Canil Recods é uma gravadora, selo e produtora independente de São Paulo. Com a bagagem de uma década de DIY entre pré produções, gravações, videoclipes, planejamentos de marketing, de mídia e turnês, os membros fundadores da banda Mattilha encontraram uma oportunidade de mercado no underground. Por conta de uma defasagem imensa de informação e mão de obra especializada na hora de botar um projeto musical pra rodar, nossa missão é desenvolver e auxiliar artistas autênticos e originais a entenderem seus objetivos e trabalharem para alcançá-los.
O principal desafio com esse projeto era criar uma Identidade visual única que represente uma nova cara ao rock e que quebrasse todos os antigos esteriótipos do rock: machista, homofóbico, etc. A marca também precisa representar liberdade de expressão, arte, lyfesyle e independência.
Personalidade da marca – Fora da Lei
Liberdade e habilidade em articular pessoas. Fiel a seus próprios valores, e não aos valores vigentes, precisa chamar atenção para si, possui o perfil de alguém rebelde, selvagem, que quebra todas as regras. A liberdade é muito importante, sem contar o medo de perder o controle ou ser comum. Seu maior desejo é revolução e maior receio é ser comum. Seu comportamento é sarcástico e cínico, para tentar desequilibrar a situação e ter o poder a seu favor. Querem fazer algo notável e ser lembrado para sempre e lutam pelos nossos sonhos.
A partir desses arquétipos conseguimos definir um caminho a seguir, o que podemos desenvolver e trabalhar para transmitir essa personalidade de marca. Esses conceitos se aplicam desde a identidade visual, como tipografia, cores, etc. Até o tom de voz da marca, que é a maneira como ela irá se expressar nos pontos de comunicação como redes sociais, site, etc.
Tipografia
A ideia desde o ínicio era criar uma fonte que não fosse feita apenas para compor o logotipo mas, todas as peças de comunicação, dessa forma manteríamos mais ainda a identidade visual.
De ínicio queria desenvolver uma humanista, aonde teríamos um baixo contraste entre traços grossos e finos, mas para dar mais característica a fonte foi para um caminho completamente diferente, os traços tem bastante variação e as letras redondas possuem uma inclinação para a esquerda de 5°. No final das hastes, a serifa no estilo lapide completa a fonte, elas possuem a forma de um triângulo que mesmo sendo uma forma básica ele carrega diversos significados como equilíbrio, poder, profissionalismo, eficiência, inovação, modernidade, vitalidade, tecnologia, dinamismo, energia, crescimento.
Logotipo
Doguinho – Símbolo
A Canil de alguma forma tinha que ter uma relação com a marca mãe Mattilha, que já usa muito a ideia de cachorros nos álbuns, camisetas e etc. Para seguir essa linha de primeiro momento foi proposto a escolha de usar um bulldog francês como símbolo, a ideia é transformá-lo em um “personagem/mascote” que transmita a personalidade da marca, e desenhar ele em diversas posições que expressões diferentes ex: bravo, triste, ouvindo música, sorrindo, de óculos, etc.
Ícones
Site Canil Records
Créditos:
Direção de Arte: Estúdio 3
Desenvolvimento site: https://www.andersonteodoro.com/
Conteúdo e Bandas by Canil Records