Retama Loteamentos – Identidade Visual

Fundada em 2009 a Retama Loteamentos, entrou no mercado construtor tendo como foco principal a prestação de serviços e aprovação de projetos junto aos órgãos públicos e outras loteadoras, o que tem feito com dedicação e competência, Identificando oportunidades iniciou a elaboração de loteamentos próprios com responsabilidade e sucesso.

No final de 2019, a empresa procurou o estúdio Três. Para esse projeto nosso principal desafio era redesenhar a marca e desenvolver uma nova identidade visual, que represente toda a experiência que a empresa adquiriu ao logo de 10 anos e nosso segundo objetivo era reposicionar a marca, e construir uma personalidade mais amigável e próxima do cliente.

Para qualquer projeto de identidade visual feito aqui no estúdio, pensamos primeiro em quem a marca é (ou gostara de ser), Perguntas como: “Se o Retama fosse uma pessoa, como ela seria? Como se expressaria? Como ela iria se vestir?”. Essas perguntas nos ajudam a a aprofundar mais na construção da marca.

Sonhos, pessoas, segurança e inteligência.

Retama

Essas palavras definem uma personalidade para a Retama, marcas com uma personalidade forte são facilmente lembradas no mercado que atuam.

Arquétipo de Marca – Prestativo

Amar ao próximo é com ele mesmo. Um verdadeiro altruísta e cuidador, o prestativo vê o mundo com compaixão e amabilidade. Ele vê as dificuldades do outro e se coloca no lugar, facilitando a vida de todos.

Esse Arquétipo cabe muito bem para a Retama, simplificando o processo a empresa adquire uma área ou faz parcerias, desenvolve um estudo sobre a região e posteriormente cria um projeto de bairro.

Percebe que através do conhecimento e experiência muitas pessoas se beneficiam, vocês ajudam o dono da gleba, o cliente que tem o sonho de comprar um lote e construir a casa própria, facilitam o pagamento para o cliente e ajudam no desenvolvimento de uma cidade.

O que fizemos para a empresa foi a ideia de reafirmar que a Retama tem experiência e conhecimento para ajudar o cliente a realizar o sonho da casa própria.

Em todas as pesquisas sobre sonho, a casa própria é sempre o mais citado, mesmo no meio à crise financeira que o país passa o sonho dos brasileiros continua sendo a casa própria.

Slogan e Posicionamento

A Retama tem a personalidade de prestativo, porque ela faz todo o planejamento e aprovação de uma gleba, ela disponibiliza a mão de obra, tempo e sua inteligência a serviço do dono do terreno e também faz as vendas com o cliente facilitando o pagamento. Em todas as etapas ela ajuda.

A partir de pesquisas que consultei, mesmo com o país em crise até hoje o maior sonho do brasileiro ainda é o da casa própria, e relacionado ao que a empresa faz podemos relacionar dois públicos diferente, o cliente adquire uma lote e sonha em construir a sua casa, e o dono do loteamento que também acredita na empresa e faz um investimento com a esperança de ter lucro com aquilo.

Assim, seria logico posicionar a marca dessa forma, como o slogan a ideia principal seria “trabalhando por sonhos”, nesse caso a palavra “trabalho” seria o fato racional, não existe loteamento sem aprovação, sem esforço e trabalho, a própria palavra no caso reafimar um compromisso que a Retama disponibiliza todo a inteligência para entregar o que ela cumpre.

E o lado emocional e intangível seria a palavra “sonho”, que como falamos aqui faz parte do cotidiano do brasilerio, é um fato social a vontade de ter a casa própria, por isso é interessante reafirmar e se apegar a essa ideia.

Trabalhando por Sonhos

Todo o redesign e a mudança que a marca vai passar, é, pelo fato comemorativo que a empresa faz 10 anos em 2019, é legal também usar esses dez anos como uma forma de gerar autoridade, através da experiência.

Sabemos que não é qualquer empresa que fica todo esse tempo no mercado, e o quanto é difícil se manter pelas situações que o país se encontra hoje.

HÁ 10 ANOS TRABALHANDO POR SONHOS

Símbolo “R”

Como é um redesign de marca, não podemos perder totalmente a identidade que a empresa mantém, por exemplo o “R” passou por algumas atualizações, igual o que foi dito, a ideia é fazer alguns ajustes fino no símbolo, e usar formas mais curvas, não só no símbolo mas em toda a identidade visual.

logo retama
Tipografia

Como o símbolo é geométrico e possui os cantos arredondados, também foi interessante manter essas características nas fontes que foram desenvolvidas para compor a marca.

Pensando nisso a fonte também foi criada do zero, e, além de compor o logotipo ela também irá fazer parte de todos os materiais de comunicação seja documentos, site, papelaria, etc.

Para isso iremos desenvolvemos 3 versões da fonte, uma em light, regular e negrito (bold).

Aplicação da marca junto aos lotes

As linhas de circunferência dos lotes também seriam adicionadas, elas seriam um auxiliar para o selo de 10 anos.

Site

Vídeo 10 Anos

O vídeo é o resultador de tudo que foi desenvolvido durante a apresentação do projeto, ele conecta todas as ideias, e diz muito sobre quem é a Retama. Nosso objetivo aqui era exatamente esse, que os clientes tivessem uma identificação com a marca.

Diretor de Arte: Samuel Santos
Roteiro Vídeo: Vitor Henrique
Edição Vídeo: Gabriel Alves
Programação Site (Front End e Backend): Emerson Dias
Imagens Aéreas: Paulo – Gueder Studio

Vamos criar algo novo

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contato@tresestudio.com.br