O que é Tráfego Pago?

O que é Trafego Pago

O Tráfego Pago se refere aos visitantes que chegam até um site, loja ou página por meio de anúncios publicitários em plataformas como o Facebook, Instagram ou Google, por exemplo.

Diferente do tráfego orgânico, com ele você investe um valor com o intuito de gerar resultado como mais vendas na sua loja, mais acesso ao seu site etc. De forma resumida você paga para aumentar a visibilidade de suas páginas gera tráfego pago.

Criar o seu site ou uma landing page que venda seu serviço ou produto é o primeiro passo para começar uma estratégia de marketing digital, imagine que depois desse esforço inicial para colocar seu site no ar e ele não receber nenhuma visita.

O que já acontece muito aqui na agência são clientes que vêm falar conosco que seu site não gera resultado etc. Mas quando vamos analisar o Google Analytics do cliente vemos que no período de 6 meses apenas 50 pessoas acessaram o site, comparado à proporção que a internet tem, você acha que esse é um número satisfatório? 

Como funciona?

Basicamente você investe em plataformas e sites para que eles mostrem seu conteúdo para usuários e assim possibilita que os visitantes cheguem até um site, uma loja ou página por meio de anúncios publicitários.

De todas as plataformas que existem, vamos usar o google como exemplo:

Imagine que você tem uma loja virtual que vende tênis de várias marcas, e um usuário entre no google e digite “Tênis da Nike”, a partir disso existem duas formas de você aparecer, de maneira orgânica (vamos explicar mais para frente) e com o tráfego pago.

A partir da palavra chave buscada pelo usuário (Tênis Nike) o Google irá exibir um anúncio que corresponda à pesquisa do usuário. No caso é estratégico porque seu anúncio aparecerá no momento em que seu cliente estiver procurando.

Pesquisa Tênis Nike
Exemplo de pesquisa “Tênis Nike” – Tráfego Pago

Qual a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago?

Existem duas formas das pessoas acessarem seu site, de maneira orgânica, que funciona muito bem, mas leva tempo e é um trabalho a longo prazo, para isso você vai precisar produzir conteúdo em seu blog, e fazer um trabalho de SEO, para que o google entenda que seu site é relevante e que tem autoridade para mostrá-lo nos resultados de pesquisa.

No tráfego orgânico, é  necessário ter habilidade para produzir conteúdos para o blog do seu site, técnicas de SEO, entre outros aspectos. 

Tráfego orgânico não tem custo de dinheiro. É aquele em que o visitante chega até suas páginas de forma natural, ou seja, sem clicar em um anúncio

Tráfego pago é aquele que acontece assim que ele clica em um de seus anúncios e é direcionado para o seu site.

As duas alternativas são importantes nas estratégias de marketing. É interessante notar que os resultados da estratégia paga são mais rápidos e instantâneos, enquanto na orgânica o processo é contínuo e gera um retorno duradouro.

Plataformas de Tráfego

Existem diferentes plataformas para criar anúncios para aumentar o tráfego de um site, vamos citar aqui as duas que mais usamos na agência para nós e para nossos clientes:

Facebook Ads

No Facebook Ads, enquanto você navega pela sua timeline ele mostra um anúncio, e ele também inclui o instagram, messenger, etc, e com ele é possível criar criativos de formatos diferentes.

Como fotos, textos e vídeos, que vão ser veiculados dentro da rede social, com ele você consegue criar diversas segmentações, e escolher para quem deve ser exibido seu anúncio com base em interesses, gênero, idade, profissão, localização etc. 

Uma vantagem muito grande é que você também pode criar anúncios baseados nos seus públicos, como pessoas que interagiram com o seu instagram nos últimos 30, 60 dias, ou você pode também subir sua lista de clientes, com nome, e-mail, endereço, e a plataforma se encarrega de encontrar essas pessoas.

Instagram Ads

O Instagram Ads faz parte do facebook e é muito semelhante. Nessa ferramenta, é possível realizar anúncios dentro da rede social em diversas formas, como vídeos, no feed, story, reels.

Se a sua empresa tem um público mais jovem, ele é o ideal pois a maioria dos usuários da plataforma são mais novos.

Google Ads

Já no Google Ads é possível exibir anúncios de texto nos resultados de pesquisas exatamente na hora que os usuários estão buscando o que a empresa tem a oferecer. Uma das principais vantagens de anunciar no Google Ads é que você consegue segmentar o público que quer atingir.

A segmentação da plataforma permite que possa exibir seus anúncios para pessoas de determinada localidade, faixa etária, interesse, entre várias outras possibilidades.

YouTube Ads

Na área de vídeos, o YouTube Ads é uma das melhores opções. Os conteúdos em vídeo são grande parte do tráfego online e são uma ótima estratégia para captação de novos leads.

Por que investir em tráfego pago?

O tráfego pago pode gerar resultados imediatos, já que com ele você consegue aumentar a visibilidade do seu negócio rapidamente, e assim melhorar o reconhecimento da sua marca. Outra vantagem é fazer remarketing para quem já teve contato com a sua marca. 

Sabe quando aquele produto fica te perseguindo no facebook ou instagram? então esse é o remarketing!

Além disso você também consegue aumentar a sua taxa de conversão, porque quando segmentado de maneira correta, você consegue pessoas mais qualificadas acessando o seu site.

E diferente da mídia tradicional, você não precisa fazer um investimento muito alto para ter resultado em tráfego pago.

Conclusão

Agora, você já sabe o que é, como funciona o tráfego pago, a dica extra para você é imaginar o instagram e o facebook como uma ferramenta para o topo do funil, e o google para fundo de funil.

Anunciar no Facebook é bem diferente de anunciar no Google. E os interesses das pessoas que navegam por esses canais também variam, na rede social azul você disputa atenção com um milhão de outros conteúdos, já no google normalmente quando se faz uma pesquisa o usuário já possui a intenção de comprar.

Então, procure estudar seu público, essa é uma maneira de atingir pessoas qualificadas e trazer mais visibilidade à sua marca mais rapidamente.

Conseguiu tirar todas as suas dúvidas sobre tráfego pago?

Conteúdo de Marketing e Vendas toda semana no seu email?

Junte-se a nossa newsletter e receba atualizações, artigos e dicas incríveis para ter sucesso em seus negócios.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *