Definir o público-alvo de um negócio é um dos pontos mais importantes para que o mesmo cresça e para que os rumos certos sejam tomados no decorrer de cada nova decisão feita. Entender quem são as pessoas que mais lhe fornecem o lucro é crucial para que isso se mantenha e vá melhorando, nesse artigo vamos te ensinar sobre Personas, o que são e como defini-las.
É aí que entra então a criação de uma Persona. E é preciso que ela seja montada do jeito correto e fazendo as questões corretas para que tudo saia perfeitamente e a identificação de potenciais clientes aconteça.
No entanto, Persona e público-alvo não são a mesma coisa, sendo o primeiro o seu público ideal personalizado de maneira humanizada e o outro a parcela quase que geral para quem se vende.
No Marketing Digital, torna-se imprescindível a criação de uma Persona para as estratégias do Inbound Marketing serem aplicadas com melhor resultado. Mas qual a maneira correta de criá-la e utilizá-la? Explicamos aqui o conceito e como realizar a criação correta dela.
O que é uma persona?
Sempre que criamos algo novo para o mercado pensamos em nossos clientes. Quem são? O que eles consomem? O produto que vendemos lhes remedia ou supre alguma necessidade?
É preciso estabelecer e ter uma base de conhecimento acerca deles para atraí-los, mantê-los e futuramente contar com eles, mas também atrair novos clientes. A Persona deve então ser baseada em dados que forneçam uma análise de características comuns nessa clientela.
A Persona garante maiores chances de não ocorrer fracassos. Sendo bem definida, é ela quem guia os próximos passos de uma empresa de uma maneira clara e objetiva, mostrando os prós e contra de toda e qualquer estratégia de Marketing, quais conteúdos criar e também nos mostra como dar segmentos aos leads.
É ela quem dá a orientação de de se o público precisa ou não daquilo, quais conteúdos serão oferecidos nos canais da empresa, como o produto pode ser apresentado e um serviço final é melhor oferecido.
A fala de quem já é cliente torna-se essencial na criação da Persona, afinal ela será definida graças a ele. Não importa se o feedback foi bom ou ruim, é importante que se entenda a satisfação de quem consumiu o seu produto para entender quais são os desafios dele no mercado.
A Persona permite uma segmentação mais precisa de clientes oferecendo a empresa a oportunidade de fazer Marketing para leads qualificados sem que sejam necessários tiros no escuro e graças ao Inbound Marketing chegará as pessoas corretas, sem passar por pessoas desinteressadas.
Como definir uma Persona?
Baseando-se em quem já usufruiu do trabalho, as questões iniciais da criação da Persona podem focar em idade, ocupação profissional, hobbies, características físicas e até psicológicas, quais seus interesses baseados no que a empresa oferece, quais seus objetivos pessoais e profissionais, seus desafios diários.
De início a tarefa pode parecer complicada, mas encontrando as perguntas certas as coisas vão fluindo melhor e o seu objetivo de criação será encontrado. Além disso, ainda há a maneira correta de se realizar o questionamento aos clientes que influenciarão na criação da Persona e isso pode acontecer de algumas maneiras:
ENTREVISTA – Esta é a melhor forma de definir sua Persona. As pessoas podem ser selecionadas de acordo com a maneira que você definir, por exemplo, o cliente que mais interage nas suas redes sociais. Basta enviar uma mensagem e convidá-la para fornecer as informações que se precisa.
PESQUISA DE NPS – O Net Promoter Score auxilia a conhecer quem promove a marca depois de se sentir satisfeito com a compra. Ele é uma métrica que mede a satisfação com uma fórmula de cálculo feita a partir do momento que o cliente responde a “de 0 a 10, quanto você recomendaria esse produto?”. As notas de 0 a 6 são consideradas detratoras, 7 e 8 neutros e 9 e 10 promotores. Os NPS podem ser disponibilizados por widget, pop-ups ou email.
ANALISANDO CONCORRENTES – Quais suas maiores reclamações, seus elogios, quem os consome e principalmente: o que o diferencia do seu negócio?
Após coletar os dados, é preciso estudá-los e descobrir o que é útil e o que não é. Geralmente o que é mais respondido vale mais, mas algumas coisas pouco respondidas podem se tornar perguntas futuras para futuros entrevistados.
Sua persona pode ser personalizada com nome e características físicas, isso pode auxiliar na tomada de decisões tanto quanto as demais informações. E ela pode estar ali há algum tempo ou estar chegando recentemente, então como abordá-la é um ponto importante a ser levado em consideração.
É importante lembrar que é o perfil da Persona que vai guiar muita coisa. Por isso é importante que ao final da criação dela seja analisado se ela está fazendo sentido e representa bem os clientes. Ter noção sobre o cliente ideal é a etapa mais essencial dentro das estratégias de marketing.