é um universo à parte com muitos termos. Separamos os principais para te guiar, confira:

Persona – São perfis semi fictícios, baseados nos seus consumidores, eles têm o papel de representar o seu comprador ideal. Assim você consegue criar ações mais segmentadas e direcionadas para as pessoas certas, poupando tempo e dinheiro.

Lead – São oportunidades de negócio. São os contatos que, através de uma estratégia de Inbound Marketing, deixam suas informações para que você consiga identificar os seus compradores e nutri-los com informações relevantes sobre o seu serviço/produto, e conduzi-los através do funil de vendas.

Funil de Vendas – também conhecido como Jornada do Consumidor, são as etapas pelas quais uma pessoa passa durante o processo de compra, desde a compreensão de um problema, passando pela consideração de compra até a decisão.

Landing Pages – Basicamente são páginas de capturas de leads, focadas em conversão.

A ideia por trás é oferecer um conteúdo ou oferta, e em troca os visitantes deixem suas informações de contato como nome, e-mail, e, com isso, se tornem leads.

CTA – Calls to Action ou chamadas para ação, são responsáveis por orientar o que seus usuários devem cumprir ao visitar uma página, para que continuem no fluxo do seu funil de vendas.

Em outras palavras o famoso “Clique Aqui”, “Quero Saber Mais”, “Obter Oferta”, 

Fluxo de nutrição – O Fluxo de Nutrição é um processo de automação de Marketing onde uma ação do usuário é o gatilho para um fluxo de mensagens, geralmente por email, com o objetivo de ajudar o seu visitante a caminhar pelo funil de vendas.

Seo – Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca. São as ações que você realiza com o intuito de melhorar o rankeamento de suas páginas.

Estratégias de Marketing Digital

Existem muitas estratégias de marketing digital, e cada uma delas pode ser adaptada para o cenário da sua empresa, mesmo que o seu negócio seja digital ou local.

Qualquer dúvida que tenha, você pode pesquisar no Google, e com certeza você irá encontrar a resposta, por isso sites com bons conteúdos têm mais chances de atrair o público e, consequentemente, vender mais.

Muitos negócios estão migrando e se adaptando para os meios online de marketing, e essa é uma mudança necessária, a adaptação faz parte da evolução do ser humano, e continuar parado esperando um milagre é muito perigoso para qualquer negócio.

Dentro das múltiplas estratégias que existem, é difícil saber qual é a ideal ou até mesmo por onde começar, por isso explicamos uma por uma, para te nortear sobre o que há de mais novo no marketing digital, confira:

Inbound Marketing

Em uma estratégia de Inbound, o principal objetivo é ser encontrado pelas suas personas. 

Para isso é necessário entender as dores e necessidades dos consumidores, feito isso, você oferece uma solução para os seus anseios e desejos.

Para descobrir os interesses do público, você pode utilizar diversas ferramentas e a partir disso desenvolver materiais que satisfaçam essas dores.

O principal objetivo de distribuir esses conteúdos é criar uma audiência, e criar um canal de comunicação constante com ela. Em outras palavras, essa é uma maneira de criar relacionamento com o seu consumidor, e adquirir sua confiança e qualificá-lo ainda mais até que ele esteja pronto para adquirir seu produto ou serviço.

E-book - Introdução ao Inbound Marketing

Claro que para isso você precisará oferecer conteúdos relevantes, que solucionem problemas reais da sua persona.

Marketing de Conteúdo

Como já falamos anteriormente, qualquer dúvida que você tenha hoje em dia é possível encontrar a solução na internet, por exemplo no google.

O Marketing de Conteúdo tem o objetivo de posicionar a sua marca no lugar e no momento certo em que o seu possível consumidor esteja procurando pela solução que você oferece.

Em outras palavras, com essa estratégia você publica tutoriais e informações relevantes e valiosas, a fim de atrair, converter e encantar uma audiência. Como esse artigo, por exemplo.

Quando bem-feito, ele irá ajudar a aumentar o número de acessos em seu site, por exemplo, além de trazer muitos outros benefícios, como: reconhecimento de marca, criação de autoridade e educação do mercado.

O conteúdo que sua empresa produz pode ser publicado em blog ou perfis em redes sociais.

Blog

O Blog é um canal exclusivamente seu, sem as interferências e distrações que outros canais como as redes sociais podem ter. Ou seja, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser, não existe um algoritmo que identifica se seu conteúdo é relevante ou não.

Com ele você poderá publicar artigos, vídeos, conteúdos baixáveis, dicas, enfim tudo o que for relevante para a sua audiência.’

Além disso, blogs são uma excelente ferramenta de otimização de conteúdos, que ajudam muito a melhorar o seu ranking nos resultados de busca, como o Google. O que melhora a visibilidade do seu negócio e atrai as pessoas certas, no momento em que eles estão procurando sobre as soluções que você oferece.

Temos um artigo completo aqui no site explicando como um blog ajuda sua estratégia de marketing digital, confira.

Site

Além de aumentar a credibilidade do seu negócio, ele é um canal só seu, que pode ser personalizado de acordo com a sua identidade visual. 

Dentro do site você pode falar sobre a sua empresa, sobre os serviços e produtos que você oferece, informações de contatos, depoimentos, projetos que você já trabalhou.

Além disso, todas as ações de Marketing que você realizar, podem direcionar as pessoas para uma página dentro do seu site onde elas possam saber mais sobre os seus produtos ou serviços e finalmente comprar de você. 

Redes Sociais

Ter uma página nas redes sociais tornou-se indispensável: Nelas é possível promover suas ações e conteúdos e mostrar o dia a dia da sua empresa, o que ajuda a criar relacionamento com seus seguidores.

Inclusive esse é um ponto fundamental para a escolha de uma marca por parte dos consumidores, além dos produtos hoje em dia seus clientes procuram se identificar com os valores e o ideal da sua marca.

Por isso elas são excelentes canais para que isso aconteça e podem ser usadas para vários objetivos, como branding e geração de tráfego e conversões. 

A gestão de redes sociais é um dos pontos que você mais deve ter atenção, seja o Facebook, Instagram ou qualquer outra rede, servirão como porta de entrada dos seus consumidores com a sua marca.

Email Marketing

O E-mail Marketing é o processo de enviar mensagens, para o grupo de contatos que a sua empresa tenha obtido na internet. E além disso ele pode ser utilizado para o fortalecimento da sua marca, vendas, comunicação com clientes e potenciais clientes.

Por ser uma ferramenta de mensagem direta com o seu lead, ele é uma poderosa estratégia para trazer resultados. Inclusive, é possível segmentar suas listas de acordo com alguns fatores como, taxa de abertura dos emails, respostas, downloads de um material, entre outros.

Vantagens do Marketing Digital

Por que você deve incluir o Marketing no seu negócio, e quais as vantagens que ele pode oferecer para a sua empresa?

Como já falamos nesse artigo, você deve ter percebido o quanto o Digital mudou a maneira de fazer marketing, tanto para empresas quanto para consumidores.

Além disso, existem diversas vantagens que podem agregar valor para ambos os lados.

Relacionamento

Uma das principais razões pelas quais o Marketing Digital é cada vez mais adotado é o relacionamento com o público. 

É possível criar uma interação com o usuário em todas as campanhas, publicações e ações realizadas pelas sua empresa, graças a internet seus consumidores podem reagir e até indicar seu negócio para outras pessoas apenas com alguns cliques, aumentando o engajamento com as marcas.

Análise precisa dos resultados

No mundo do marketing digital, graças a diversas ferramentas como o Google Analytics, por exemplo, é possível todos os dados referentes ao seu site, como número de acessos, tempo de permanência do usuário na página, taxa de conversão e muitos mais dados. 

Sem falar que a análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia.

Não só a ferramenta do Google citado acima nos dá essa informação, como o Facebook, Instagram, entre outros também possuem internamente suas próprias ferramentas de análise de dados, e graças a isso conseguimos analisar e identificar falhas em nossa estratégia.

Mais oportunidades

Hoje em dia mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores do outro lado da cidade ou do país. 

Claro que isso depende do produto que você vende, uma padaria no interior de São Paulo pode até criar anúncios para o Amazonas, com certeza, mas isso não faz sentido, pois seria um desperdício de verba.

E graças ao marketing digital, sua empresa pode criar um posicionamento online, e  aumentando suas oportunidades de venda por diversos canais.

Direcionamento

Graças ao Marketing Online, é possível você conseguir fazer ações para atrair e conquistar as pessoas certas, ou seja, aquelas que realmente têm o perfil ideal para consumir da sua empresa.

Isso é um grande benefício porque, além de economizar dinheiro, você passa a conhecer melhor o seu público, e consegue melhorar sua estratégia cada vez mais.

Concluindo

Espero que você tenha entendido o que é marketing e como ele pode ajudar o seu negócio, seja ele físico ou completamente digital, e mesmo que você ainda não tenha adotado essa estratégia, digitalizar o seu negócio nas condições que vivemos hoje, é algo que pode transformar sua empresa.

Vale ressaltar que o marketing digital não é algo que é feito do dia para a noite, ele é um processo que precisa ser acompanhado e revisado diariamente para que seja adaptado às necessidades da sua empresa

Por isso é importante estabelecer métricas e indicadores sólidos de gerenciamento que permitam medir, com segurança, o desempenho do seu negócio e o impacto que ele tem causado.

Além disso, quando você atingir esse cenário ideal, não pare! Mantenha a análise constante, pense sempre em o que pode ser melhorado, e caso precise de ajuda, nós da Três, estaremos à disposição, para lhe auxiliar!

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